Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27183
Title: E se te contassem outra História: gênero e feminismo no ensino de História
Authors: Façanha, Marlia Aguiar
Keywords: Ensino de História;Igualdade de gênero;Feminismo;Machismo;Homofobia;Resistência
Issue Date: 15-Feb-2019
Citation: FAÇANHA, Marlia Aguiar. E se te contassem outra História: gênero e feminismo no ensino de História. 2019. 109f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Portuguese Abstract: Este estudo tem como proposta analisar as implicações dos estudos feministas e de gênero para o ensino de História, bem como, trabalhar na perspectiva de problematizar e dirimir as desigualdades de gênero na Escola em Tempo Integral Professor Edmilson Pinheiro, em Maracanaú/CE, através da formação do Núcleo de Gênero da Escola Edmilson Pinheiro- NUGEP, para estudar, discutir e trazer atividades relacionadas às questões de gênero à comunidade escolar. Na pesquisa foi pensado sobre as relações de gênero a partir dos estudos feministas e em uma perspectiva pós-estruturalista, fundamentalmente baseada nas definições da historiadora Joan Scott. Metodologicamente, após breve revisão da historiografia sobre as mulheres na história e da evolução recente da legislação educacional brasileira, herdeira da Constituição de 1988, utilizou-se das ferramentas dos estudos etnográficos, voltadas à observação participante dos estudantes integrantes do núcleo e demais estudantes da escola, que participaram ou não das atividades propostas pelo núcleo. A finalidade de formação do núcleo é uma proposta de intervenção na escola, pelo viés da categoria gênero, valorizando os estudos feministas, para a composição da escola como espaço democrático e de cidadania para todos. A experiência da existência de um ano do núcleo demonstrou a capacidade de tensionamentos para o ensino de História e para a escola como um todo, em busca de uma forma de trabalho que valorizasse a diversidade dos estudantes e o respeito à comunidade escolar, e abandonasse o modelo vigente de visão tradicional, linear, etnocêntrica e masculina de História e de escola.
Abstract: This study aims to analyze the implications of the feminist and gender studies for the teaching of History, as well as, to work on the perspective of problematizing and addressing gender inequalities in the Integral School Professor Edmilson Pinheiro, in Maracanaú / CE, through the formation of the Gender Center of the Edmilson Pinheiro-NUGEP School, to study, discuss and bring activities related to gender issues to the school community. In the research was thought about the gender relations from the feminist studies and in a poststructuralist perspective, fundamentally based on the definitions of the historian Joan Scott. Methodologically, after a brief review of the historiography on women in history and the recent evolution of the Brazilian educational legislation, heir of the 1988 Constitution, the tools of ethnographic studies were used, focused on the participant observation of the core students and other students of the school , who participated or not in the activities proposed by the nucleus. The purpose of the formation of the nucleus is a proposal of intervention in the school, by the bias of the gender category, valuing the feminist studies, for the composition of the school as a democratic space and citizenship for all. The experience of the existence of a core year demonstrated the capacity of tensions for the teaching of History and for the school as a whole, in search of a form of work that valued the diversity of the students and the respect to the school community, and abandoned the traditional, linear, ethnocentric, and masculine view of history and school.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27183
Appears in Collections:PROFHISTORIA - Mestrado Profissional em Ensino de História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Esetecontassem_Façanha_2019.pdf2.12 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.