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Title: Fruggy: metodologia para criação de proposta de valor para negócios de impacto social tecnológicos
Authors: Oliveira, Heloysa Helena Nunes de
Keywords: Inovação frugal;Negócios de impacto social;Proposta de valor;Prospecção tecnológica
Issue Date: 19-Jun-2019
Citation: OLIVEIRA, Heloysa Helena Nunes de. Fruggy: metodologia para criação de proposta de valor para negócios de impacto social tecnológicos. 2019. 54f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Inovação) - Escola de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Portuguese Abstract: O relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (2014) destaca o crescimento da desigualdade socioeconômica em todas as partes do mundo. Entre as iniciativas para mitigar esse cenário, estão os Negócios de Impacto Social (NIS). Mapeamento realizado entre 2017 e 2019 pela Pipe.Social, plataforma que atua no ecossistema de impacto no Brasil, registra um crescimento de 73% nos empreendimentos do setor. Por outro lado, o número de NIS brasileiros que utilizam tecnologias em suas soluções ainda é incipiente, dificultando a capacidade de resolução dos problemas e de escalabilidade das soluções. Nessa direção, o esforço científico-empreendedor desse trabalho gravitou no desenvolvimento de uma metodologia de inovação aberta a ser aplicada na criação de proposta de valor para geração de NIS tecnológicos. A partir de ativos de propriedade intelectual e da inovação frugal, com base na abordagem de design thinking e em ferramentas práticas para inovação, foi estruturado um passo a passo para geração de uma proposta de valor para NIS, partindo de uma situação-problema e chegando em uma solução escalável. Para a validação do processo, a metodologia desenvolvida foi aplicada em algumas situações-problema de um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas, que busca assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos. Os dados da experiência evidenciaram a viabilidade da Fruggy em configurar-se como uma metodologia de criação de proposta de valor para Negócios de Impacto Social Tecnológicos.
Abstract: The UN Development Programme report (2014) highlights the growth of social economical inequality in all the parts of the world. Among the initiatives in order to mitigate this scenario, are the Social Impact Businesses. According to a mapping done by Pipe.Social, a platform which operates in the Brazilian Social Impact ecosystem, between 2017 and 2019 there was a 73% growth of enterprises in this sector. In the other hand, the number of Social Impact Businesses that uses technology on their solutions is very low, imposing a challenge for scalability and problem-solving capacity. In that direction, the scientific-entrepreneurial effort of this paper is to develop a methodology of open innovation applied for the creation of value proposition to generate technological Social Impact Businesses. From intellectual property assets and frugal innovation, based on the design thinking approach and practical tools for innovation, a step by step process was structured in order to create a value proposition for a possible Social Impact Business, starting from a situation-problem and ending up with a scalable solution. To validate the process, the methodology was applied in a situation-problem from one of the UN Sustainable Development Goals/2030 Agenda, which sought to assure the supply of clean water and sanitation to all. The data showed the viability of Fruggy as a methodology for the creation of value proposition to generate Social Impact Businesses.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27516
Appears in Collections:MPCTI - Mestrado profissional em Ciência, Tecnologia e Inovação

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