Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27518
Title: Explicações científicas escolares para o conceito de densidade a partir de atividades baseadas na POE (Previsão, Observação e Explicação)
Authors: Medeiros, Julianne Gabrielle Tavares de
Keywords: Explicação cientifica;Prever-Observar-Explicar;Ensino de Química;Densidade
Issue Date: 24-Jul-2019
Citation: MEDEIROS, Julianne Gabrielle Tavares de. Explicações científicas escolares para o conceito de densidade a partir de atividades baseadas na POE (Previsão, Observação e Explicação). 2019. 89f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Portuguese Abstract: A explicação científica é considerada uma habilidade importante a se trabalhar na área de ensino de ciências não somente por sua presença nas salas de aulas ao trabalhar no processo para a compreensão de conteúdos, como também com o estímulo de outras habilidades cognitivas. Ao considerar como uma habilidade a ser desenvolvida no contexto na sala de aula, propomos em nosso estudo investigar o uso da estratégia didática baseada na Previsão-Observação-Explicação (POE), para a elaboração de explicações cientificas escolares em uma atividade experimental sobre o conceito de densidade. A pesquisa foi aplicada com alunos de uma escola pública estadual de uma turma do primeiro ano do curso técnico de segurança do trabalho integrado ao nível médio. A coleta de dados foi realizada por meio da gravação de áudio e vídeo das aulas, além dos registros realizados pelos alunos durante a execução da atividade e os diários de campo que serviram para as observações diretas consideradas relevantes. Ao fim da intervenção, que durou aproximadamente três encontros em que o primeiro foi uma abordagem teórica e os outros dois foram atividades experimentais, pudemos realizar algumas análises do discurso oral e das respostas escritas pelos grupos de estudantes, a partir de elementos da análise textual discursiva, à luz do modelo pragmático ilocutivo de explicação e também nos apoiando em contribuições que emergiram durante discussões no grupo de estudos Argumentação em Ensino de Ciências da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Como resultados, observamos que a atividade contribuiu para a incorporação de alguns elementos explicativos pelos estudantes, embora os estudantes não tenham sido orientados explicitamente sobre um modelo estrutural para esta ação. Além disso, outros aspectos importantes foram despertados, como a interação entre os estudantes, questionamentos, curiosidades, onde a negociação envolvida na atividade proporcionou o estímulo a reflexão e maior empenho na resolução da atividade.
Abstract: Scientific explanation is considered an important ability to work in the field of science education not only by its presence in classrooms when working on the process for understanding contents, but also with the stimulation of other cognitive abilities. In considering as a skill to be developed in the context in the classroom, we propose in our study to investigate the use of the didactic strategy based on Prediction-ObservationExplanation (POE), for the elaboration of scientific explanations in an experimental activity on the concept of density. The research was applied with students from a state public school of a first-year class of integrated technical safety course at the intermediate level. The data collection was done through audio and video recording of the classes, besides the records made by the students during the execution of the activity and the field diaries that served for the direct observations considered relevant. At the end of the intervention, which lasted approximately three meetings in which the first was a theoretical approach and the other two were experimental activities, we were able to perform some analysis of the oral discourse and the written responses by the student groups, from elements of the discursive textual analysis , in the light of the pragmatic illocutionary model of explanation and also supporting us in contributions that emerged during discussions in the study group Argumentation in Teaching of Sciences of the Federal University of Rio Grande do Norte. As results, we observed that the activity contributed to the incorporation of some explanatory elements by the students, although the students were not explicitly oriented on a structural model for this action. In addition, other important aspects were awakened, such as the interaction among students, questions, curiosities, where the negotiation involved in the activity provided the stimulus for reflection and greater commitment to solve the activity.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27518
Appears in Collections:PPECM - Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Explicaçõescientíficasescolares_Medeiros_2019.pdf2.45 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.