Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/27885
Título: A web 2.0 no serviço de referência: Análise do uso nas bibliotecas das universidades federais do nordeste brasileiro
Título(s) alternativo(s): Web 2.0 in the reference service: analysis of the use in libraries from the northeast federal universities brazilian
Autor(es): Pereira, Edinete do Nascimento
Carvalho, Andréa Vasconcelos
Palavras-chave: Web 2.0;Serviço de Referência;Recursos da Web 2.0;Universidades Federais do Nordeste
Data do documento: Set-2012
Referência: PEREIRA, Edinete do Nascimento ; CARVALHO, Andréa Vasconcelos. A web 2.0 no serviço de referência: Análise do uso nas bibliotecas das universidades federais do nordeste brasileiro. Informação & Informação, Londrina, v. 17, n. 3, p. 102 – 124, set./dez. 2012. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/13000. Acesso em:
Resumo: Introdução: Os recursos que compõem a Web 2.0, em conjunto com suas características como a interatividade e o dinamismo podem ser utilizados no Serviço de Referência das bibliotecas, ampliando as possibilidades de interação e estreitando o relacionamento entre o bibliotecário e o usuário, permitindo o compartilhamento de informações, esclarecimento de dúvidas, a troca de ideias e facilitando o processo de disseminação da informação. Objetivos: Analisar a aplicabilidade e o impacto da Web 2.0 no Serviço de Referência de bibliotecas das universidades federais do Nordeste do Brasil. Metodologia: Os procedimentos metodológicos incluem pesquisas bibliográficas pertinentes ao tema e pesquisa de campo. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário a bibliotecas de nove universidades federais do Nordeste, obtendo-se retorno de cinco delas. Os dados obtidos foram analisados de forma qualitativa e quantitativa. Resultados: Os resultados revelam, por um lado, que a maioria das bibliotecas pesquisadas sabe da importância e utiliza recursos da Web 2.0 no Serviço de Referência, especialmente, para atender os usuários. Por outro lado, observa-se que os recursos da Web 2.0 utilizados se limitam a uns poucos tipos, não incluindo recursos que poderiam ter impacto positivo no atendimento e fortalecimento do relacionamento com os usuários. Conclusões: As bibliotecas pesquisadas se encontram num estágio inicial em relação ao uso dos recursos da Web 2.0 no Serviço de Referência. É importante salientar a necessidade de que haja ações de gestão no uso dos recursos 2.0 e que o bibliotecário faça um plano de gestão definindo quais recursos utilizar, que informação disseminar e que objetivos se pretende atingir.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27885
ISSN: 1981-8920
Aparece nas coleções:CCSA - DECIN - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AWebServiçoReferência_Carvalho_2012.pdf308,67 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons