Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27990
Title: O uso das tecnologias midiáticas e o ciclo sono-vigília: uma proposta de ensino para formação inicial de professores
Authors: Silva, Alberson Fagundes da
Keywords: Sono;Saúde;Tecnologia;Formação de professores
Issue Date: 4-Dec-2018
Citation: SILVA, Alberson Fagundes da. O uso das tecnologias midiáticas e o ciclo sono-vigília: uma proposta de ensino para formação inicial de professores. 2018. 121f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: A influência da tecnologia está cada vez mais presente na sociedade contemporânea. Ela modula comportamentos e quando má utilizada pode causar maus hábitos de sono que acarretam prejuízos para a saúde e a aprendizagem. Entre os malefícios causados pela privação de sono podemos citar: o déficit de atenção, a irritabilidade e as dificuldades de memorização que influenciam diretamente na aprendizagem. Diante disto, faz-se necessária a discussão desta problemática nos currículos escolares e na formação de professores. Com base nisto, o objetivo desta pesquisa foi fomentar o ensino de cronobiologia na formação de professores utilizando a problematização como elemento motivador para a promoção de hábitos saudáveis de sono e aplicação em sala de aula. A metodologia adotada neste estudo foi a pesquisa qualitativa e o tratamento dos dados se deu por meio da análise qualiquantitativa. O público alvo foi um grupo de 30 licenciandos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Natal/ RN). O percurso metodológico foi desenvolvido seguindo 3 etapas: I) elaboração de um produto educacional voltado para formação de professores com ênfase na saúde e cidadania II) aplicação da oficina “Ligar ou desligar? Os impactos das tecnologias midiáticas no ciclo sono vigília” para licenciandos do curso de biologia; III) avaliação das potencialidade e limitações do produto educacional. Apesar de 62% dos licenciandos afirmarem compreender o conceito de ritmo biológico, a maioria associou este conceito apenas ao ciclo sono-vigília. Foram identificadas concepções alternativas em relação ao cronotipo. A maioria dos estudantes utiliza o celular, o computador e a TV no quarto, após as 21 horas. Além disso, a duração diária destes recursos soma cerca de 14h, na semana e no fim de semana. Eles reconheceram os malefícios do uso inadequado das tecnologias midiáticas e sinalizaram que o gerenciamento de tempo no uso desses recursos seria uma solução para o problema. A oficina foi avaliada positivamente e culminou na elaboração de uma unidade didática direcionada ao ensino básico, sendo ela um produto educacional desta pesquisa.
Abstract: The influence of technology is increasingly present in contemporary society. It modulates behaviors and when poorly used can cause poor sleep habits that lead to health and learning impairments. Among the harms caused by sleep deprivation we can mention: attention deficit, irritability and memory difficulties that directly influence learning. In view of this, it is necessary to discuss this problem in school curricula and teacher training. Based on this, the objective of this research was to promote the teaching of chronobiology in teacher training using the problematization as motivating element for the promotion of healthy habits of sleep and application in the classroom. The methodology used in this study was the qualitative research and the treatment of the data was done through the qualitative-quantitative analysis. The target audience was a group of 30 undergraduates from the Institutional Scholarship Program of the Federal University of Rio Grande do Norte (Natal / RN). The methodological course was developed following 3 stages: I) elaboration of an educational product aimed at training teachers with emphasis on health and citizenship II) application of the workshop "On or off? The impacts of media technologies on the sleep wake cycle "for biology course graduates; III) evaluation of the potentialities and limitations of the educational product. Although 62% of the graduates say they understand the concept of biological rhythm, most of them associate this concept only with the sleep-wake cycle. Alternative conceptions regarding chronotype were identified. Most students use their cell phone, computer and TV in the bedroom after 9 pm. In addition, the daily duration of these resources is about 14 hours, week and weekend. They recognized the harms of inappropriate use of media technologies and signaled that time management in the use of these features would be a solution to the problem. The workshop was evaluated positively and culminated in the elaboration of a didactic unit directed to basic education, being an educational product of this research.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27990
Appears in Collections:PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Usotecnologiasmidiáticas_Silva_2019.pdf3,67 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
ProdutoEducacional_Silva_2018.pdfUnidade didática para professores de ciências e biologia2,3 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.