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Title: Cuidados de enfermagem para a preservação de cateteres para hemodiálise: contribuição da educação permanente
Authors: Medeiros, Vanisse Kalyne de
Keywords: Educação em Enfermagem;Dialise renal;Cateteres venosos centrais;Educação permanente e educação continuada
Issue Date: 29-Apr-2019
Citation: MEDEIROS, Vanisse Kalyne de. Cuidados de enfermagem para a preservação de cateteres para hemodiálise: contribuição da educação permanente. 2019. 85f. Dissertação (Mestrado Profissional em Práticas de Saúde e Educação) - Escola de Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Portuguese Abstract: Trata-se de um estudo sobre a contribuição da Educação Permanente acerca do cuidado de Enfermagem para preservação de cateteres para Hemodiálise (HD). Pesquisa Convergente Assistencial, de natureza qualitativa, desenvolvida em um Hospital Universitário, localizado na cidade de Natal/RN. Objetivou analisar a contribuição da Educação Permanente, por meio de ação educativa problematizadora, no desenvolvimento profissional de trabalhadores de Enfermagem na preservação de cateteres para hemodiálise. Teve como referencial teórico a Política de Educação Permanente. Foi realizado uma ação educativa problematizadora, a qual seguiu as etapas do Arco de Maguerez: observação da realidade, identificação dos pontoschave, teorização, construção de hipóteses de solução e aplicação à realidade. Participaram do estudo onze profissionais da enfermaria clínica da unidade de sistema urinário do hospital, sendo dois enfermeiros e nove técnicos de enfermagem. A coleta de dados ocorreu nos meses de outubro e novembro de 2018. As técnicas para coleta de dados foram o grupo focal e a entrevista semiestruturada. Os dados foram transcritos e transportados para o software Atlas-ti, versão 8.0, no qual foram implementadas as etapas de pré-análise e exploração do material, conforme Minayo estabelece na análise de conteúdo temática, havendo a codificação do material e organização em categorias e subcategorias, para que pudesse ser feito, posteriormente, o tratamento dos resultados, executando a inferência e a interpretação. Emergiram as seguintes categorias: “Carência de Educação Permanente e de Sistematização da Assistência de Enfermagem”, “Necessidades de aprendizagem para preservação de cateter para hemodiálise”, “Avaliação da ação educativa de problematização do cuidar”, “Aprendizados que geram um novo sentir e um novo cuidar”, “Processo de tomada de consciência e responsabilização sobre o cuidar” e “Indícios na prática quanto ao processo de transformação da realidade”. Os resultados demonstraram que a educação permanente, fundamentada na problematização da realidade, favoreceu um repensar sobre as práticas do cuidado, também sobre o exercício profissional, quanto aos papéis exercidos pelo técnico de enfermagem e o enfermeiro no trabalho em equipe. Estimulando assim, um processo de tomada de consciência acerca da responsabilidade e relevância de cada fazer profissional, a fim de desenvolver um cuidado com humanidade, ética, escuta qualificada, promoção da qualidade de vida e intervenção precoce para prevenir riscos e agravos à saúde. Nesta perspectiva, devido à avaliação positiva da ação educativa pelos participantes da pesquisa, a proposta de Educação Permanente, elaborada como produto do Mestrado Profissional, contemplou as etapas do Arco de Maguerez para o desenvolvimento profissional na inserção e permanência no cuidado com o paciente portador de cateter para hemodiálise.
Abstract: This is a study about the contribution of Permanent Education in Nursing care for the preservation of catheters for Hemodialysis (HD). Convergent Care Research, of a qualitative nature, developed in a University Hospital, located in the city of Natal / RN. The objective of this study was to analyze the contribution of Permanent Education through a problematizing educational action in the professional development of Nursing workers in the preservation of catheters for hemodialysis. It had as theoretical reference the Permanent Education Policy. A problematizing educational action was carried out, which followed the stages of the Arch of Maguerez: observation of reality, identification of key points, theorization, construction of hypotheses of solution and application to reality. Eleven professionals from the clinical ward of the urinary system unit of the hospital participated, being two nurses and nine nursing technicians. Data collection took place in october and november 2018. The techniques for data collection were the focus group and the semi-structured interview. The data were transcribed and transported to the software Atlas-ti, version 8.0, in which the steps of pre-analysis and exploration of the material were implemented, as Minayo establishes in the analysis of the thematic content, with the material coding and organization in categories and subcategories, so that later treatment of the results could be done, executing the inference and the interpretation. The following categories emerged: "Lack of Continuing Education and Systematization of Nursing Care", "Learning Needs for Hemodialysis Catheter Preservation", "Evaluation of educational action to address caregiving", "Learning that generates a new feeling and a new care "," Process of awareness and responsibility on care” and “Practical evidence on the process of transformation of reality”. The results showed that the Permanent Education, based on the problematization of reality, favored a rethinking about the care and professional practices, about the roles played by the nursing technician and the nurse in teamwork. Thus stimulating a process of awareness of the responsibility and relevance of each professional doing, in order to develop care with humanity, ethics, qualified listening, promotion of quality of life and early intervention to prevent risks and health problems. In this perspective, due to the positive evaluation of the educational action by the participants of the research, the proposal of permanent education, elaborated as a product of the Professional Master's Degree, contemplated the stages of the Arch of Maguerez for the professional development in the insertion and permanence in the care with the patient with catheter for Hemodialysis.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27357
Appears in Collections:PPGSES - Mestrado Profissional em Práticas de Saúde e Educação

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