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Título: O testemunho do cuidado de si no presente: modos de sujeição na mídia evangélica
Autor(es): Torres, João Victor Costa
Orientador: Gomes, Adriano Lopes
Palavras-chave: Linguística aplicada;Discurso;Testemunho;Subjetividade;Cuidado de si
Data do documento: 8-Mar-2019
Referência: TORRES, João Victor Costa. O testemunho do cuidado de si no presente: modos de sujeição na mídia evangélica. 2019. 164f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Resumo: Esta pesquisa, situada no campo de estudos da Linguística Aplicada (L.A), objetiva analisar como ocorre a produção de subjetividade e os modos de sujeição nos testemunhos de fé da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), quando essas narrativas de si discursivizam uma “experiência de felicidade”. Para isso, busca apoio no momento derradeiro das análises de Michel Foucault (1984, 1985, 2010c), isto é, o instante ético. Os cinco testemunhos que compuseram o corpus estão localizados no espaço virtual, em um canal particular da IURD na internet. A metodologia, de natureza qualitativa, delineada por meio da Análise do Discurso (AD), teve como ponto de partida a noção de cuidado de si, resgatada por Foucault (1984, 1985, 2010c). Partindo do pressuposto da descontinuidade, oferece uma chave de inteligibilidade para o gênero discursivo testemunho de fé, por meio de quatro prescrições analíticas: a ruminação, a bifurcação, a vitrine discursiva e a incitação. O exame chega a algumas inferências, quais sejam: os modos de sujeição, embora distintos, compartilham de uma concepção antitrágica e dialética da existência. As condutas circunscrevem o desejo à falta e não à produção. Essa perspectiva deu àquelas subjetividades um traço de dependência do outro. O modo empresarial ou de capital humano, ancorado no lastro da teologia da prosperidade, também se torna presente nas narrativas, especialmente na enunciação de uma felicidade de bem-estar pessoal. As tecnologias do eu, como a ideia de sacrifício e jejum, tem atualização pelos diagramas do poder. Elas despontam pelas vias do consumo, do acúmulo e pelo desejo de recompensa. Finalmente, as imagens identitárias ou narcísicas – apoiadas em sua maioria, pela esteira da produtividade e pelo desejo de uma felicidade crônica – produziram outro acabamento nos fenômenos da parrhesia, da conversão e da salvação, temas ancestrais do cuidado de si.
Abstract: This research, located in the field of studies of Applied Linguistics (A.L.), aims at analyzing how the production of subjectivity and the modes of subjection occur in the testimonies of faith in the Universal Church of the Kingdom of God (IURD), when these narratives of themselves discursive an experience of happiness. To this end, this research seeks support in the last moment of Michel Foucault's analysis, that is, the ethical moment. The five testimonies that compose the corpus are located in the virtual space, in a particular channel of the IURD on the internet. The methodology, of a qualitative nature, delineated through Discourse Analysis (AD), had as its starting point the notion of self-care, rescued by Foucault (1984, 1985, 2010c). Starting from the presupposition of discontinuity, this research offers a key of intelligibility for the discursive genre of faith, by means of four analytical prescriptions: rumination, bifurcation, discursive showcase and incitement. In fact, this exam comes to some inferences: the modes of subjection, although distinct, share an antitragic and dialectical conception of existence. The conducts circumscribe desire to failure and not production. This perspective gave these subjectivities a trace of dependence on the other. The business or human capital mode, anchored in the ballast of theology of prosperity, also becomes present in the narratives, especially in the enunciation of a happiness of personal well-being. The technologies of the self, such as the idea of sacrifice and fasting, have update by the diagrams of power. They emerge by the ways of consumption, accumulation, and the desire for reward. Finally, identity or narcissistic images, supported in their majority by the maturity of productivity and the desire for chronic happiness, have produced another finish in the phenomena of parrhesia, conversion and salvation, ancestral themes of self-care.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27540
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