Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/27706
Título: O uso das TICs como estratégia para promover o conhecimento em Tabela Periódica
Autor(es): Rodrigues, Irivan Alves
Orientador: Santos, Luciene da Silva
Palavras-chave: Tabela Periódica;TICs;Jogos educativos digitais
Data do documento: 1-Jul-2019
Referência: RODRIGUES, Irivan Alves. O uso das TICs como estratégia para promover o conhecimento em Tabela Periódica. 2019. 172f. Dissertação (Mestrado Profissional em Química - Profqui) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Resumo: A evolução tecnológica tem trazido grandes impactos positivos para o ambiente escolar. Este processo norteia o ensino e aprendizagem por meio das tecnologias da informação e comunicação (TICs) que possibilita aos professores a utilização das diversas ferramentas e abordagens educacionais. A busca por alternativas metodológicas para melhorar a eficácia do processo de ensino e aprendizagem em relação ao conteúdo Tabela Periódica, tornando-os mais prazeroso para os professores e alunos em sala de aula, foi o foco desse estudo. A utilização de jogos digitais, com caráter educativo, foi a estratégia aplicada para potencializar a qualidade do resultado, pois por meio dos recursos oferecidos pelos jogos, o aprender adquire um viés lúdico, que possibilita um processo de ensino e aprendizagem mais dinâmico e agradável. Nesse contexto, este trabalho buscou discutir a importância das TICs e contribuir para a melhoria do ensino-aprendizagem do conteúdo Tabela Periódica, com a utilização de estratégias metodológicas por meio de jogos educativos digitais, que incentivassem o aprendizado dos alunos envolvidos. Estas foram aplicadas em uma escola pública estadual, da cidade Santa Rita-PB, para duas turmas de primeiro ano do ensino médio. A metodologia foi desenvolvida com uma sequência de atividades, por meio de aulas expositivas, uso de mídias educacionais eletrônicas em celulares/computadores e de questionários contendo perguntas abertas e fechadas, aplicadas ao tema. A utilização dos recursos digitais neste trabalho, como proposta pedagógica, visou complementar a tradicional metodologia de ensino, para a construção do conhecimento dos participantes de forma interativa, bem como promover o desenvolvimento de habilidades e raciocínio. As TICs utilizadas possibilitaram aulas motivadoras e dinâmicas para os alunos, os quais obtiveram ganhos significativos de aprendizagem e eficiência do tempo para a resolução de problemas envolvendo a temática sobre Tabela Periódica. Os dados mostraram que, depois de fazer usos dos jogos digitais, o percentual médio na quantidade de acertos das questões abordando o conteúdo Tabela Periódica passou de 71,0% para 90,4%. Como resultado deste trabalho foi elaborada uma cartilha didático-pedagógica como produto educacional, direcionada aos professores de Química do ensino médio e áreas afins.
Abstract: The technological evolution has brought great positive impacts to the school environment. This process guides teaching and learning through information and communication technologies (ICTs) that enable teachers to use the various educational tools and approaches. The search for methodological alternatives to improve the effectiveness of the teaching and learning process in relation to the Periodic Table content, making them more enjoyable for teachers and students in the classroom, was the focus of this study. The use of digital games, with an educational character, was the strategy applied to enhance the quality of the result, because through the resources offered by the games, learning acquires a playful bias, which enables a more dynamic and pleasant teaching and learning process. In this context, this work sought to discuss the importance of ICTs and to contribute to the improvement of teaching learning of the Periodic Table content, using methodological strategies through digital educational games that encourage the learning of the students involved. These were applied in a state public school, in the city of Santa Rita-PB, for two first-year high school classes. The methodology was developed with a sequence of activities, through lectures, use of electronic educational media in cell phones/computers and questionnaires containing open and closed questions, applied to the theme. The use of digital resources in this work, as a pedagogical proposal, aimed at complementing the traditional teaching methodology, to construct the knowledge of the participants in an interactive way, as well as to promote the development of skills and reasoning. The ICTs used provided motivating and dynamic classes for the students, which obtained significant gains in learning and time efficiency for solving problems involving the topic of Periodic Table. The data showed that, after making use of digital games, the average percentage in the number of correct answers to the questions addressing the Periodic Table content went from 71.0% to 90.4%. As a result of this work, a didactic-pedagogical primer was developed as an educational product, aimed at teachers of High School Chemistry and related areas.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27706
Aparece nas coleções:PROFQUI - Mestrado Profissional em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
UsoTICsestratégia_Rodrigues_2019.pdf8,48 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.