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Título: A Universidade flexível: reestruturação e expansão no Bacharelado em Tecnologia da Informação na UFRN
Autor(es): Pereira, Raphael Lacerda de Alencar
Orientador: Castro, Alda Maria Duarte Araújo
Palavras-chave: Reestruturação e expansão;Bacharelados interdisciplinares;Flexibilidade acadêmico-curricular
Data do documento: 28-Fev-2019
Referência: PEREIRA, Raphael Lacerda de Alencar. A Universidade flexível: reestruturação e expansão no Bacharelado em Tecnologia da Informação na UFRN. 2019. 243f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar os processos de reestruturação e expansão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), intensificados pelo Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), e sua materialização no Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), especificamente, na ampliação da oferta e na flexibilidade acadêmico-curricular desse curso de graduação interdisciplinar no Instituto Metrópole Digital (IMD). Para realizar a pesquisa buscando uma aproximação à abordagem histórico-dialética, comprometida com uma reflexão crítica e transformadora, foram utilizados, entre os procedimentos técnicos, a revisão de literatura, a análise documental e entrevistas semiestruturadas aos Coordenadores Pedagógicos (BTI/IMD). A revisão bibliográfica permitiu aprofundar conceitos importantes sobre a temática, priorizando conteúdos referentes a estudos relacionados aos modelos tradicionais de universidade e reforma universitária, reestruturação e expansão das universidades federais brasileiras e a reconfiguração da UFRN nas últimas décadas. A análise documental considerou importantes diretrizes internacionais e nacionais que influenciaram as políticas de educação superior brasileira, enquanto que a utilização de entrevistas semiestruturadas revelou as contradições da realidade institucional a partir do discurso dos Coordenadores Pedagógicos (BTI/IMD). Esse processo investigativo vem indicando, no que se refere à reestruturação e expansão da UFRN, que a adesão ao REUNI ocasionou diversas modificações institucionais com a intensificação de mudanças para uma concepção de gestão organizada com base em acordo de metas, indicadores de desempenho e avaliação vinculada ao repasse de recursos. Para alcançar as ambiciosas metas do REUNI (2008/2012), pactuadas para os cinco anos de vigência do programa, foi essencial uma reestruturação institucional que possibilitasse várias ações como a expansão das vagas, criação de cursos novos (noturnos, a distância, bacharelados interdisciplinares) e um significativo aumento da relação de alunos por professor, evidenciando a racionalização dos recursos humanos e da estrutura física existentes. Nesse contexto, como legado institucional, foi implementado o novo modelo de formação em regime de ciclos com duração de três anos, permitindo a formação de um “bacharel generalista” apto a ingressar no mercado de trabalho, complementar sua formação profissional ou realizar uma pós-graduação (formação de 2º e 3º ciclos). Esse modelo de graduação interdisciplinar, adotado no Bacharelado em Tecnologia da Informação (IMD/2012), promove uma ressignificação do atual modelo de universidade intensificando as estratégias de reestruturação e expansão por meio da flexibilidade acadêmico-curricular, defendendo o discurso de inclusão digital e da cultura do empreendedorismo para a construção de um polo tecnológico imbricando, nos espaços acadêmicos da UFRN, os setores público e privado.
Abstract: The objective of this work is to analyze the processes of restructuring and expansion of the “Universidade Federal do Rio Grande do Norte” (UFRN). These processes have been intensified by the “Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais” (REUNI), and its materialization in the "Bacharelado em Tecnologia da Informação" (BTI), specifically, in the expansion of the offer and in the academic-curricular flexibility of this interdisciplinary grade in the "Instituto Metrópole Digital" (IMD). To undertake this research I have endorsed a historical-dialectical approach, committed to a critical and transformative reflection. Among the technical procedures used in this investigation are the literature review, the documentary analysis and semi-structured interviews with the Pedagogical Coordinators (BTI / IMD). The bibliographic review allowed me to deepen important concepts on the subject of this thesis, prioritizing contents referring to the studies related to the traditional university models and the university reform, the restructuring and expansion of the Brazilian federal universities, and the reconfiguration of the UFRN in the last decades. The documentary analysis considered those key international and national guidelines that influenced the policies of Brazilian higher education, in that the use of semi-structured interviews revealed the contradictions of the institutional reality underlying the discourse of the Pedagogical Coordinators (BTI/IMD). This research indicates that, in what concerns the restructuring and expansion of the UFRN, the adhesion to the REUNI caused various institutional changes related to a view of the organized management as based on the agreement of goals, indicators of performance, and of evaluation linked to the transfer of resources. To achieve the ambitious goals of the REUNI (2008/2012), agreed for the five years of validity of the program, it was essential an institutional restructuring that allowed several actions such as the expansion of the vacancies, the creation of new courses (night, distance, interdisciplinary bachelors), and a significant increase in the student-teacher ratio, evidencing the rationalization of human resources and the existing physical structure. In this context, the new training model was implemented in cycles of three years, allowing the formation of a "generalist bachelor" that made its holders able to enter the labour market, complement their professional training, or make a post-graduation (2nd and 3rd cycles). This model of interdisciplinary graduation, adopted in the "Bacharelado em Tecnologia da Informação" (IMD/ 2012), has entailed a resignification of the current university model by intensifying the restructuring and expansion strategies by means of the academiccurricular flexibility, defending the discourse of digital inclusion and the culture of entrepreneurship for the construction of a technological pole that links, in the academic spaces of the UFRN, the public and private sectors.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27375
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