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Title: A experiência ritualística da cena: o teatro como educação sensível no Ensino Médio
Authors: Siqueira, Thulho Cezar Santos de
Keywords: Educação;Experiência;Teatro ritual;Ensino Médio;Ensino de Teatro
Issue Date: 26-Feb-2019
Citation: SIQUEIRA, Thulho Cezar Santos de. A experiência ritualística da cena: o teatro como educação sensível no Ensino Médio. 2019. 263f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Portuguese Abstract: Este trabalho defende que o Teatro Ritual é uma possibilidade de educação sensível no Ensino Médio e busca demonstrar a validade desta tese através de argumentação que tem como objetivo a investigação da experiência vivida com alunos do Ensino Médio Integrado no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, campus Ceará-Mirim (IFRN-CM), no ano letivo de 2015. Tendo como referência a noção de experiência como abertura para o mundo e fonte primeira de informação sobre este, busca-se, na esteira dos estudos fenomenológicos, sobretudo na concepção adotada por Merleau-Ponty, investigar como esta experiência, que se organiza a partir de uma prática teatral específica, o Teatro Ritual, especialmente na proposição vivenciada pelo pesquisador no Arkhétypos Grupo de Teatro, se configura como uma possibilidade de educação sensível no Ensino Médio. Do ponto de vista metodológico esta pesquisa foi orientada pela Fenomenologia e busca realizar a descrição, redução e interpretação da experiência vivida com os alunos do IFRN Ceará-Mirim, possibilitando que ao seu término seja possível compreender de que modos a experiência com o Teatro Ritual configurou-se como uma possibilidade de oferta de educação sensível no Ensino Médio. Para alcançar tal intento o texto se divide em quatro capítulos que articuladamente apresentam os sentidos e significações estruturantes da pesquisa. No primeiro capítulo o leitor é situado sobre o sentido dado ao termo Teatro Ritual, principalmente através do cotejo entre as reflexões sobre as experiências já vividas pelo autor e as contribuições de estudiosos dessa temática, segue-se ainda a apresentação da noção de imaginário que atravessa toda a pesquisa e realiza-se uma aproximação do contexto no qual a pesquisa foi realizada. No segundo capítulo aparece a descrição fenomenológica da experiência vivida no IFRN Ceará-Mirim junto aos alunos do Ensino Médio Integrado. Mais adiante, no capítulo três, ocorre a interpretação da experiência e são apresentados e discutidos os principais sentidos atribuídos pelo autor à experiência descrita. Para tal foi incorporado ao escopo teórico as contribuições da antropologia da experiência na perspectiva de Turner e Dawsey, dos estudos sobre a estesiologia, seguindo a reflexão feita por Merleau-Ponty e retomada por Nóbrega, e da Emersiologia como pensada a partir da leitura de Bernard Andrieu. No quarto e último capítulo há a continuidade da interpretação iniciada no capítulo anterior, só que são discutidas mais especificamente as questões ligadas ao campo da Educação. O diálogo com a crítica feita por Merleau-Ponty à ciência possibilita apontar novas possibilidades para práticas educativas em contextos escolares, retomando e discutindo a importância da experimentação da arte para alcançar este objetivo e, por fim, é apresentada e discutida a aproximação da noção de emancipação desenvolvida por Jacques Rancière apontando como isso se deu na experiência realizada no IFRN Ceará-Mirim e descrita e discutida nesta tese.
Abstract: The present paper aims to demonstrate Ritual Theatre as a possibility for bringing sentitive education to High School teatching and its value by arguing to reach a investigation of the lived experience of the students at integrated High School of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte, in Ceará-Mirim campus (IFRN - CM). From the notion of experience as an opening to the world and its first source of information about it, using the phenomenological studies, especially in Merleau-Ponty's conception to investigate how this experience organized from a specific theatrical practice, the Ritual Theatre, particularly in the proposition experienced by the researcher in the Arkhétypos Theatre Group, is configured as a possibility to incorporate sensitive education in High School. From the methodological point of view, guided by the Phenomenology, this research aims to describe, reduce and interpretate the experience lived with the students of the IFRN Ceará-Mirim, making possible an understanding of in what ways the experience with the Ritual Theatre is a possibility of offering sensitive education in High School. To achieve this, the text is divided in four chapters that together can show meanings and structurated significations of the research. In the first chapter the reader is situated about the meaning gived to the term Ritual Theatre, mainly through the comparison between the thoughts on the experiences already lived by the author and the contributions of scholars on his theme, the presentation of the notion of the imaginary that crosses all the research is followed, making an approximation with the context of the research here presented. In the second chapter the phenomenological description of the experience lived in the IFRN CearáMirim with the students of the Integrated High School appears. Further on, in chapter three, the interpretation of experience occurs and the main meanings attributed by the author to the experience described are presented and discussed. To this end, the contributions of the anthropology of experience, in Turner and Dawsey's perspective, from the studies on Esthesiology, following the reflection made by Merleau-Ponty and taken up by Nobrega, and from Emersiology - thought from the Bernard Andrieu reading. In the fourth and last chapter there is a continuity of the interpretation begun in the previous chapter, except that the questions related to the Education field are discussed more specifically. The dialogue with Merleau-Ponty's critique of science makes it possible to point out new possibilities for educational practices in school, recalling and discussing the importance of experimenting with art to achieve this goal, and finally presenting and discussing the approximation of the notion of emancipation developed by Jacques Rancière pointing out how this occurred in the experience held in IFRN Ceará-Mirim and described and discussed in this thesis.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27376
Appears in Collections:PPGED - Doutorado em Educação

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