Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27052
Title: Uma unidade de ensino potencialmente significativa com o aplicativo TRE Einstein para ensinar a relatividade especial
Other Titles: A potentially significant teaching unit with the TRE Einstein app to teach special relativity
Authors: Lima, Geogenes Melo de
Keywords: Ensino de Física;Teoria da Relatividade Especial;Unidade de ensino potencialmente significativo;Aplicativo
Issue Date: 4-Oct-2018
Citation: LIMA, Geogenes Melo de. Uma unidade de ensino potencialmente significativa com o aplicativo TRE Einstein para ensinar a relatividade especial. 2018. 131f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: O presente trabalho destinou-se a elaborar e aplicar uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) fundamentada na teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e proposta por Marco A. Moreira e, também, desenvolver um aplicativo de jogos educacionais para ser aplicado durante a execução da UEPS. As unidades de ensino são, em linhas gerais, ferramentas que buscam facilitar a aprendizagem de um certo conhecimento, através de novas técnicas que podem ou não fazer uso de mídias educacionais. A UEPS desenvolvida nesse trabalho tem sua atenção no que tangue ao ensino da Teoria da Relatividade Especial (TRE) voltada a uma abordagem mais teórica, proporcionando ao estudante condições para um maior entendimento conceitual com menor ênfase na abordagem matemática. Acredita-se que dessa forma, o que se está aprendendo nas salas de aulas se aproxime mais tanto da Física quanto ciência da natureza, além do que, sendo bem entendido um conceito, a inserção da matemática ao menos será mais fácil. O aplicativo TRE Einstein, que é, de fato, o produto educacional desse trabalho, foi desenvolvido para ser aplicado na UEPS, visto que na sua essência encontra-se uma maior valorização ao entendimento e reflexão sobre os conceitos físicos que a matematização dos mesmos. Todavia, o aplicativo é versátil o suficiente para poder ser tranquilamente usado como parte de qualquer metodologia para o ensino da relatividade, seja aquela mais tradicionalista ou mais contemporânea.
Abstract: The present work was created to develop and implement a Potentially Significant Teaching Unit (PSTU) based on David Ausubel's Theory of Significant Learning and proposed by Marco A. Moreira. Our work also developed an educational gaming App to be applied during the implementation of the PSTU. Teaching units are, in general terms, didactic tools created to improve the teaching and learning process of a subject, using new techniques that may or may not make use of educational media. The PSTU developed in this work is focused on the teaching of Special Theory of Relativity (STR) specially in a theoretical approach, giving to the student conditions for a greater conceptual understanding with less emphasis on the mathematical approach. Using this way, what is learned in the classroom is closer to both physics and science in general, in fact, understanding a concept, the insertion of mathematics will at least be easier. The App TRE Einstein is the educational product of this work and it was developed to be applied in the PSTU, given that its major concern is a greater appreciation for the understanding and reflection on the physical concepts than the mathematization of them. However, the App is versatile enough to be easily used as part of any methodology for teaching relativity, from the most traditional methodology to the most contemporary methodology.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27052
Appears in Collections:MNPEF - Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional - Profissional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Unidadeensinopotencialmente_Lima_2018.pdf3,84 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.