Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27754
Title: Natureza da ciência por meio de narrativas históricas: os debates sobre a natureza da luz na primeira metade do século XIX
Authors: Oliveira, Rilavia Almeida de
Keywords: Natureza da Ciência (NDC);História e Filosofia da Ciência (HFC);Narrativa histórica;Natureza da luz
Issue Date: 2-Aug-2019
Citation: OLIVEIRA, Rilavia Almeida de. Natureza da ciência por meio de narrativas históricas: os debates sobre a natureza da luz na primeira metade do século XIX. 2019. 231f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Portuguese Abstract: No contexto das pesquisas da área de ensino de ciências que defendem a História e a Filosofia da Ciência (HFC) como abordagem didática para problematizar aspectos da Natureza da Ciência (NDC) no ensino, este trabalho parte das seguintes questões: Como a interface entre episódio histórico e temas de NDC pode ser materializada a partir da construção de narrativas históricas? Quais as potencialidades e dificuldades de trabalhar temas da NDC a partir de narrativas históricas? Como narrativas históricas podem fomentar a discussão e compreensão de temas da NDC? Mais especificamente, objetivou-se investigar as potencialidades e limitações de trabalhar temas de NDC com professores de Física em formação inicial, a partir de narrativas históricas, tomando como base os debates sobre a natureza da luz no início do século XIX. Nesse intuito, inicialmente, foram analisados estudos sobre a natureza da luz na primeira metade do século XIX, especificamente com referência aos contextos francês e britânico, a partir de fontes primárias e secundárias, buscando-se compreender o episódio histórico e seus aspectos conceituais e epistemológicos. Na sequência, buscou-se investigar como o episódio histórico estudado pode contribuir para a discussão de temas da NDC no ensino de física. A partir da interface entre episódio histórico e temas da NDC, foi construída uma narrativa histórica como ferramenta para a discussão de temas de NDC na formação de professores. Na parte empírica da pesquisa, foi elaborada uma intervenção didática que buscou problematizar temas de NDC a partir da narrativa histórica construída. A intervenção foi realizada em um componente curricular do curso de Licenciatura em Física da Universidade Estadual da Paraíba. Para obtenção dos dados foram utilizados questionários, entrevistas, gravações em áudio das discussões ocorridas em sala e registro das notas de campo da professora-pesquisadora após as aulas. A análise dos dados forneceu indicativos de que a narrativa histórica construída com base no episódio histórico contribuiu para a problematização efetiva de diversos temas da NDC. A maioria dos alunos apresentou uma boa compreensão acerca dos temas de NDC problematizados ao longo da proposta. No entanto, a intervenção também evidenciou a complexidade envolvida em problematizar concepções sobre NDC dos estudantes – futuros professores em formação.
Abstract: In the context of research in the area of science teaching that advocates History and Philosophy of Science (HPS) as a didactic approach to problematizing aspects of the Nature of Science (NOS) in teaching, this thesis starts from the following questions: How does the interface between historical episode and themes of NOS can be materialized from the construction of historical narratives? What are the potentialities and difficulties of working on NOS themes from historical narratives? How can historical narratives foster the discussion and understanding of NOS issues? More specifically, the objective was to investigate the potentialities and limitations of working on themes of NOS with Physics teachers in initial/undergraduation formation, starting from historical narratives, based on the debates about the nature of light in the early nineteenth century. With this aim, studies were initially carried out on the nature of light in the first half of the 19th century, specifically with reference to the French and British contexts, from primary and secondary sources, in order to understand the historical episode and its conceptual and epistemological aspects. In the sequence, we sought to investigate how the historical episode studied can contribute to the discussion of themes of the NOS in Physics teaching. From the interface between historical episode and themes of NOS, a historical narrative was constructed as a tool for the discussion of themes of NOS in teacher training. In the empirical part of the research, a didactic intervention was elaborated that sought to problematize NOS themes from the constructed historical narrative. The intervention was carried out in a curricular component of the Licentiate Degree in Physics of the State University of Paraíba. In order to obtain the data, questionnaires, interviews, audio recordings of the discussions held in the classroom and recording of field notes by the teacher-researcher after the lessons were used. The analysis of the data provided indications that the historical narrative built from the historical episode contributed to the effective problematization of several themes of the NOS. The majority of the students presented a good understanding about the themes of NOS problematized throughout the proposal. However, the intervention also highlighted the complexity involved in problematizing conceptions about NOS of students - future teachers in training.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27754
Appears in Collections:PPECM - Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Naturezaciênciameio_Oliveira_2019.pdf2,49 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.