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Title: As manifestações de solidão no romance sabatiano O túnel
Authors: Nascimento, Tatyanny Souza do
Keywords: Melancolia;Crise;Obsessão;Psicanálise;Existencialismo
Issue Date: 31-Jul-2018
Citation: NASCIMENTO, Tatyanny Souza do. As manifestações de solidão no romance sabatiano O túnel. 2018. 65f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: Este trabalho tem como cerne a crítica da obra O Túnel (1948) do argentino Ernesto Sábato, objetivando a análise da manifestação obsessiva do narrador-personagem, o pintor Juan Pablo Castel, que confessa, antes de iniciar seu relato, o crime que cometera: um assassinato antecedido de progressivas demonstrações neuróticas à mulher pela qual rapidamente se apaixonara: Maria Iribarne. A observação nesta densa obra escrita em primeira pessoa, busca ressaltar a reflexão da existência humana proposta pelo autor, bem como a relação metafórica do título do romance e suas íntimas implicações, a começar pelas relações inconscientes do protagonista. A poética melancólica de Sábato se situa na busca por compreender a complexidade humana, apresentada ao leitor através do fluxo de consciência. O túnel representa, em suma, a crise espiritual, moral, ética e existencial do homem. A obra retrata as faces mais obsessivas da paixão, e esta pesquisa analisa as tensões de agressividade demonstradas através de uma desmedida ansiedade de Castel por ultrapassar a solidão, fazendoo confiar a outrem sua cura e transcendência. A quebra de expectativas e sua frustração são relatadas como um pungente desespero. O exacerbado sentimento do personagem precedeu a lucidez, e havendo perdido as rédeas do controle da situação, admitiu impulsos negativos, sublimando tensões com atitudes impensadas, bem como, demonstrando falta de controle e disfunções emocional e social, desordem provocada pela ameaça da perda de seu objeto ideal. O romance, em forma de relato do personagem, suscita uma segunda busca pela cura, por fim, através da fala, como uma atitude contra depressora e catártica. O enredo tem uma forte ligação com o existencialismo, bem como, com a psicanálise, no que concerne às demonstrações de inquietação sobre o tempo, a erotização da linguagem, a representação da fuga da realidade, as fragmentações, os sentimentos nostálgicos e o estudo do inconsciente. Ao considerar as características da obra literária, o imaginário social, o contexto histórico e a representação das relações da pós-modernidade - em sua brevidade e fugacidade, a dissertação tem como arcabouço teórico Freud (2011), Kristeva (1989), Kehl (1987), Villari (2002), Kierkegaard (2010), Jaspers (1968).
Abstract: Este trabajo tiene como objetivo la crítica de la obra El Túnel (1948) del argentino Ernesto Sábato, por medio del psicoanálisis, objetivando el análisis de la manifestación obsesiva del narrador personaje, el pintor Juan Pablo Castel, que confiesa, antes de iniciar su relato, el crimen que cometiera: un asesinato precedido de progresivas demostraciones neuróticas y obsesivas a la mujer por la que rápidamente se enamoró: María Iribarne. La observación en esta densa obra escrita en primera persona, busca resaltar la reflexión de la existencia humana propuesta por el autor, así como la relación metafórica del título de la novela y sus íntimas implicaciones, empezando por las relaciones inconscientes del protagonista. La poética melancólica de Sábato se sitúa en la búsqueda de comprender la complejidad humana y su desarrollo interno, presentada al lector a través del flujo de conciencia. El túnel representa, en suma, la crisis espiritual, moral, ética y existencial del hombre. La obra retrata los lados más obsesivos de la pasión, y esta investigación analiza las tensiones de agresividad demostradas a través de una desmedida ansiedad de Castel por sobrepasar la soledad, haciéndole confiar a otro su curación y trascendencia. La quiebra de expectativas y su frustración son relatadas como un pungente desespero. El exacerbado sentimiento del personaje precedió a la lucidez, y habiendo perdido el control de la situación, de la pasión y su intensidad, admitió impulsos negativos, sublimando tensiones con actitudes impensadas, así como, demostrando falta de control y disfunciones emocional y social, desorden esa provocada por la amenaza de la pérdida de su objeto ideal. La novela en forma de relato del personaje, suscita una segunda búsqueda por la curación, por fin, por medio del habla, como una actitud contra depresora y catártica. La trama tiene una fuerte conexión con el existencialismo, así como, con el psicoanálisis, en lo que concierne a las demostraciones de inquietud sobre el tiempo, la erotización del lenguaje, la representación de la huida de la realidad, las fragmentaciones, los sentimientos nostálgicos y el estudio del inconsciente. Al considerar las características de la obra literaria, el imaginario social, el contexto histórico y la representación de las relaciones de la posmodernidad – en su brevedad y fugacidad, disertación presenta las concepciones teóricas Freud (2011), Kristeva (1989), Kehl (1987), Villari (2002), Kierkegaard (2010), Jaspers (1968).
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27225
Appears in Collections:PPGEL - Mestrado em Estudos da Linguagem

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