Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/27118
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGonçalves, Marta Aparecida Garcia-
dc.contributor.authorCosta, Camila Fernandes da-
dc.date.accessioned2019-06-04T19:41:33Z-
dc.date.available2019-06-04T19:41:33Z-
dc.date.issued2019-02-11-
dc.identifier.citationCOSTA, Camila Fernandes da. Narrativas de estupro: a representação da violação feminina em Capitães da Areia e Terra Sonâmbula. 2019. 144f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27118-
dc.description.abstractThe rape scenes presented in Capitães da Areia (1937) by Jorge Amado and Terra Sonâmbula (1992) by Mia Couto are investigated in this study. Therefore, this research aims to analyze the assumption that the blame for such crime is often placed on the victim. For this purpose, the female characters “negrinha” and Farida were selected as the main focus of this study, emphasizing the way that both are represented in the same situation – the sexual abuse. This study analyzed the following inquiries: (i) is there a male supremacy in the social relations presented in the narratives?; (ii) do the lexical choices in the descriptions of scenes and female characters refer to a situation of female inferiority?; and (iii) is there a female desire in the rape scene that perpetuates the idea that the victim is responsible for the violence?; (iv) what are the main similarities and differences between the characters and scenes descriptions in both novels and what are the meaning effects that the women representation subject cause on the reader? The contributions of the Comparative Literature were used as theoretical background to the literary studies in Coutinho and Carvalhal (2011); Nitrini (1997). Furthermore, the definition of sexual and ethical violence was addressed in this research in order to achieve a state of non-violence, which is backed by Butler (2016), Gomes (2016), Solnit (2017) and Zolin (2009). At last, the heterodiscourses approached in Bakhtin (2014; 2015) were analyzed. In conclusion, the results showed that the literary works forementioned present sexual abuse descriptions with different approaches, which refer to social issues and inner values – one of the novels criticizes the posture of the abuser one while the other objectifies the abused one.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGênero e literaturapt_BR
dc.subjectViolência sexualpt_BR
dc.subjectNarrativas de estupropt_BR
dc.subjectCapitães da Areiapt_BR
dc.subjectTerra Sonâmbulapt_BR
dc.titleNarrativas de estupro: a representação da violação feminina em Capitães da Areia e Terra Sonâmbulapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRNpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMpt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.referees1Welter, Juliane Vargas-
dc.contributor.referees1IDpt_BR
dc.contributor.referees2Ramos, Wellington Furtado-
dc.contributor.referees2IDpt_BR
dc.description.resumoEste estudo analisa as cenas de estupro presentes nas obras: Capitães da Areia (1937), de Jorge Amado e Terra Sonâmbula (1992), de Mia Couto. Tendo como objetivo investigar o pressuposto de que, diante desse crime, na maioria das vezes insere-se a culpa na vítima, seleciona-se como foco central as personagens femininas “negrinha” e Farida, avaliando a forma como ambas são representadas diante de uma mesma situação - o abuso sexual. Partese das seguintes questões-hipóteses: (i) há uma supremacia do homem nas relações sociais apresentadas nas narrativas?; (ii) a escolha do léxico na descrição das cenas e das personagens femininas remete a uma situação de subalternidade da mulher?; e (iii) há a inserção de um valor de desejo feminino durante o estupro que perpetua a ideia da vítima como responsável pela violência?; (iv) quais as diferenças e similitudes principais entre as descrições das personagens e cenas nos dois romances e quais os efeitos de sentido que as problemáticas em torno da representação de mulheres desencadeiam no leitor? Tomamos por base as contribuições da Literatura Comparada para os estudos literários de Coutinho e Carvalhal (2011); Nitrini (1997). Em seguida, inserimos a definição de violência sexual e violência ética para chegarmos à pretensão de uma não violência, amparadas em Butler (2016); Gomes (2016); Solnit (2017); Zolin (2009). Por fim, analisamos os heterodiscursos presentes nas obras de Bakhtin (2014; 2015). Os resultados da pesquisa ilustram que as obras possuem descrições do abuso sexual com enfoques distintos, os quais remetem às questões sociais e aos valores incutidos, uma critica a postura do agressor, a outra objetifica o agredido.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
Appears in Collections:PPGEL - Mestrado em Estudos da Linguagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Narrativasestuprorepresentação_Costa_2019.pdf1.04 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.