Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/28397
Title: Produção escrita no ensino/aprendizagem de inglês como língua estrangeira no contexto de uma escola particular de Natal, RN: uma pesquisa-ação em pedagogia do gênero
Authors: Braga, Corina Furtado Braúna
Advisor: Cooper, Jennifer Sarah
Keywords: Ciclo de ensino/aprendizagem;Pedagogia de gênero;Escola de Sydney;Descrição
Issue Date: 5-Jul-2019
Citation: BRAGA, Corina Furtado Braúna. Produção escrita no ensino/aprendizagem de inglês como língua estrangeira no contexto de uma escola particular de Natal, RN: uma pesquisa-ação em pedagogia do gênero. 2019. 228f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Portuguese Abstract: Este trabalho caracteriza-se como uma pesquisa-ação (TRIPP, 2005) e visa investigar o efeito da implementação do Ciclo de Ensino/ aprendizagem desenvolvido por Rose e Martin (2012) e Rose (2015), nesse caso aplicado no ensino/aprendizagem da compreensão e produção escrita de aprendizes da língua inglesa como língua estrangeira (ILE). A pesquisa foi realizada em um programa bilíngue de uma escola particular em Natal, RN. O foco da pesquisa está em atividades de produção escrita, em categorias específicas – contextuais, discursivas e gramaticais. O arcabouço teórico se baseia primeiramente nos conceitos da Linguística Sistêmico Funcional (LSF) de Halliday e Matthiessen (2004, 2014) e seguidores da Escola de Sydney, e da Teoria de Gênero e Registro (TGR) (MARTIN; ROSE, 2008; 2012) oriunda da LSF, além da Pedagogia de Gênero (PG) elaborada nos conceitos da TGR. Foram considerados também trabalhos implementados internacionalmente pela perspectiva da Escola de Sydney de Rose e Martin (2012). Estas práticas pedagógicas se baseiam também no ensino explícito teorizado por Bernstein (1975). Seguindo os métodos de pesquisa-ação, perante os desafios do ensino/aprendizagem da produção escrita em ILE no contexto desta escola particular, elaboramos uma intervenção pedagógica sistematizada pelo Ciclo de Ensino/ aprendizagem, (ROSE, 2015), da produção escrita de um gênero factual, do tipo ‘descrição’, da pintura Christina's world, de Andrew Wyeth (1948). Analisamos as produções escritas a partir das categorias de avaliação incluídos no Ciclo de Ensino/ aprendizagem (ROSE, 2015). Dados gerados das produções escritas dos 19 alunos, participantes da intervenção pedagógica com o CEA, de duração de um mês, mostram um aumento nos escores em geral, e particularmente nas categorias contextuais – estágios, fases, além da categoria gráfica de apresentação. Além disso, este instrumento de avaliação da escrita, com um conjunto de categorias que salienta aspectos específicos de cunho contextual e discursivo, além dos gramaticais, fomentou uma ampla visão e desenvolvimento nestes aspectos. Resultados mostram que a intervenção prática pedagógica representa uma melhoria na prática pedagógica da professora-pesquisadora e no contexto escolar da pesquisa. Trabalhos futuros podem incluir um estudo longitudinal e o uso de outros gêneros discursivos e tipos de textos.
Abstract: This study is characterized as an action research (TRIPP, 2005), and aims to investigate the effect of the implementation of the Teaching/ Learning Cycle developed by Rose and Martin (2012) and Rose (2015), in this case applied to the teaching/learning of reading and writing of English as a Foreign Language (EFL). The research was carried out in a bilingual program at a private school in Natal, RN. The focus of the research is on the development of elements of student writing within specific contextual, discursive and grammatical categories. The theoretical framework is mainly based on the concepts of the Systemic Functional Linguistics (SFL) of Halliday e Matthiessen (2004, 2014) and followers from the Sydney School. It is also based on Theory of Genre and Register (TGR) (MARTIN; ROSE, 2008; 2012) derived from LSF, as well as Genre Pedagogy (PG) developed from the concepts of TGR. International studies from the perspective of the Sydney School of Rose and Martin (2012) were also considered. These pedagogical practices are based also on the theory of explicit teaching developed by Bernstein (1975). Following the methods of action research, faced with the challenges of teaching/learning writing in EFL in the context of this private school, we developed a pedagogical intervention systematized by the Teaching/ Learning Cycle, (ROSE, 2015), for writing the factual genre, ‘description’, about the painting Christina's world, by Andrew Wyeth (1948). We analyzed the writing production based on the assessment categories included in the Teaching/ Learning Cycle (ROSE, 2015). Data generated from the writing of the 19 students who participated in the pedagogical intervention with the Teaching/ Learning Cycle, which was carried out over a period of one month, showed an increase in the writing scores in general, and particularly in the contextual categories of genre stages and phases, as well as in the graphic category of presentation. In addition, this writing assessment instrument, with its set of categories that highlights specific contextual and discursive categories, rather than merely grammatical, fostering a broad awareness and targeted development of these aspects through explicit teaching. Results indicate that this practice contributed to an improvement in the teaching practice of the teacher researcher and in the scholastic environment of the research context. Future work includes a longitudinal study and the use of other discursive genres and types of texts.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28397
Appears in Collections:PPGEL - Mestrado em Estudos da Linguagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Producaoescritaensinoaprendizagem_Braga_2019.pdf14.4 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.