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Title: A.M.E. - Arte, método e espiritualidade: processos de criação cênica inspirados pela educação em valores humanos
Authors: Sousa, Nadja Rossana Lopes de
Keywords: Processo criativo;Corpus;Valores humanos;Educare
Issue Date: 28-Feb-2019
Citation: SOUSA, Nadja Rossana Lopes de. A.M.E. - Arte, método e espiritualidade: processos de criação cênica inspirados pela educação em valores humanos. 2019. 177f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Portuguese Abstract: A inquietação de transformar-me e o desejo de estimular as pessoas de alguma forma para que possam descobrir seu caminho de transformação. É isso que me move nessa pesquisa. O teatro se mostra para mim como um espaço propício e fértil que me permite vislumbrar essas possibilidades, mesmo diante de uma sociedade que vive uma crise ética, do não exercício dos valores humanos e o isolamento social. A sociedade que tem sede e necessidade da criatividade. Assim, esta investigação propõe identificar os elos entre a Educação em Valores Humanos (EVH) criado por Sathya Sai Baba e o Teatro, a partir da Dramaturgia dos Encontros (o Eu, o outro, a plateia) e da Poética dos Elementos (Ar, Terra, Água, Fogo, Éter) desenvolvida por Robson Haderchpek, tendo como pano de fundo o pensamento complexo de Edgar Morin. Toda a investigação tem como fio condutor o modelo da criatividade quântica e parte da premissa da consciência proposta por Amit Goswami. Para propor essas conexões metodológicas se fez necessário antes refletir e descrever o sentindo do corpo e sua implicação no processo criativo, o que me levou à denominação e à percepção de que, a cada instante, lidamos com um corpus. Para desmistificar, esta pesquisa fala de conhecimentos que nos acompanham desde a ancestralidade até os dias atuais, por isso, divagamos em tempos diferentes, costuramos fatos e dialogamos conhecimentos da sociedade que mostram algumas dimensões que contemplam e constituem no despertar nos Valores Humanos em cada um de nós. Como resultado prático desta pesquisa nós temos o espetáculo cênico Em Terra Ser que é analisado sob a perspectiva do método Educare e que faz paralelos entre os processos de criação cênica e Educação em Valores Humanos.
Abstract: The uneasiness to transform myself and the desire to stimulate people in some way so that they can discover their path of transformation. This is what moves me in this research. The theater shows itself to me as a propitious and fertile space that allows me to glimpse these possibilities, even in the face of a society that experiences an ethical crisis, the non-exercise of human values and social isolation. The society that has thirst and need for creativity. Thus, this research proposes to identify the links between the Education in Human Values (EVH) created by Sathya Sai Baba and the Theater, from the Dramaturgy of the Meetings (the I, the other, the audience) and the Poetics of the Elements (Ar, Earth, Water, Fire, Ether) developed by Robson Haderchpek, against the backdrop of the complex thinking of Edgar Morin. The whole research has as its guiding principle the model of quantum creativity and part of the premise of consciousness proposed by Amit Goswami. In order to propose these methodological connections it was necessary to first reflect and describe the feeling of the body and its implication in the creative process, which led me to the denomination and the perception that, at every moment, we deal with a corpus. To demystify, this research speaks of knowledge that accompanies us from ancestry to the present day, so we digress in different times, sew facts and dialogue knowledge of society that show some dimensions that contemplate and constitute in the awakening in Human Values in each one of us. As a practical result of this research we have the scenic spectacle On Earth Being (Em Terra Ser) that is analyzed from the perspective of the Educare method and that parallels the processes of scenic creation and Education in Human Values.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27271
Appears in Collections:PPGAC - Mestrado em Artes Cênicas

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