Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27050
Title: Ensino de história e a sociedade da informação: aprendizagem histórica por meio da análise de fontes em ambientes digitais
Authors: Simões, Acácio Leandro Maciel
Keywords: Ensino de História;Consciência histórica;Fontes históricas;Educação escolar;Fontímetro
Issue Date: 7-Feb-2019
Citation: SIMÕES, Acácio Leandro Maciel. Ensino de história e a sociedade da informação: aprendizagem histórica por meio da análise de fontes em ambientes digitais. 2019. 129f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Portuguese Abstract: Inserido no campo de pesquisa sobre Ensino de História, este trabalho tem como objetivo principal contribuir para a aprendizagem histórica por meio da análise de fontes históricas textuais disponíveis em ambientes digitais. Tal demanda foi identificada através da investigação dos usos que os estudantes da Escola Estadual e Ensino Médio Dr. César Cals, em Fortaleza – CE, fazem da internet em seu cotidiano, especialmente por meio de smartphones. Com a constatação de que os estudantes usam as informações acessadas on-line inclusive para seus estudos, admite-se que a qualificação desse uso deve ser uma das tarefas da educação escolar. Para tanto, no âmbito do Ensino de História, defende-se que o exercício de procedimentos do fazer do historiador em situações de ensino pode contribuir para o desenvolvimento de uma consciência histórica mais ativa (crítico-genética) que passiva (tradicional e exemplar). Nesse sentido, esta dissertação propõe um conjunto de atividades de análise de fontes históricas escritas disponíveis on-line e que estão sistematizadas em um “Fontímetro” – uma ferramenta didática concentrada no exercício e melhoria de habilidades dos estudantes e que pode ser usado combinado aos mais diversos conteúdos históricos.
Abstract: Inserted in the field of research on History Teaching, this work has as main objective to contribute to the improvement of historical learning through the analysis of historical textual sources available in digital environments. At the State School Dr. César Cals, in Fortaleza - CE, this demand was identified through the investigation of the uses that students make of the internet in their daily lives, especially through smartphones. With the realization that students use the information accessed online even for their studies, it is admitted that the qualification of this use should be one of the tasks of school education. For this purpose, in the context of History Teaching, it is argued that the exercise of historian's procedures in teaching situations can contribute to the development of more active (critical and genetic) than passive (traditional and exemplary) historical consciousnesses. In this sense, this dissertation proposes a set of activities of analysis of written historical sources available online and that are systematized in a "Fontímetro"- a didactic tool focused on the exercise and improvement of students' abilities and that can be used in combination with the most various historical contents.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27050
Appears in Collections:PROFHISTORIA - Mestrado Profissional em Ensino de História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ensinohistóriasociedade_Simões_2019.pdf2,53 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.