Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/27285
Título: Desenvolvimento de agregados leves a partir de resíduos industriais e matérias-primas locais (Nordeste/Brasil)
Título(s) alternativo(s): Lightweight aggregate development from local raw materials and industrial wastes (Northeast/Brazil)
Autor(es): Souza, Nathaly Santana Leal de
Orientador: Anjos, Marcos Alyssandro Soares dos
Palavras-chave: Agregados leves artificiais;Sinterização de resíduos;Cinza do bagaçoda cana-de-açúcar (CBC);Resíduo de corte de pedras ornamentais (RCPO);Microscopiade varredura eletrônica (MEV).
Data do documento: 28-Mar-2019
Referência: SOUZA, Nathaly Santana Leal de. Desenvolvimento de agregados leves a partir de resíduos industriais e matérias-primas locais (Nordeste/Brasil). 2019. 147f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Resumo: Agregados leves podem ser classificados como naturais, por exemplo, pedra-pomes etufo vulcânico, e, artificiais, produzidos a partir de argila, de vermiculita, de escória e deresíduos industriais. São materiais granulares com estrutura porosa utilizados emdiversas aplicações como isolantes térmico-acústicos e em concretos leves, porexemplo. O agregado leve mais tradicional é a argila expandida, fabricada no Brasildesde 1968, no Estado de São Paulo, cuja produção atualmente permanece concentradano Sudeste brasileiro. Alimenta-se assim a hipótese de que o aprofundamento científicono desenvolvimento de agregados leves utilizando resíduos locais (Rio Grande doNorte/Região Nordeste/Brasil) possa tornar mais expressiva a utilização de agregadosleves, especialmente em concretos estruturais leves, no Nordeste. Nesse contexto oestudo visou desenvolver agregados leves inovadores, a partir de resíduos industriais,agroindustriais e argilas regionais (Nordeste/Brasil), quais sejam: o resíduo da biomassada cana-de-açúcar (RBC), com diferentes tipos de beneficiamento, resíduo de corte degranito e mármore (RGM) e diferentes argilas. Os precursores foram caracterizados a partir de ensaios de área superficial (BET), granulometria a laser, finura, massasespecífica e unitária além das análises térmica (DTA/TG), química (FRX) emineralógica (DRX). As misturas estudadas possuem teor de resíduo variando de 0% a100%, e foram submetidas à sinterização em temperaturas de 1000°C a 1263°C, emforno mufla. Os agregados produzidos foram analisados a partir da análise de diversaspropriedades: índice de encolhimento na secagem, análise visual, massa específicaaparente, absorção de água, massa unitária, módulo de deformação dos agregados leves,índice de inchaço, perda de massa, resistência à tração e morfologia (MEV). Registrou-se diversos agregados com massa específica aparente (MEA) inferiores a 2,00g/cm³,absorção de água (AA) inferior a 15% e massa unitária (UM) inferior a 0,88g/cm³,produzidos com ambos resíduos, em especial os produzidos com o resíduoagroindustrial RBC em teores superiores a 50%, apresentando MEA de 1,39 g/cm³ e AAde 3%. Já as composições com RGM geraram agregados leves com MEA de 1,56g/cm³,AA de 8% e MU de 0,85g/cm³, além de apresentarem resistência à tração 4 vezessuperior em relação ao agregado comercializado no Brasil. Concluindo que os resíduosindustriais e agroindustriais locais, associados a argilas locais têm potencial paraprodução de agregados leves inovadores com excelentes características técnicas além deutilizarem na composição resíduos viabilizando uma destinação mais nobre aosmesmos.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27285
Embargado até: 2020-05-22
Aparece nas coleções:PPEC - Mestrado em Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Desenvolvimentoagregadosleves_Souza_2019.pdf12,38 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.