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Título: Identificação e caracterização do perfil de erros e dificuldades de aprendizagem nas questões de estatística e probabilidade das provas de matemática do ENEM nos anos de 2013 a 2016 dos aprovados na primeira chamada do SISU para ingressar na UFRN
Autor(es): Pontes, Jailson da Costa
Palavras-chave: Estatística e probabilidade;Erros;Dificuldades de aprendizagem;ENEM
Data do documento: 26-Ago-2019
Referência: PONTES, Jailson da Costa. Identificação e caracterização do perfil de erros e dificuldades de aprendizagem nas questões de estatística e probabilidade das provas de matemática do ENEM nos anos de 2013 a 2016 dos aprovados na primeira chamada do SISU para ingressar na UFRN. 2019. 198f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Resumo: As pesquisas sobre erros e dificuldades na aprendizagem da matemática têm avançado nas últimas décadas para possibilitar uma melhor aprendizagem dos estudantes no processo de ensino em ambiente escolar. O objetivo desta pesquisa consiste em estudar o perfil dos erros e dificuldades de aprendizagem dos conteúdos de Estatística e Probabilidade nas provas de matemática do ENEM dos anos de (2013 a 2016) dos estudantes aprovados na primeira chamada do SISU para ingressar na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Foram identificados os erros e dificuldades de aprendizagem em relação a esses conteúdos que constituíram as questões das provas do ENEM nos anos analisados. Com as reflexões de pesquisadores como Radatz (1979; 1980), Cury (1988; 1994; 2007; 2008), Socas (1997), Borasi (1985; 1987), Rico (1995), Pochulu (2004) e Brousseau (1976) apresentamos os erros e as dificuldades na aprendizagem matemática. Para apresentar erros mais específicos correlatos à área da estatística e probabilidade utilizamos pesquisadores como Batanero (1998; 2000), Batanero; Godino; NavarroPelayo (2001), dentre outros. O estudo apresentado nesta tese configura-se na identificação e caracterização do perfil de erros associados às dificuldades de aprendizagem sobre o tema “conhecimentos de estatística e probabilidade” das provas do ENEM dos anos de 2013 a 2016 a partir dos relatórios da seção de Estatística da COMPERVE/UFRN. Como metodologia foram priorizadas as análises das questões das provas para associar o erro do distrator mais sinalizado a hipóteses explicativas de dificuldades de aprendizagem. Obtivemos como resultados em relação ao perfil socioeconômico que a quantidade de aprovados entre as escolas públicas e privadas aumentou entre os anos estudados; a Região Nordeste obteve o maior percentual de candidatos aprovados em relação às demais; a faixa etária predominante é de jovens com idade entre 18 a 20 anos e o gênero masculino deteve maior percentual de aprovação. Em relação à cor/raça, se apresenta com maior percentual a parda e a modalidade de ensino médio mais evidente é o ensino regular. Em relação ao perfil de desempenho identificou-se que em 2015 as questões 149 e 158, tomando por base a prova amarela, tiveram o índice de acertos mais baixos com 8,8% e 10% respectivamente; na identificação e caracterização dos erros, identificamos as competências, habilidades, sub-habilidades e conteúdo específico para cada questão e, na sequência, analisamos as tabelas e gráficos. Fizemos o gabarito/descritor encontrando a solução para cada questão e depois com os quatro distratores identificamos os erros associados. Apresentamos esses erros em tabela e utilizamos a tipologia clássica de Radatz (1979). Os resultados sinalizam a necessidade de uma revisão das questões didático-metodológicas inerentes ao ensino desse tema para os quais as dificuldades na aprendizagem se apresentaram.
Abstract: The investigations on errors and difficulties in the learning of mathematics, have advanced in the last decades to allow a better learning of the students in the teaching process in the school environment. The objective of this research is to study the profile of the errors and learning difficulties of the contents of Statistics and Probability in the ENEM mathematics tests of the years (2013 to 2016) of the students approved on the first call of the SISU to enter in the Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). The errors and learning difficulties in relation to these contents that constituted the questions of ENEM tests during the analyzed years were identified. The reflections of researchers as Radatz (1979; 1980), Cury (1988; 1994; 2007; 2008), Socas (1997), Borasi (1985; 1987), Rico (1995), Pochulu (2004) e Brousseau (1976), present the errors and difficulties in mathematical learning. Already researchers in the area of statistics and probability, such as: Batanero (1998; 2000), Batanero; Godino; NavarroPelayo (2001), among others, gift more specific errors for that content. The study presented in this thesis is based on the identification and characterization of the error profile associated with the learning difficulties on the subject "knowledge of statistics and probability" of the ENEM tests from the years of 2013 to 2016, based on the reports of the Statistics section of the COMPERVE/UFRN. As a methodology, the analysis of the tests was prioritized to associate the error of the most indicated distractor with explanatory hypotheses of learning difficulties. The results were: socioeconomic profile, the number of approved between public and private schools were increasing between the years studied, the northeast region in relation to the others obtained the highest percentage of successful candidates, The predominant age group is 18 to 20 years old and the gender with the highest percentage is male. Regarding color/race, if it is brown, the most obvious modality of high school is regular education; the theme "knowledge of statistics and probability in the descending order in the third place; the performance profile, in 2015, issues 149 and 158 that had the lowest hit rate with, 8.8% and 10% respectively; In the identification and characterization of errors, we identify competencies, skills, sub-skills and specific content for each question, then we analyze the tables and graphs. We did the feedback/descriptor, finding the solution for each question and then with the four distractors, we identified the associated errors. We present these errors in table and we use the classic typology of Radatz (1979). The results indicate the need for a didactic-methodological review of the teaching of this subject for which learning difficulties are presented.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28114
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