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Title: Instalação de geossintéticos em pavimentos flexíveis com CBUQ: danos de instalação
Other Titles: Installation of geosynthetics on flexible pavements with CBUQ: installation damage
Authors: Azevedo, Letícia Maria Macêdo de
Keywords: Danos de instalação;Pavimentos flexíveis;Geossintéticos;Ensaio de tração uniaxial
Issue Date: 27-Jun-2019
Citation: AZEVEDO, Letícia Maria Macêdo de. Instalação de geossintéticos em pavimentos flexíveis com CBUQ: danos de instalação. 2019. 117f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Portuguese Abstract: Meio essencial para a locomoção de pessoas e cargas em todo território, o transporte rodoviário ganha destaque no ramo social e econômico. No entanto, com as aplicações de recursos insuficientes na infraestrutura, esta passa a apresentar patologias que necessitam ser sondadas, como também os mecanismos que as originaram, para a escolha de alternativas de restauração ou prevenção adequadas. Assim, com o objetivo de aumentar a vida útil do pavimento e proporcionar aos usuários condições de trafegabilidade eficientes preenchendo os requisitos de conforto, economia e segurança, foram desenvolvidas tecnologias das quais pode-se destacar o uso dos reforços nas obras viárias. Os geossintéticos vêm ganhando espaço na pavimentação por minimizarem o tempo de execução, custos e até impactos ambientais. Todavia, se manuseados de maneira inadequada ou submetidos a agentes externos, os materiais poliméricos podem manifestar desempenhos insatisfatórios durante a vida útil. Diante deste cenário, esta pesquisa foi desenvolvida em um trecho urbano no conjunto Brasil Novo do bairro Pajuçara na cidade de Natal-RN com o objetivo de averiguar os danos térmico e mecânico ocasionados nos geossintéticos em uma obra de pavimentação e comparar os resultados obtidos com os disponibilizados na literatura, uma vez que a maioria dos estudos são realizados em laboratórios. Então, amostras de diferentes tipos de geossintéticos foram expostas a alta temperatura do CBUQ e a atividade de compactação sendo, posteriormente, exumadas e submetidas a ensaios de tração uniaxial. Com isso, alguns quesitos antes e após o dano foram avaliados e comparados: resistência à tração, deformação, coeficiente de variação, módulo de rigidez e fator de redução. Logo, pôde-se concluir que ao submeter geossintéticos aos danos existentes em uma obra de pavimentação, de maneira geral, há diminuição na força de tração e na deformação e, além disso, alguns fatores de redução expressaram valores maiores que os disponibilizados na literatura.
Abstract: An essential means for locomotion of people and cargoes throughout the territory, the road transport gains an important role in the social and economic field. However, the low investment in infrastructure causes it to develop pathologies that need to be inspected, as well as the mechanisms that originated them, so the proper restoration or prevention alternatives can be chosen. Aiming to extend the service life of the pavement and to provide for users efficient trafficability conditions that meet comfort, economy and safety requirements, technologies have been developed and the use of reinforcement in road construction can be highlighted. Geosynthetics has increasingly been used in pavements due to reduction of time execution, costs and even environmental impacts. Nevertheless, if improperly handled or subjected to external agents, polymeric materials may exhibit unsatisfactory performance during its service life. Accordingly, this research was developed in an urban area of Natal, Rio Grande do Norte, in order to investigate the thermal and mechanical damages in geosynthetics in a pavement construction and compare the results obtained with the available literature data, since most of the studies are performed in laboratories. Therefore, samples with different types of geosynthetics were exposed to high temperature of the CBUQ and to compaction activity and then exhumed and tested by means of uniaxial tensile tests. Thereby, tensile strength, strain, coefficient of variation, secant tensile modulus and reduction factor were evaluated and compared before and after the damage. The results showed that subjecting geosynthetics to damages as those occurring in a pavement construction, in general, a decrease in tensile strength and strain is observed. Moreover, some reduction factors expressed higher values than those available in the literature.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28286
Appears in Collections:PPEC - Mestrado em Engenharia Civil

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