Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/27240
Title: O espelho em duas faces: reflexo do papel de pais e professores na escolarização de crianças com deficiência visual nos anos finais do ensino fundamental
Authors: Soares, Mariane de Araújo
Advisor: Silva, Luzia Guacira dos Santos
Keywords: Inclusão escolar;Família;Escola;Estudantes cegos
Issue Date: 28-Feb-2019
Citation: SOARES, Mariane de Araújo. O espelho em duas faces: reflexo do papel de pais e professores na escolarização de crianças com deficiência visual nos anos finais do ensino fundamental. 2019. 104f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Portuguese Abstract: A interação entre família e escola é fator primordial para o bom desempenho do estudante público alvo da Educação Especial, uma vez que ela contribui de maneira positiva para a efetivação dos princípios basilares da inclusão escolar. Porém, para que realmente tal interação ocorra e as crianças possam ter avanços significativos em seu desenvolvimento, se faz necessário que pais e professores comunguem de concepções positivas em relação à condição biológica e capacidades de aprendizagem dos estudantes. Esta investigação parte da seguinte questão norteadora: Como pais e professores de uma escola pública de Natal/RN percebem o papel de cada um no processo de escolarização de estudantes cegos? O estudo teceu-se considerando a abordagem qualitativa e descritiva (TRIVIÑOS,1987), por meio da pesquisa do tipo exploratória (GIL,2008), tendo como método o estudo de caso (YIN, 2001). Busca-se analisar a percepção de pais e professores sobre o papel de cada um e de si mesmos no processo de inclusão escolar de estudantes com cegueira. Para a construção dos dados, utiliza-se a entrevista semiestruturada (MANZINI, 2004), aplicada com duas mães de estudantes cegos matriculados nos Anos Finais do Ensino Fundamental e com seis de seus professores. A análise dos dados se deu considerando os princípios da análise de conteúdo (BARDIN, 2011). Os resultados do estudo mostram que a relação entre pais e professores teoricamente precisa ser articulada entre si para que possa haver um bom desenvolvimento de aprendizagem dos estudantes cegos envolvidos no processo escolar. Porém, na escola, campo de pesquisa, o contato entre as mães de tais estudantes e os professores ainda é muito fragilizado. Faz-se indispensável que toda a equipe escolar estreite os laços com as famílias, através de formações, conversas individuais, oficinas, feiras culturais para que o elo entre família e escola seja consolidado e praticado no cotidiano escolar.
Abstract: The interaction between school and family is a key factor for the good performance of special education students, since it contributes positively to the accomplishment of the main precepts of school inclusion. Nevertheless, a successful interaction between the educating sides and a significant progress in children’s development require that parents and teachers share positive conceptions regarding the biological condition and learning capabilities of students. Therefore, this study aims to analyze how parents and teachers from public school in Natal, RN understand their respective role in the process of educating blind students. For this purpose, the study was conducted by means of a qualitative and descriptive approach based on Triviños (1987), through an exploratory research based on Gil (2008) and using as methodology the case study based on Yin (2001). Furthermore, this research seeks to analyze the perception of parents and teachers regarding their respective roles in the process of school inclusion of blind students. The data collection was gathered using semi-structured interviews based on Manzini (2004). These interviews were conducted with two mothers of blind students enrolled in the last years of elementary school and six of the students’ teachers. In addition, the data analysis followed the fundamentals of content analysis based on Bardin (2011). The results showed that the relation between parents and teachers needs to be articulated in order to accomplish a solid education of the students involved in the school context. Nevertheless, the school environment demonstrated that the relation between the mothers of the students and their teachers is still quite fragile. At last, it is necessary for all school staff to narrow the relation with the students’ family through workshops, individual conversations, courses or cultural fairs, since the bond between family and school can be strengthened and applied in daily school life.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27240
Appears in Collections:PPGED - Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Espelhoduasfaces_Soares_2019.pdf1,59 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.