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Title: Oferta educacional sobre ventilação mecânica para equipe multiprofissional
Authors: Marinho, Marcelo Henrique Tavares
Keywords: Ensino em saúde;Checklist;Segurança do paciente;Ventilação mecânica;Educação permanente
Issue Date: 20-Dec-2018
Citation: MARINHO, Marcelo Henrique Tavares. Oferta educacional sobre ventilação mecânica para equipe multiprofissional. 2018. 53f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: Introdução: Ventilação mecânica (VM) é um suporte terapêutico de grande relevância enquanto suporte à vida, que está associada a riscos à saúde dos pacientes quando utilizada de forma inadequada. Objetivos: implementar uma oferta educacional para melhorar o aprendizado sobre VM, com foco na segurança do paciente, para os profissionais da equipe multiprofissional de um Hospital Universitário (HU); elaborar e validar conteúdo de um checklist para monitorização respiratória dos pacientes em ventilação mecânica, visando a redução de erros; elaborar e realizar oferta educacional; e avaliar o ganho de competências dos cursistas sobre o tema. Métodos: Trata-se de uma pesquisaação realizada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um Hospital Universitário, no período de março 2018 a abril 2018, em cinco etapas: elaboração e realização do curso, desenvolvimento e validação de um checklist para monitoramento da VM e avaliação dos resultados do treinamento. Um questionário para avaliar conhecimento sobre manejo da VM foi aplicado aos profissionais antes e após o treinamento. Teste não paramétrico de McNemar foi utilizado para avaliar os dados do questionário. Resultados: Realizou-se uma oferta educacional, abordando itens relacionados à segurança do paciente, como alarmes e teste funcional do ventilador mecânico. Foram treinados 53 profissionais, sendo 47,2% técnicos de enfermagem e 28,3% enfermeiros. Apenas 18,9% dos profissionais relataram treinamento anterior em VM com foco na segurança do paciente. Sobre conhecimento para manusear o ventilador mecânico com segurança, 22,6% reconheciam antes do treinamento, percentual que ascendeu para 58,5% pós-treinamento (p<0,05). Tal aprendizagem melhorou a capacidade para o manejo dos alarmes do ventilador, em relação à frequência de checagem e ajustes dos alarmes e como proceder no caso de falha do ventilador mecânico. O checklist – cuidados respiratórios do paciente em ventilação mecânica – contempla a checagem prévia do teste do ventilador e parâmetros para avaliação gasométrica e monitorização respiratória e do ventilador, e foi uma ferramenta utilizada no processo educacional. Conclusão: O curso melhorou o aprendizado dos participantes sobre ventilação mecânica com foco na segurança do paciente. O checklist promete ser útil para sistematizar o suporte respiratório aos pacientes em VM, reduzindo danos a eles relacionados.
Abstract: Mechanical Ventilation (MV) is a therapeutic resource of great relevance as life support, which is associated with risks to the health of patients when used inadequately. The aim of this study was to develop a teaching model to improve learning about MV, focusing on patient safety for professionals of the multidisciplinary team of a university Hospital, to elaborate and validate content of a Checklist for respiratory monitoring of patients on mechanical ventilation aiming to reduce errors. This is an action research conducted in the ICU of a university Hospital, in the period from October 2017 to April 2018, in 4 stages: development of the checklist, validation of the checklist, preparation of the course and training of the team, and evaluation of the results of Training. The checklist, respiratory care of the patient in mechanical ventilation, contemed the following parameters and/or information: Patient data, previous check of ventilator test, gasometric evaluation, respiratory monitoring and monitoring of Fan. We used a questionnaire with nine identical questions before and after the training. 53 professionals were trained, of whom 47.2% were nursing technicians and 28.3% were nurses. Only 18.9% of the professionals reported previous training in mechanical ventilation with a focus on patient safety. We used the non-parametric McNemar test to evaluate the questionnaire data. We found that 22.6% recognized having knowledge to handle the mechanical ventilator safely before the training, a percentage that amounted to 58.5% (P < 0.05). The professionals recognized having improved their ability to manage the ventilator alarms, in relation to the frequency of checking alarms, adjusting the alarms and what to do in case of failure of the mechanical ventilator. We managed to improve the participants ' learning about mechanical ventilation with a focus on patient safety in most of the items evaluated (5/7), as well as to elaborate and validate a checklist to systate respiratory support to Patients in MV.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27305
Appears in Collections:MPEENSA - Mestrado Profissional em Ensino na Saúde

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