Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/28165
Título: Perfil sociodemográfico dos estudantes concluintes do ensino superior no Brasil em 2017
Autor(es): Bezerra, Adriel Felipe de Araújo
Orientador: Aguirre, Moises Alberto Calle
Palavras-chave: Capital cultural;Desigualdades educacionais;Ensino superior
Data do documento: 27-Ago-2019
Referência: BEZERRA, Adriel Felipe de Araújo. Perfil sociodemográfico dos estudantes concluintes do ensino superior no Brasil em 2017. 2019. 137f. Dissertação (Mestrado em Demografia) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Resumo: A educação brasileira passou por um período de expansão cuja cobertura do ensino fundamental ultrapassou os 95% na década de 1990. Na outra ponta do sistema educacional, o ensino superior experimentou uma expansão substantiva a partir do final da década de 1990 e, sobretudo, nos anos 2000. Embora o número de vagas e ingressantes tenha aumentado, o de concluintes não acompanhou proporcionalmente essa tendência. Na verdade, há registro até de uma queda no número de concluintes. Por outro lado, as políticas de incentivo do crescimento do sistema de ensino superior deram suporte a uma noção mercantil da educação, privilegiando o ramo privado – que ocupa mais de 80% do ensino superior brasileiro. Essa questão abre espaço para a discussão sobre a existência de uma real democratização do ensino superior ou para sua massificação. A literatura sugere que os estudantes do ensino superior podem ter um condicionamento quanto à escolha do curso (acesso), desempenho, permanência e promoção (conclusão) relativo à sua origem social, situação econômica, gênero e raça/cor. Dessa forma, o capital cultural e econômico provenientes do pertencimento a determinada classe social pode influenciar a capacidade dos indivíduos no sentido de limitar sua liberdade de escolha e possibilidades objetivas de alcançar uma promoção educacional, como é a proposta de um sistema de ensino democrático. Para sustentar essa discussão, o presente trabalho tem o objetivo de traçar o perfil sociodemográfico da população de estudantes concluintes de cursos de ensino superior por meio da utilização da base de dados do ENADE 2017. Com base nos conceitos de capital cultural e econômico é possível traçar o perfil dos estudantes de graduação que sejam concluintes de seus cursos através do método Grade of Membership (GoM), que calcula o pertencimento a determinados perfis e com grau variado de pertencimento, de acordo com a lógica dos conjuntos difusos. Entre os resultados, percebeu-se que os indivíduos com menor capital cultural, menor capital econômico e, em geral, de instituições privadas de ensino superior têm uma menor participação na condição de concluintes ao passo que indivíduos com capital cultural e econômico elevados e de instituições de ensino superior públicas têm maior participação na condição de concluintes, melhor desempenho no exame do ENADE e suporte institucional (bolsas acadêmicas, auxílios, oportunidades na participação em atividades no exterior, etc.). Por fim, espera-se dar subsídio a políticas de combate às desigualdades educacionais.
Abstract: The brazilian education underwent a period of expansion which coverage of elementary education exceeded 95% in the 1990s. At the other edge of the education system, higher education experienced a substantial expansion from the end of the 1990s and, especially, during 2000s. Although the number of chairs and admission increased, the number of graduates did not proportionately follow this trend. Actually, there is even a record of a decline in the number of graduates. On the other hand, policies to stimulate the growth of the higher education system have supported a commercial notion of education, favoring the private sector – which occupies more than 80% of Brazilian higher education. This issue opens space for the discussion about the existence of a real democratization of higher education or for its massification. The literature suggests that higher education students can be conditioned on the choice of course (access), performance, permanence and promotion (conclusion) regarding their social origin, economic situation, gender and race/color. Thus, cultural and economic capital from belonging to a particular social class can influence the capacity of individuals to limit their freedom of choice and objective possibilities of achieving an educational promotion, such as the defined by the proposal of a democratic education system. In order to support this discussion, the present work has the objective of outlining the sociodemographic profile of the population of students completing higher education courses through the use of ENADE database (2017). Based on the concepts of cultural and economic capital, it is possible to trace the profile of undergraduate students who are graduating from their courses with the Grade of Membership (GoM) method, which calculates their membership in certain profiles and with varying degrees of belonging, according to the logic of fuzzy sets. Among the results, it was noticed that individuals with lesser cultural capital, lower economic capital and, in general, from private higher education institutions have a lower participation as concluding undergraduates while individuals with elevated cultural and economic capital and from public higher education institutions have higher participation as graduates, perform better in ENADE exam and have institutional support (scholarships, grants, opportunities to participate in international activities and so forth). Finally, one hopes to give subsidy to policies to combat educational inequalities.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28165
Aparece nas coleções:PPGDEM - Mestrado em Demografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Perfilsociodemográficoestudantes_Bezerra_2019.pdf2,14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.