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Title: Avaliação da habilidade de comunicação dos estudantes de medicina para o aconselhamento pré-teste HIV no pré-natal de alto risco
Authors: Rodrigues, Larissa Cynthia César
Keywords: Profissionalismo;Competência clínica;Cuidado pré-natal;Soropositividade para HIV
Issue Date: 3-Dec-2018
Citation: RODRIGUES, Larissa Cynthia César. Avaliação da habilidade de comunicação dos estudantes de medicina para o aconselhamento pré-teste HIV no pré-natal de alto risco. 2018. 67f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: As Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Medicina preconizam a ênfase na habilidade de comunicação para o profissionalismo do egresso em todas as áreas da formação médica. Promover o desenvolvimento da habilidade de comunicação efetiva para a competência clínica representa um desafio para a educação médica. O presente estudo objetivou contribuir para o desenvolvimento da habilidade de comunicação durante a formação médica por meio de estratégia de ensino e aprendizagem que utilizou como ferramenta o aconselhamento pré-teste HIV no pré-natal. Trata-se de estudo com métodos mistos sequenciais e abordagem qualitativa. Trinta estudantes do Internato em Tocoginecologia participaram de consulta simulada, gravada em áudio e video, direcionada para conhecimentos específicos e habilidades para comunicação efetiva no tema. Uma estratégia de feedback individual que contou com a análise conjunta do vídeo e avaliação de critérios estabelecidos no checklist objetivou o caráter formativo da avaliação e o estímulo à habilidade reflexiva sobre as necessidades de aprendizagem, com alto grau de satisfação por parte dos estudantes. A autopercepção dos estudantes sobre sua participação na estratégia foi avaliada por meio das técnicas de Análise de Conteúdo Temática Categorial sugerindo a potencialidade do método para os objetivos propostos. A análise geral dos dados revela um baixo desempenho, sobretudo quanto aos conhecimentos específicos necessários à comunicação efetiva para o aconselhamento pré-teste HIV no pré-natal. Formar médicos hábeis para a comunicação efetiva pressupõe a valorização e o desenvolvimento de estratégias de ensino e aprendizagem especificamente planejadas para esse fim inseridas em seus currículos de graduação.
Abstract: The Brazilian National Curriculum Guidelines for medical undergraduate courses underscores the emphasis on communication skills for recently graduated professionals in all areas of medical education. Promoting the development of effective communication skills for clinical competence poses a challenge for medical education. The present study aims to contribute to the development of communication skills during medical education through a teaching and learning strategy that uses prenatal HIV pre-test counseling as a tool. This is a study with sequential mixed methods and qualitative approach. Thirty students from the Internship in Tocoginecology participated in simulated consultation, and in recorded audio and video, were directed to specific knowledge and skills for effective communication in the theme. An individual feedback strategy that included the joint analysis of the video and evaluation of established criteria in the checklist aimed at the formative character of the evaluation and the stimulus to the reflexive ability on the learning needs, with a high degree of satisfaction on the part of the students. The students' self-perception about their participation in the strategy was evaluated through the techniques of Categorical Thematic Content Analysis, suggesting the potential of the method for the proposed objectives. The general analysis of the data reveals a poor performance, especially regarding the specific knowledge required for effective communication for prenatal HIV pre-test counseling. Training qualified physicians for effective communication presupposes the appreciation and development of teaching and learning strategies specifically designed for this purpose inserted in their undergraduate curricula.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27689
Appears in Collections:MPEENSA - Mestrado Profissional em Ensino na Saúde

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