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Título: A relação das variáveis que influenciam na formação da intenção empreendedora dos discentes das IES brasileiras
Autor(es): Dutra, Lelayne de Araújo
Orientador: Queiroz, Jamerson Viegas
Palavras-chave: Intenção empreendedora;Empreendedorismo acadêmico;Empresa Júnior;Teoria do comportamento planejado;Educação empreendedora
Data do documento: 27-Fev-2019
Referência: DUTRA, Lelayne de Araújo. A relação das variáveis que influenciam na formação da intenção empreendedora dos discentes das IES brasileiras. 2019. 126f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Resumo: O ensino superior é universalmente reconhecido como um pilar chave para o desenvolvimento econômico e social nos dias atuais. No entanto, a universidade brasileira, de forma geral, não explora o seu potencial de inspirar e estimular a ambição e inovação nos empreendedores universitários. À luz dessa perspectiva, tem-se que 56% dos alunos empreendedores acreditam que iniciativas de empreendedorismo são essenciais para prepará-los, mas somente 38,78% das universidades, em média, oferecem essas oportunidades, e desses, o maior percentual, 33,1%, corresponde a presença de algum tipo de organização estudantil voltada para pequenos negócios, em que se encaixa a Empresa Júnior (EJ). Buscando, assim, contribuir para o desenvolvimento e expansão dessa atividade, a presente pesquisa tem como objetivo analisar como se comporta a intenção empreendedora dos universitários brasileiros ligados à empresa júnior, por meio da Modelagem de Equações Estruturais (MEE). Quanto a metodologia empregada, a pesquisa se caracteriza como aplicada com abordagem quantitativa e o método baseia-se na MEE. A coleta de dados teve abrangência nacional e foi realizada online através de uma survey, alcançando uma amostra de 445 alunos. Para análise estatística foi utilizado o software Smart PLS, versão 3.2.8, com as técnicas da MEE a fim de testar as hipóteses do modelo com as variáveis que afetam a intenção empreendedora. Os resultados mostraram que os construtos apresentam relações positivas e significantes explicando 12,4% da Atitude Pessoal (AP), 13,9% do Controle do Comportamento Planejado e 64,9% da Intenção Empreendedora (IE), com exceção das Normas Subjetivas que não demostraram relação com a IE, o que levou a rejeição da hipótese H3. A relação da AP com a IE apresentou maior efeito dentre as demais observadas, confirmando os achados de outros trabalhos na literatura. Concluise que o modelo da Teoria do Comportamento Planejado é adequado para avaliar a intenção empreendedora dos alunos de EJ, e que há lacunas na atuação do governo e das universidades na promoção da educação empreendedora. Os achados dessa pesquisa trazem implicações para estudiosos da educação empreendedora, avaliadores de programas, universidades e formuladores de políticas.
Abstract: Higher education is universally recognized as a key pillar in the construction of new knowledge economies. However, the Brazilian universities, in general, does not explore its potential to inspire and stimulate ambition and innovation in university entrepreneurs. In light of this perspective, 56% of entrepreneurship students believe that entrepreneurship initiatives are essential to prepare them, but only 38.78% of the universities offer these opportunities on average, and of these, the highest percentage, 33.1% %, corresponds to the presence of some type of student organization focused on small businesses, in which the Junior Enterprise (JE) fits. In order to contribute to the development and expansion of this activity, the present research aims at analyzing how the entrepreneurial intention of the Brazilian university students linked to the Junior Enterprise behaves through the Modeling of Structural Equations (SEM). Regarding the methodology used, the research is characterized as applied with a quantitative approach and the method is based on the SEM. The data collection will be nationwide and will be conducted online through a survey. Data collection was nationwide and was conducted online through a survey, reaching a sample of 445 students. For statistical analysis, Smart PLS software version 3.2.8 was used with SEM techniques in order to test the hypotheses of the model with the variables that affect the entrepreneurial intention. The results showed that the constructs had positive and significant relationships explaining 12.4% of Personal Attitude (PA), 13.9% of the Control of Planned Behavior and 64.9% of Entrepreneurial Intent (EI), with the exception of Subjective Norms that did not demonstrate a relation with EI, which led to the rejection of the H3 hypothesis. The relationship between PA and EI had a greater effect among the others observed, confirming the findings of other studies in the literature. It is concluded that the Theory of Planned Behavior model is adequate to evaluate the entrepreneurial intention of the students of JE, and that there are gaps in the performance of the government and the universities in the promotion of entrepreneurial education. The findings of this research have implications for scholars of entrepreneurship education, program evaluators, universities, and policy makers.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27231
Aparece nas coleções:PPGEP - Doutorado em Engenharia de Produção

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