Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/28153
Título: "O reino de Deus no coração dos homens": o programa de educação política da Arquidiocese de Natal (1972-1977)
Autor(es): Oliveira Neto, Cláudio Correia de
Orientador: Peixoto, Renato Amado
Palavras-chave: Arquidiocese de Natal;Movimento de Natal;Programa de Educação Política;Concilio do Vaticano II;Colusão
Data do documento: 2-Set-2019
Referência: OLIVEIRA NETO, Cláudio Correia de. "O reino de Deus no coração dos homens": o programa de educação política da Arquidiocese de Natal (1972-1977). 2019. 109f. Dissertação (Mestrado em História) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Resumo: A Arquidiocese de Natal após a Segunda Guerra Mundial começa a despontar no cenário regional, nacional e internacional como celeiro de uma experiência progressista que influencia todo o pensamento católico. O Movimento de Natal (1943-1989) é uma das primeiras iniciativas da Igreja no enfrentamento prático das desigualdades socais e um novo modelo de Igreja estava sendo teorizado e praticado, uma cosmovisão que estava atrelada ao espaço que foi gerado e que orientava as ações dos sujeitos, incluindo às de cunho político. O Golpe de 1964 aumenta a repressão sobre o Movimento de Natal, o que só fez com que ele aproximasse cada vez mais de outros grupos também reprimidos, notadamente os de tendências marxistas. A partir do período que se inicia no Concilio do Vaticano II (1962) e é reforçada com a 2ª Conferência Geral do Episcopado Latino Americano em Medellín (1968), a opção pela justiça social, a sua guinada à esquerda se torna mais explícita. Neste contexto, a Arquidiocese de Natal realiza um esforço visando traduzir nos esforços do Movimento de Natal as ideias desenvolvidas no Concílio do Vaticano II e na Conferência de Medellín, expressando-as na criação do Programa de Educação Política (PEP). A pesquisa que aqui propomos é utilizar o PEP como um estudo de caso na intenção de perceber a recepção do Concílio Vaticano II e da Conferência de Medellín a partir da colusão entre marxismo e catolicismo e os seus efeitos na vida dos católicos da zona rural da Arquidiocese de Natal. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001.
Abstract: La Arquidiócesis de Natal después de la Segunda Guerra Mundial está comenzando a emerger en la escena regional, nacional e internacional como un granero de una experiencia progresiva que influye en todo el pensamiento católico. El Movimiento de Natal (1943-1989) es una de las primeras iniciativas de la Iglesia en la confrontación práctica de las desigualdades sociales y se estaba teorizando y practicando un nuevo modelo de la Iglesia, una visión del mundo que estaba vinculada al espacio generado y que guió las acciones de la Iglesia. temas, incluidos los de naturaleza política. El golpe de estado de 1964 se sumó a la represión del movimiento navideño, que solo lo acercó cada vez más a otros grupos reprimidos, especialmente a los de las tendencias marxistas. Desde el período que comienza en el Concilio del Vaticano II (1962) y se refuerza con la 2da Conferencia General del Episcopado Latinoamericano en Medellín (1968), la opción por la justicia social, su giro hacia la izquierda se hace más explícito. En este contexto, la Arquidiócesis de Natal se esfuerza por traducir en los esfuerzos del Movimiento de Natal las ideas desarrolladas en el Concilio Vaticano II y la Conferencia de Medellín, expresándolas en la creación del Programa de Educación Política (PEP). La investigación que proponemos aquí es utilizar el PEP como un estudio de caso para comprender la recepción del Concilio Vaticano II y la Conferencia de Medellín de la colusión entre el marxismo y el catolicismo y sus efectos en la vida de los católicos en la archidiócesis rural. Natal Este trabajo se realizó con el apoyo de la Coordinación de Mejoramiento del Personal de Educación Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamiento 001.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28153
Aparece nas coleções:PPGH - Mestrado em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ReinoDeuscoração_OliveiraNeto_2019.pdf946,98 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.