Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27403
Title: Um por todos e todos por um: um estudo exploratório sobre os aspectos que facilitam a colaboração em game jams
Other Titles: One for all and all for one: an exploratory study on the aspects that support collaboration in game jams
Authors: Silva Júnior, Fábio Freire da
Keywords: Game jams;Desenvolvimento de jogos;Colaboração;Mediação
Issue Date: 29-Apr-2019
Citation: SILVA JÚNIOR, Fábio Freire da. Um por todos e todos por um: um estudo exploratório sobre os aspectos que facilitam a colaboração em game jams. 2019. 111f. Dissertação (Mestrado em Sistemas e Computação) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Portuguese Abstract: Game jams são eventos onde pessoas formam equipes com o intuito de desenvolver protótipos funcionais de jogos de forma colaborativa e sob restrição temática e de tempo. Embora tais eventos tenham crescido em popularidade, ainda existem poucas evidências na literatura sobre como ocorre a colaboração nesse tipo de evento, e principalmente, quais são os fatores que facilitam essa colaboração. Sendo assim, este estudo visa entender quais são os aspectos facilitadores da colaboração no processo de desenvolvimento de jogos em jams. Foram realizados dois estudos durante a Global Game Jam 2018 e 2019. Os resultados do estudo descrevem as principais estratégias durante o evento a fim de facilitar a colaboração para produção dos protótipos, principalmente naquelas que permitem pessoas inexperientes desenvolver algo em 48 horas. Além disso, mentores e jammers experientes foram encontrados como os principais coordenadores nesse processo, atuando como mediadores na colaboração dentro e fora das equipes. Este trabalho ainda contribui por compreender e caracterizar o funcionamento do trabalho colaborativo em jams, e a partir de evidências coletadas e validadas com especialistas, sugere um catálogo de práticas que suportam a mediação da colaboração e interação entre equipes nesse tipo de evento. Tais técnicas poderão ser usadas em contextos similares, a fim de, facilitar a colaboração entre equipes.
Abstract: Game jams are events where people form teams with the purpose of developing functional game prototypes in a collaborative way and under thematic and time constraints. Although such events have grown in popularity, there is still little evidence in the scientific literature on how collaboration occurs in this type of event, and especially, what are the factors that facilitate such collaboration. This study aims to understand how facilitating aspects supports collaboration in game development through jams. To this aim, a study was conducted during the Global Game Jam 2018 and 2019. Our findings describe the main practices during the event and what strategies are used by teams in order to facilitate the collaboration. In addition, mentors and experienced jammers are recognized as the main coordinators of these tasks, acting as mediators between those teams. This work also contributes to understanding and characterizing the collaborative work in jams. With collected and validated evidences from experts, we suggests a catalog of practices that support the interaction between teams in this type of event. These techniques may be applied in similar contexts to facilitate collaboration between teams.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27403
Appears in Collections:PPGSC - Mestrado em Sistemas e Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Umportodosetodosporum_SilvaJunior_2019.pdf8,13 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.