Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/28456
Título: Cultura maker: uma nova possibilidade no processo de ensino e aprendizagem
Autor(es): Azevêdo, Luciana de Sousa
Orientador: Gomes, Apuena Vieira
Palavras-chave: Cultura maker;Tecnologia da informação e comunicação;Ensino e aprendizagem;Sequência didática
Data do documento: 20-Nov-2019
Referência: AZEVÊDO, Luciana de Sousa. Cultura maker: uma nova possibilidade no processo de ensino e aprendizagem. 2019. 100f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Resumo: A tecnologia da informação e comunicação, quando bem aplicada, facilita o aprendizado, tornandose assim, uma ferramenta considerada com um grande potencial no processo de ensino e aprendizagem, pois ela proporciona ao aluno a construção do seu próprio conhecimento de forma ativa e colaborativa. Fundamentada no construcionismo de Papert, surge a Cultura Maker, que apresenta a proposta de uma educação baseada em competências como pensamento criativo, resolução de problemas, comunicação, cooperação e colaboração. Esta pesquisa busca investigar como a Cultura Maker pode proporcionar uma aprendizagem mais significativa no processo de ensino e aprendizagem por meio da aplicação de uma sequência didática. Sendo assim, tem como objetivo geral analisar o uso da Cultura Maker com os alunos do quinto ano do Ensino Fundamental por meio da utilização de uma sequência didática com abordagem em Matemática; e como objetivos específicos, elaborar uma sequência didática para uso na sala Maker; aplicar a sequência didática com o professor; e identificar as contribuições da Cultura Maker no processo de ensino e aprendizagem. Quanto à natureza, caracteriza-se como uma pesquisa aplicada. A abordagem metodológica é considerada qualitativa e quanto aos objetivos, que possui nuances na pesquisa exploratória e na pesquisa-ação. Para realização da pesquisa foi desenvolvida uma sequência didática e aplicada com os alunos do quinto ano do Ensino Fundamental. Após a aplicação da sequência didática os alunos responderam a um questionário com perguntas fechadas e o professor a um com perguntas abertas. Em seguida, foi realizada uma entrevista com o professor e os alunos mais participativos. A pesquisa foi realizada em uma escola particular, situada em Parnamirim/RN, que possui uma sala Maker e onde a pesquisadora atua. A investigação destaca que o uso da sala Maker atrelado ao uso da sequência didática, fomenta a autonomia, o trabalho colaborativo, incentiva a resolução de problemas, o pensamento crítico, o engajamento dos estudantes e o gerenciamento do tempo, possibilitando assim, o desenvolvimento de habilidades que não são trabalhadas no ensino tradicional. Com isso, o desenvolvimento de projetos práticos, através da Cultura Maker, pode oportunizar o protagonismo do aluno no processo de ensino e aprendizagem, tornando a Cultura Maker um caminho possível para ser desenvolvido no sistema educacional vigente.
Abstract: The information and communication technology, when well applied, facilitates learning, thus becoming a tool with great potential in the teaching and learning process, as it provides students with the ability to actively and collaboratively build their own knowledge. Based on Papert's constructionism, the Maker culture emerges, which presents the proposal of an education based on skills such as creative thinking, problem solving, communication, cooperation and collaboration. This research seeks to investigate how Maker culture can provide more meaningful learning in the teaching and learning process through the application of a didactic sequence. Thus, its general objective is to analyze the new possibilities of using the Maker Culture with students of the fifth year of elementary school through the use of a didactic sequence with approach in mathematics; and as specific objectives, to elaborate a didactic sequence for use in the Maker room; to apply the didactic sequence with the teacher; and to identify the contributions of Maker culture to the teaching and learning process. In relation to its nature, it is characterized as an applied research. The methodological approach can be considered qualitative, and in relation to the objectives, it can be said that it has nuances in exploratory and action research. In order to carry out the research, a didactic sequence was developed and applied with the students of the fifth year of elementary school. After the application of the didactic sequence, the students answered a questionnaire with closed questions and the teacher answered one with open questions. Then an interview was conducted with the teacher and the most participative students. The research was conducted in a private school, located in Parnamirim, which has a Maker room and it is where the researcher works. The research highlights that the use of the Maker room linked to the use of the didactic sequence fosters autonomy, collaborative work, encourages problem solving, critical thinking, student engagement and time management. Thus enabling the development of skills that are not worked on in traditional education. The research highlights that the use of the Maker room linked to the use of the didactic sequence, fosters autonomy, collaborative work, encourages problem solving, critical thinking, student engagement and time management, thus enabling the development of skills that are not worked on in traditional education. Therefore, the development of practical projects, through the Maker culture, can make the student's role in the teaching and learning process an opportunity, making the Maker culture a possible way to be developed in the current educational system.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28456
Aparece nas coleções:PPgITE - Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Culturamakernova_Azevedo_2019.pdf6,16 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.