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Título: Gestão da informação na Pró-Reitoria de Graduação da UFRN: contributo para promoção de uma cultura informacional voltada à transparência ativa
Autor(es): Nunes, Camila Câmara Santiago
Orientador: Barbosa Neto, Pedro Alves
Palavras-chave: Cultura informacional;Transparência ativa;Lei de acesso à informação;Gestão da informação;PROGRAD/UFRN
Data do documento: 30-Ago-2019
Referência: NUNES, Camila Câmara Santiago. Gestão da informação na Pró-Reitoria de Graduação da UFRN: contributo para promoção de uma cultura informacional voltada à transparência ativa. 2019. 125f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Resumo: A publicação da Lei de Acesso à Informação (LAI), no ano de 2011, significou a efetivação do direito de acesso à informação pública no Brasil, já garantido pela Constituição Federal de 1988. A citada norma tem como um dos princípios básicos a transparência ativa, que se configura na divulgação espontânea de informações pela Administração Pública. Em muitas instituições já se percebe o crescimento dessa prática; por outro lado, ainda é necessário que as instituições entendam que uma adequada gestão da informação não é realizada apenas com o uso de modernos sistemas de informação; também é imprescindível uma mudança na cultura informacional das organizações, visando a uma completa adaptação ao novo cenário. Assim, o presente trabalho aborda os temas da cultura organizacional, cultura e comportamento informacional, e suas contribuições, juntamente com a gestão da informação, para o desenvolvimento de uma cultura informacional no processo de atendimento das demandas de acesso à informação que naturalize a transparência ativa na Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Com isso, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar se há uma cultura informacional estabelecida no processo de atendimento das demandas de acesso à informação recebidas pela PROGRAD que contribua para a naturalização da prática de transparência ativa. Para alcançar o objetivo geral, são propostos os seguintes objetivos específicos: a) Descrever o fluxo de informação do processo de atendimento das demandas de acesso à informação; b) Categorizar as informações com maior demanda de acesso e estabelecer categorias informacionais que estimulem a prática da transparência ativa, em cumprimento à LAI; c) Verificar a presença de indicadores de uma cultura informacional no processo de atendimento das demandas de acesso à informação; e, d) Propor ferramentas/instrumentos que promovam a transparência ativa, bem como, contribuam para o desenvolvimento de uma cultura informacional. A pesquisa possui abordagem qualitativa, aplicada e descritiva, configurando-se também como um estudo de caso. Quanto aos instrumentos de coleta de dados, foram realizadas análise de documentos e entrevistas semiestruturadas. Para a análise de dados, utilizou-se o método de análise de conteúdo de Bardin (2011). A partir dos resultados obtidos, percebeu-se que a PROGRAD pratica a transparência ativa de forma incipiente; bem como, que há uma cultura informacional embrionária no processo de atendimento às demandas de acesso à informação. Com isso, elaborou-se a proposta de intervenção, na qual foi sugerido o desenvolvimento de uma seção de perguntas frequentes no site da unidade pesquisada, que possa estimular a transparência ativa e um maior acesso à informação pelo público do órgão. Também foi proposto um conjunto de ações que possam desenvolver a cultura informacional no citado processo de atendimento das demandas.
Abstract: The publication of the Access to Information Law (LAI), in the year of 2011, meant the establishment of the right to access public information in Brazil, already guaranteed by the Brazilian Constitution of 1988. The aforementioned rule presents as basic principle the active transparency which is configured by spontaneous disclosure of information by the Public Administration. In many institutions the expansion of this practice is already noted; on the other hand, institutions need to understand that a proper information management is not accomplished only by using modern information systems; also, change information culture of organizations is fundamental, aiming a full adaptation to a new scenario. Thus, this work approach themes related to organizational culture, information culture and behavior, and also its contributions, along with information management, to develop an information culture in the process to meet the demands of access to information that naturalizes the active transparency at the Pro-rectory of Graduation (PROGRAD) of the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN). Therefore, this research presents as general objective to analyze if exists an information culture established in the process to meet the demands of access to information received by PROGRAD that contributes to a naturalization of the active transparency practice. In order to achieve the general objective, the following specific objectives are proposed: a) To describe the information flow of the process of meeting the demands of access to information; b) To categorize information with greater demand of access and establish categories of information that encourage the practice of active transparency, according with LAI; c) To verify the presence of indicators of an information culture in the process of meeting the demands of access to information; and d) To suggest tools/instruments that promote active transparency as well as contribute to develop an information culture. The research presents a qualitative approach, applied and descriptive, also configured as a case study. Regarding the data gathering, a document analysis and semistructured interviews were performed. For data analysis, the Bardin`s (2011) method of content analysis was used. The results generated the perception that PROGRAD practices the active transparency in an incipient form; just as exists an embrionary information culture in the process to meet the demands of access to information. Furthermore, an intervention proposal was elaborated, in which was suggested to develop a common questions section in the website of PROGRAD so that can stimulate the active transparency and greater access to information by the public of the agency. Also, an action set that could develop the information culture was proposed in the aforementioned process of meeting the demands.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27856
Aparece nas coleções:PPGCI - Mestrado Profissional em Ciência da Informação

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