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Title: Atendimento inicial ao queimado: proposta de um curso inovador para o aluno de medicina
Authors: Cunha, Kleber Nobre da
Keywords: Educação médica;Queimaduras;Medicina de emergência;Ensino
Issue Date: 24-Jan-2019
Citation: CUNHA, Kleber Nobre da. Atendimento inicial ao queimado: proposta de um curso inovador para o aluno de medicina. 2019. 90f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Portuguese Abstract: As queimaduras constituem um dos mais frequentes agravos à saúde nos serviços de urgência e emergência, e o atendimento inicial correto é decisivo na redução da morbidade e da mortalidade dos pacientes queimados. Desde 2013, a Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) ministra anualmente o Curso Nacional de Normatização do Atendimento ao Queimado (CNNAQ), organizado sob a forma de módulos, que capacita médicos e demais profissionais de saúde a realizar o atendimento inicial ao paciente vítima de queimaduras. No curso de graduação em Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) a inserção do tema queimaduras é ainda insuficiente, e ocorre como uma aula teórica durante o sétimo período (Disciplina de Medicina de Urgência) e atividades práticas durante os plantões do Internato em Urgência e Emergência (12º. Período). A proposta do autor é desenvolver uma atividade voltada para o ensino do atendimento inicial ao queimado, nos moldes do CNNAQ, empregando metodologias ativas, que seja ofertada como um terceiro momento de inserção do tema durante a graduação em Medicina. A atividade, baseada na metodologia da pesquisa-ação, e desenhada no formato de um minicurso de um dia de duração, foi dividida em quatro módulos, enfocando: 1) a avaliação inicial e o manejo das vias aéreas, 2) o cálculo da superfície corporal queimada e da hidratação, 3) o planejamento terapêutico e os cuidados com a ferida e 4) os critérios para referência ao centro de tratamento de queimados. Foram empregadas somente metodologias ativas de ensino-aprendizado, como resolução em grupo de situações-problema, “role playing” e elaboração de fluxogramas. Trinta e sete alunos do Internato em Clínica Cirúrgica (10º. Período) participaram dos módulos e responderam a um questionário avaliativo pré e pósatividade, onde foi observado o impacto causado na percepção dos discentes em relação ao tema queimaduras. É apresentada a estruturação do curso em todos os seus módulos padronizados, o que permite a sua reprodução e aplicação em diferentes cenários. O autor conclui que a proposta de modificação curricular é factível, de custo e complexidade baixos, e bem avaliada pelos alunos, de modo que propõe sua adoção como atividade permanente durante a programação curricular do Internato em Clínica Cirúrgica. Adicionalmente, levanta a possibilidade de levar a atividade a outras instituições de ensino de graduação, na forma de minicurso nos moldes do que já é feito no CNNAQ para profissionais graduados, já que se trata de uma metodologia facilmente reprodutível e que pode ser inclusive adotada em outras disciplinas.
Abstract: Burns are one of the most common injuries among emergency medical services, and their correct initial management is crucial in reducing morbidity and mortality among burned patients. Since 2013, Brazilian Burns Society (SBQ) promotes each year the National Course on Guidelines for Burns Assistance (CNNAQ), organized as modules, which trains doctors and other health professionals to perform the initial assistance to burned patients. However, the insertion of the burns theme during the medical graduation at the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN) is still insufficient, limited to one theoretical class during seventh semester (Discipline of Urgency and Emergency Medicine) and some practical activities during shifts within the Urgency Internship (12th semester). The author’s proposal is to develop an activity designed to teach the initial assistance to the burned patient, similar to CNNAQ, based on active methodologies, which is intended to be offered as a third moment of insertion of the theme during medical graduation. The activity, based on action-research methodology, and outlined as a one-day course, is divided in four modules focusing: 1) Initial evaluation and airway management, 2) Burn surface area measurement and fluid replacement, 3) Therapeutic planning and wound care, and 4) Referral criteria to burns treatment center. Only active methodologies of teaching and learning were adopted, as group solution of problem situations, roleplaying and elaboration of flow charts. Thirty-seven students from the Surgical Internship (10th semester) attended the modules and answered to questionnaires prior and after the activities, where the impact over the students’ perception related to the theme of burns was analyzed. The structure of the course and of its standardized modules is fully presented, and this allows for its reproduction and application at different scenarios. The author concludes that the proposal of curricular modification is feasible, with low costs and complexity, well evaluated by the students, and so proposes its adoption as a permanent activity during the Surgical Internship. Additionally, suggests offering the activity to other institutions, as a mini-course in the ways that are already done in the CNNAQ for graduated professionals, since it is a very reproducible methodology, which can also be adopted in a large range of disciplines.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27304
Appears in Collections:MPEENSA - Mestrado Profissional em Ensino na Saúde

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