Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27789
Title: Uma história do PIBID de Matemática da UERN/Mossoró-RN (2009 - 2018): memórias em um documentário
Authors: Silva, Anelândia Maria da Conceição
Keywords: PIBID;Formação de professores;Ensino da Matemática;Laboratório de Ensino de Matemática;Documentário
Issue Date: 19-Jul-2019
Citation: SILVA, Anelândia Maria da Conceição. Uma história do PIBID de Matemática da UERN/Mossoró-RN (2009 - 2018): memórias em um documentário. 2019. 263f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Portuguese Abstract: O presente estudo refere-se a uma história sobre formação de professores de Matemática, que se deu a partir do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), no período de 2009 a 2018, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) - campus central, localizada na cidade de Mossoró (RN). O PIBID é centrado no Ministério da Educação (MEC), gerenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES), e é direcionado ao fortalecimento da formação inicial de futuros professores, a fim de inseri-los no contexto da Educação Básica, em meio a uma parceria entre universidade e escolas públicas. Elencamos como questão-foco: de que forma as ações/atividades do PIBID-Matemática/UERN, desde a data de criação, em 2009, até 2018 foram planejadas e executadas? Para responder a este questionamento, temos como objetivo geral construir um registro historiográfico acerca das ações realizadas por aqueles que fizeram parte do PIBID de Matemática da UERN, no período de 2009 a 2018. Nossa pesquisa é de abordagem qualitativa com enfoque na História Cultural (CHARTIER, 1990). Consideramos importante contar essa história, uma vez que ela nos revela as atividades que foram desenvolvidas no PIBID de Matemática da UERN, neste período de tempo. Para tanto, realizamos entrevistas com pessoas que vivenciaram o PIBID de Matemática da UERN, a saber: 4 (quatro) Coordenadores de área (3 bolsistas e 1 voluntária), um Supervisor de área, 7 (sete) Bolsistas de iniciação à docência (6 bolsistas e 1 voluntário), uma ex-coordenadora pedagógica, que atuou na escola Estadual Centenário de Mossoró; e uma ex-diretora da Escola Estadual Professor José de Freitas Nobre. Além disso, recorremos a documentos, como por exemplo, Editais do referido Programa, relatórios parciais e semestrais de atividades e, para a análise desses documentos amparamos em Le Goff (2003), o qual salienta a importância que o documento pode proporcionar na sociedade. No mais, em virtude da nossa pesquisa ser advinda de um Mestrado Profissional, é apresentado um documentário, que construímos para ser o nosso Produto Educacional. Ele é intitulado O PIBID de Matemática da UERN: encontros de memórias e tem como finalidade mostrar um pouco a experiência ocasionada naqueles que vivenciaram o PIBID de Matemática, por meio das ações realizadas no período de 2010 a 2018. Esse documentário foi produzido com os depoimentos dos entrevistados mencionados acima, e desejamos que ele seja um importante auxílio para a formação docente. A análise dos dados obtidos mostrou que no subprojeto de Matemática houve participação de bolsistas, que não eram cadastrados, nas três funções mencionadas. Os pibidianos desenvolveram várias ações, a exemplos: produção de artigos; ministraram aulões preparatórios para as turmas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e da Prova Brasil; atuaram em escolas que não eram conveniadas pelo PIBID/UERN; realizaram estudos e produção de materiais didáticos pedagógicos voltados ao Laboratório de Ensino de Matemática (LEM), o que se tornou a marca fundamental dos bolsistas que atuaram neste subprojeto, inclusive colaboraram na implantação de 3 (três) LEM nas escolas conveniadas pelo PIBID/UERN. Realizaram ações extraclasses, como os projetos “Salão de Jogos Matemáticos” e “a volta da Jornada Matemática”. Diante das ações desenvolvidas, resgatou-se a autoestima dos bolsistas de iniciação à docência, a fim de que eles permanecessem no curso de licenciatura em Matemática e, ainda, aproximou os egressos da universidade, o que tornou o curso de licenciatura em Matemática um lugar de destaque na região. Foram muitas as dificuldades, principalmente quanto à estrutura física das escolas conveniadas, para poder colocar em prática determinadas ações, a exemplo, a implantação dos Laboratórios.
Abstract: The present study refers to a history about the formation of mathematics teachers, that occurred from in the Institutional Program Initiation Grant to Teaching Institutional Program Initiation Grant to Teaching (PIBID) (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), in the period from 2009 to 2018, at the State University of Rio Grande do Norte (UERN) (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte) - Central Campus, located in the city of Mossoró (RN). PIBID is centered in the Ministry of Education (MEC) (Ministério da Educação), managed by the Coordination of Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior), and it is concerned with the strengthening of the initial training of future teachers in order to insert them in the context of Basic Education, in a partnership between universities and public schools. We have been focused on the issue: how do the actions/activities of PIBIDmathematics/UERN, since the date of creation, in 2009, until 2018 were planned and executed? In order to answer this question, we have as general objective to construct a historiographical record about the actions performed by those who were part of the UERN Mathematics PIBID, from 2009 to 2018. Our research is a qualitative approach with focus on Cultural history (CHARTIER, 1990). We consider it is important to tell this history, since it reveals the activities that were developed in UERN Mathematics PIBID on this period. For this purpose, we accomplished interviews with people who experienced the UERN Mathematics PIBID, namely: 4 (four) field coordinators (3 scholarship holders and 1 volunteer), a field supervisor, 7 (seven) scholarship holders of initiation to teaching (6 scholarship holders and 1 volunteer), a former pedagogical coordinator, who acted at the State Centenary School of Mossoró (Escola Estadual Centenário de Mossoró); and a former principal at the State School Teacher José de Freitas Nobre (Escola Estadual Professor José de Freitas Nobre). In addition, we have recourse to documents, such as notices of the aforementioned program, partial and half-yearly reports of activities and, for the analysis of these documents we have based on Le Goff (2003), which points out the importance that the document can provide in society. In the further, because of our research originates from a master's degree, a documentary is presented, which we made to be our educational product. It is titled The UERN Mathematics PIBID: Encounters of Memories in order to show a little of the lived experience through the program, by the actions performed in the period from 2010 to 2018. This documentary was produced with the testimonies of the interviewees mentioned above, and we wish it to be an important aid for teacher training. There was a participation of scholarship holders who were not registered in the three (3) mentioned functions. The Pibidians developed several actions, for example: production of articles; they taught preparatory classes for the groups of the Brazilian Mathematical Olympiads of Public Schools (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) (OBMEP), the National High School Examination (Exame Nacional do Ensino Médio) (ENEM) and the Brazilian Test (Prova Brasil); they acted at schools that were not affiliated to PIBID/UERN; they conducted studies and production of pedagogical didactic materials directed to the Mathematics Teaching Laboratory (LEM), which became the fundamental brand of the scholarship holders who worked in this subproject, including they collaborated in the implantation of three (3) LEM in schools affiliated to PIBID/UERN. They performed extracurricular actions, such as the "Mathematical Games Hall" and "The Return of the mathematical Journey". In view of the actions developed, we rescued the self-esteem of the scholarship holders of initiation to teaching, so that they remained in the degree course in Mathematics and also approximated the graduates to the university, which made the undergraduate course in mathematics a prominent place in the region. There were many difficulties, mainly regarding the physical structure of the schools, to be able to put into practice certain actions, for example, the implantation of the Laboratories.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27789
Appears in Collections:PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HistóriaPIBIDmatemática_Silva_2019.pdf4,73 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
ProdutoEducacional_Silva_2019.mp4Reflexão sobre a prática da docência253,19 MBVideo MP4View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.