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Title: Questões sociocientíficas: uma abordagem metodológica na formação inicial e continuada de professores de ciências da natureza
Authors: Carvalho, Julyana Cardoso
Keywords: CTS;QSC;Ensino de Ciências;Formação de professores
Issue Date: 23-May-2019
Citation: CARVALHO, Julyana Cardoso. Questões sociocientíficas: uma abordagem metodológica na formação inicial e continuada de professores de ciências da natureza. 2019. 117f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Portuguese Abstract: Refletir sobre educação ultrapassa a discussão referente aos conteúdos elencados como específicos para cada nível escolar ou acadêmico. Nesse sentido, a Educação Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) objetiva alfabetizar cientificamente cidadãos e enfatiza a necessidade de pensar em atitudes e valores que devem ser desenvolvidos à prática cidadã. Desta forma, os educandos são movidos à elaboração de posicionamentos críticos frente aos fenômenos que os cercam. Nesta perspectiva, os estudos que contemplam as relações CTS no mundo atual nos níveis da reflexão ética e nas novas tendências educativas consideram a relevância de Questões Sociocientíficas (QSC). Estas, por sua vez, pertencendo ao enfoque CTS possibilitam a aprendizagem de significados científicos, sociais e culturais para a formação de professores de Ciências. Considerando tais direcionamentos, este trabalho busca contribuir com a formação inicial e continuada de professores de Ciências da Natureza, por meio da elaboração de QSC em momentos formativos. O percurso metodológico incluiu oficinas voltadas à formação inicial e continuada de professores. Para tanto, a presente investigação possui caráter qualitativo e assume a técnica da Observação Participante. Os instrumentos para coleta de dados configuraram-se em: Questionário Inicial, Material de Apoio para a elaboração de QSC, Questionário Final e diários de campo. Tais procedimentos, de acordo com a metodologia da Análise de Conteúdo, culminaram na elaboração de categorias a priori para análise dos dados da pesquisa. Como resultado das oficinas, foi possível identificar pouco conhecimento formal quanto ao Campo de Estudos CTS e sua aplicabilidade à área da Educação. Através do contato com a abordagem metodológica das QSC, os sujeitos de pesquisa refletiram sobre suas práticas futuras e/ou atuais em sala de aula, no sentido de reconhecer a necessidade de extrapolar os conteúdos disciplinares e trabalhar o processo de ensino-aprendizagem com significado para a vida. A inclusão de QSC, no contexto da formação de professores, apresenta-se como um direcionamento metodológico que tem o potencial de refletir sobre a prática docente e aperfeiçoar saberes disciplinares a fim de atender as necessidades formativas dos sujeitos na sociedade contemporânea.
Abstract: Reflecting on education goes beyond the discussion regarding the contents listed as specific for each school or academic level. In this respect, the ScienceTechnology-Society Education (STS) aims to scientifically literate citizens and emphasizes the need to think about attitudes and values that should be developed to citizen practice, in order to enable students to position themselves critically in the face of the phenomena that surround them. In this perspective, the studies that contemplate the STS relations in the world today in the levels of ethical reflection and in the new educational tendencies, consider the relevance of the Socioscientific Issues (SSI). These, in turn, when associated to the STS approach enable the learning of scientific, social and cultural meanings for the formation of science teachers. Considering these orientations, this work seeks to contribute to the initial and continuous formation of teachers of Natural Sciences, through the elaboration of SSI in formative moments. The methodological course included workshops aimed at initial and ongoing teacher training. Therefore, the present research has a qualitative nature and assumes the Participant Observation technique. The instruments for data collection were configured in: initial questionnaire, support material for the construction of SSI, evaluation material and field diaries. These procedures, according to the Content Analysis methodology, culminated in the elaboration of a priori categories for the analysis of the research data. As results of the Workshops, it was possible to identify little formal knowledge regarding the STS Field of Studies and its applicability to the Education area. Through the contact with this knowledge, the research subjects were able to reflect on their future and/or current practices in the classroom, in order to recognize the need to extrapolate the disciplinary contents and to work the process of teaching and learning with meaning for life. In this way, the inclusion of SSI in the context of teacher training is presented as a methodological orientation that has the potential to re-signify the disciplinary contents in order to meet the training needs of the subjects in contemporary society.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27705
Appears in Collections:PPECM - Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

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