Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27132
Title: Ensino de astronomia no contexto das descobertas de exoplanetas
Authors: Rocha, Alcione Maria de Azevedo
Keywords: Ensino de astronomia;Exoplanetas;Física Moderna;Formação de professores
Issue Date: 30-Jan-2019
Citation: ROCHA, Alcione Maria de Azevedo. Ensino de astronomia no contexto das descobertas de exoplanetas. 2019. 237f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Portuguese Abstract: A presente pesquisa de Mestrado Profissional foi desenvolvida objetivando colaborar para o aprimoramento do Ensino de Física e de Astronomia por meio de uma proposta que envolve conceitos de Física Moderna e de Astronomia com ênfase no estudo e descobertas de exoplanetas. Para se alcançar este objetivo, elaboramos um conjunto de sequências de ensino ancoradas nos três momentos pedagógicos: a problematização inicial, a organização do conhecimento e a aplicação do conhecimento (DELIZOICOV; ANGOTTI, 1992). Tais sequências culminaram no produto educacional exigido pelo Programa, associado à dissertação e destinado aos professores de Física e áreas afins. Os conteúdos contemplados nestas sequências foram cuidadosamente selecionados após localizarmos, inicialmente, os conteúdos de Astronomia no programa do ensino médio, utilizando os eixos estruturadores dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a versão corrente da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Fizemos também uma análise das informações contidas no guia do livro didático da disciplina de Física – PNLD 2015 – referente ao tema Exoplanetas, onde verificamos a menção a planetas fora do Sistema Solar em apenas um livro dentre todas as coleções analisadas. As sequências de ensino foram implementadas em sala de aula numa turma de 17 participantes na forma de um curso de extensão para professores de Física em formação inicial (licenciandos do curso de Física no IFRN, campus de Santa Cruz) e teve duração de 16h, no qual avaliamos a eficácia (ou suas deficiências) das sequências de ensino para compor a versão final do Produto Educacional. Em relação aos métodos, a presente pesquisa fez o uso de uma abordagem qualitativa, que incluiu uma pesquisa bibliográfica, levantando documentos representativos da literatura da área, a produção das sequências de ensino e a análise e avaliação da sua aplicação em um ambiente de pesquisa-ação. Todos os dados foram organizados, codificados, categorizados e interpretados por meio dos critérios de análise do conteúdo de Bardin (1977). Destacamos, da análise dos questionários bem como das atividades desenvolvidas pelos participantes, o alto nível de interesse e motivação pela temática, tendo o curso sido, para a maioria, o primeiro contato com assuntos relacionados à astronomia, em especial exoplanetas.
Abstract: The present research of Master Professional was developed aiming to collaborate for the improvement of the Teaching of Physics and Astronomy through a proposal that involves concepts of Modern Physics and Astronomy with emphasis in the study and discoveries of exoplanets. In order to reach this goal, we elaborated a set of teaching sequences anchored in the three pedagogical moments: the initial problematization, the organization of knowledge and the application of knowledge (DELIZOICOV, ANGOTTI, 1992). These sequences culminated in the educational product required by the Program, associated to the dissertation and destined to teachers of Physics and related areas. The contents contemplated in these sequences were carefully selected after initially locating the contents of Astronomy in the high school program, using the structuring axes of the National Curricular Parameters (NCP) and the current version of the National Curricular National Basis (BNCC). We also did an analysis of the information contained in the guide of the textbook of the discipline of Physics - PNLD 2015 - referring to the theme Exoplanets, where we find the mention of planets outside the Solar System in only one book among all the analyzed collections. The teaching sequences were implemented in a classroom of 17 participants in the form of an extension course for physics teachers in initial formation (graduates of the Physics course at the IFRN, campus of Santa Cruz) and lasted for 16 hours in the which we evaluate the effectiveness (or its deficiencies) of the teaching sequences to compose the final version of the Educational Product. Regarding the methods, the present research made use of a qualitative approach, which included a bibliographical research, raising documents representative of the literature of the area, the production of teaching sequences and the analysis and evaluation of its application in a research- action. All data were organized, coded, categorized and interpreted using the criteria of content analysis of Bardin (1977). From the analysis of the questionnaires as well as the activities developed by the participants, we highlight the high level of interest and motivation for the subject, and for most of them the first contact with subjects related to astronomy, especially exoplanets.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27132
Appears in Collections:PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ensinoastronomiacontexto_Rocha_2019.pdf4.98 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.