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Title: Representações sociais de professores do Ensino Técnico Integrado ao Médio do IFPB sobre formação docente
Authors: Freire, Madele Maria Barros de Oliveira
Keywords: Educação profissional e tecnológica;Formação continuada;Representação social
Issue Date: 21-Feb-2019
Citation: FREIRE, Madele Maria Barros de Oliveira. Representações sociais de professores do Ensino Técnico Integrado ao Médio do IFPB sobre formação docente. 2019. 170f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Portuguese Abstract: A Educação Profissional e Tecnológica – EPT, no Brasil, está alocada, fundamentalmente, nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Entretanto, muitos docentes que atuam nessa modalidade de ensino não têm formação pedagógica para ministrarem aulas no ensino técnico integrado ao ensino médio, não obstante tenham formação consistente em suas áreas de conhecimento. Esse aspecto interfere diretamente no bom desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. Diante dessa realidade, a necessidade da formação docente, inicial e continuada, dos professores que atuam na EPT vem se acentuando nas hostes dessas instituições e suscitando debates acadêmicos sobre a temática. Como forma de contribuir com este tema, esta pesquisa objetivou investigar a formação pedagógica dos professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB e perceber suas representações sociais acerca da formação docente. O percurso teórico-metodológico que alicerçou esta pesquisa foram os preceitos sobre a Teoria das Representações Sociais de Moscovici (1978; 2015) e outros autores, e o uso do aporte teórico-metodológico da Teoria do Núcleo Central (ABRIC, 2001; 2003). O público participante da pesquisa constou de 100 professores, sendo dez de cada um dos dez campi do IFPB selecionados. A recolha dos dados foi efetuada a partir da aplicação da Técnica de Associação Livre de Palavras – com o termo indutor ―formação docente é...‖ – e de um questionário, além da observação in loco, com registro em diário de campo. O tratamento dos dados foi realizado através do Excel, com sistematização das palavras evocadas em uma Espiral de Sentidos (MELO, 2016) e tratamento qualitativo dos dados a partir da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). A combinação dos conceitos teóricos e técnicas ligadas à temática e à propositura da pesquisa evidenciam, em seus aspectos quanti-qualitativos, e pelos resultados apresentados, que os elementos mais compartilhados e, portanto, pertencentes ao núcleo central das representações sociais, foi fundamental, bem como conhecimento como elemento intermediário I. Constatamos ainda, outros elementos pertencentes às representações dos professores, porém com menor hegemonia relativa à Formação Docente¸ são eles: responsabilidade, desenvolvimento, vocação, motivadora e indispensável, entre outras. A categorização das palavras evocadas pelos pesquisados revelou diversas facetas da representação social, as quais gravitam em torno das dimensões: profissional, ética e formativa, principalmente. Ante a inquietação dos investigados sobre ser a formação continuada muito importante à sua prática docente, propusemos bases para efetivação de uma política de formação docente continuada. Portanto, esse trabalho não somente buscou compreender em que patamar está a formação pedagógica dos investigados, como também apreendeu o processo de construção de suas representações sociais e apontou alternativas para se (re)pensar uma formação docente concatenada com os anseios e interesses dos professores do IFPB.
Abstract: La Educación Profesional y Tecnológica - EPT, en Brasil, está asignada, fundamentalmente, en los Institutos Federales de Educación, Ciencia y Tecnología. Sin embargo, muchos docentes que actúan en esa modalidad de enseñanza no tienen formación pedagógica para impartir clases en la enseñanza técnica integrada a la enseñanza media, a pesar de tener formación consistente en sus áreas de conocimiento. Este aspecto interfiere directamente en el buen desarrollo del proceso de enseñanza-aprendizaje. Ante esta realidad, la necesidad de la formación pedagógica, inicial y continuada de los profesores que actúan en la EPT viene acentuando en las huestes de esas instituciones y suscitando debates académicos sobre la temática. Como forma de contribuir con este tema, esta investigación objetivó investigar la formación pedagógica de los profesores del Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de Paraíba - IFPB y percibir sus representaciones sociales acerca de la formación docente. El recorrido teórico-metodológico que fundó esta investigación fueron los preceptos sobre la Teoría de las Representaciones Sociales de Moscovici (1978; 2015) y otros autores, y el uso del aporte teórico-metodológico de la Teoría del Núcleo Central (ABRIC, 2001; 2003). El público participante de la encuesta constó de 100 profesores, siendo diez de cada uno de los diez campus del IFPB seleccionados. La recolección de los datos fue efectuada a partir de la aplicación de la Técnica de Asociación Libre de Palabras - con el término inductor "formación docente es ..." - de un cuestionario y observación in loco, con registro en diario de campo. El tratamiento de los datos fue realizado a través de Excel, con sistematización de las palabras evocadas en una Espiral de Sentidos (MELO, 2016) y tratamiento cualitativo de los datos a partir del Análisis de Contenido (BARDIN, 2011). La combinación de los conceptos teóricos y técnicos vinculados a la temática ya la proposición de la investigación evidencian, en sus aspectos cuantitativos, y por los resultados presentados, que los elementos más compartidos y, por tanto, pertenecientes al núcleo central de las representaciones sociales, fue fundamental así como el conocimiento como elemento intermediario I y conocimiento. En el caso de los profesores, pero con menor hegemonía relativos a la Formación Docente, son: responsabilidad, desarrollo, vocación, motivadora e indispensable, entre otras. La categorización de las palabras evocadas por los encuestados reveló diversas facetas de la representación social, las cuales gravitan en torno a las dimensiones: profesional, ética y formativa, principalmente. Ante la inquietud de los investigadores sobre ser la formación continuada muy importante a su práctica docente, propusimos bases para la efectividad de una política de formación docente continuada. Por lo tanto, ese trabajo no sólo buscó comprender en qué nivel está la formación pedagógica de los investigados, como también aprehendió el proceso de construcción de sus representaciones sociales y apuntó alternativas para si (re) pensar una formación docente concatenada con los anhelos e intereses de los profesores del mismo, IFPB.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27141
Appears in Collections:PPGED - Mestrado em Educação

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