Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/28571
Título: Ensino da cirurgia ambulatorial ao graduando de medicina no âmbito da Atenção Primária à Saúde
Autor(es): Freitas, Edson da Silva
Orientador: Medeiros, Paulo José de
Palavras-chave: Procedimentos cirúrgicos ambulatoriais;Educação de Graduação em Medicina;Materiais de ensino;Modelos educacionais
Data do documento: 11-Set-2019
Referência: FREITAS, Edson da Silva. Ensino da cirurgia ambulatorial ao graduando de medicina no âmbito da Atenção Primária à Saúde. 2019. 76f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Resumo: Introdução: as diretrizes curriculares nacionais brasileiras para os cursos de graduação em Medicina estimulam o ensino pautado em competências, o que representa um desafio na área da cirurgia, em que predominam as abordagens tradicionais em formato de aula (aprendizagem passiva). No âmbito do ensino da atenção primária à saúde, há necessidade de aquisição de competências em pequenos procedimentos ambulatoriais, que não estavam contemplados nos currículos das disciplinas e internato em medicina da família e comunidade da instituição proponente. Objetivos: sistematizar o ensino da cirurgia ambulatorial no Internato de Medicina de Família e Comunidade (IMFC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e comparar o desempenho discente utilizando esse novo modelo educacional com o modelo tradicional de ensino. Métodos: o estudo é caracterizado como quase-experimental, exploratório e analítico. Envolveu alunos egressos do nono período do curso de Medicina do quinto ano da UFRN, nos semestres 2018.1 (grupo controle) e 2018.2 (grupo intervenção), e contou com equipe colaboradora de alunos e residentes como monitores/atores, além do grupo de avaliadores formados por preceptores e professores do curso de Medicina e do IMFC. O percurso metodológico envolveu várias etapas como estruturação dos campos de prática; treinamento dos preceptores; elaboração de videoaulas; disponibilização de modelos de bancada padronizados em silicone para o ensino; aula teórico-prática; estimulação à realização de procedimentos nos campos de prática; e elaboração de estações simuladas de avaliação. Instrumentos baseados na Avaliação Objetiva Estruturada de Habilidade Técnica (OSATS) foram utilizados para avaliação do desempenho dos alunos nas estações. A avaliação foi aplicada inicialmente ao grupo controle e posteriormente ao grupo intervenção. Para análise estatística dos dados, foram escolhidos o teste T de student, para as variáveis contínuas, e o teste Qui Quadrado de Pearson, para as variáveis categóricas. Considerou-se o nível de significância de p <0,05. Resultados: o grupo controle teve participação de 100% dos alunos no OSATS e o grupo intervenção, de 68,6% (35 dos 51 alunos). A média de idade foi semelhante (24,5 vs 25,3 anos, p=0,497), com predomínio do sexo masculino em ambos os grupos (59,5% vs 60%, p=0,996). O escore geral de desempenho do grupo intervenção foi superior ao grupo controle (5,44 (DP ±1,75) vs 3,15 (DP ±1,47), p<0,001). Quando considerada a proporção de escores com nível de competência (acima de 5,0), com escores insuficientes (abaixo de 5,0), observamos um número maior de alunos com competência adquirida na realização de procedimentos cirúrgicos ambulatoriais (PCA) no grupo intervenção quando comparado ao controle (57,1% vs 9,5%, p<0,001). O estudo permitiu a disponibilização de videoaulas em site da internet, o aprimoramento de modelos de bancada de empresa parceira do projeto, um modelo de aula teórico-prática sistematizado, o desenvolvimento de estações de simulação de PCA, além do aumento de procedimentos em pacientes nas unidades básicas de saúde. Conclusões: o estudo permitiu a sistematização do ensino da cirurgia ambulatorial no IMFC da UFRN por meio do desenvolvimento de métodos de ensinoaprendizagem e avaliação de alguns procedimentos cirúrgicos ambulatoriais, como também constatou o ganho de competência do grupo intervenção por meio de análise comparativa.
Abstract: Introduction: Brazilian national curricular guidelines for undergraduate Medical courses encourage competency-based learning, which represents a challenge in the area of surgery, where traditional educational approaches, providing information in lecture format (passive learning), are predominant. In the scope of primary health care teaching, there is a need to acquire skills in minor surgical ambulatory procedures, which were not included in the curricula of subjects and internship in family and community medicine of the proposing institution. Objectives: To systematize the teaching of ambulatory surgery in the Internship of Family and Community Medicine (IMFC, as per its Portuguese acronym) at the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN) and to compare the student performance using this new educational model in relation to the traditional one. Methods: The study is characterized as quasi-experimental, exploratory and analytical. It involved students from the fifth year of UFRN Medical College in the first half of 2018 (control group) and second half of 2018 (intervention group) and had a collaborative team of students and residents as monitors/actors, as well as a group of evaluators consisted of preceptors/professors working in IMFC. The methodological course involved several steps such as: structuring the fields of practice; preceptors training; preparation of video lessons; provision of standardized silicone bench models for teaching; theoretical and practical class; stimulation to the accomplishment of procedures in the practice fields and elaboration of simulated evaluation stations. Instruments based on Objective Structured Assessment of Technical Skills (OSATS) were used to assess student performance in the stations. The evaluation was initially applied to the control group and, subsequently, to the intervention group. Statistical analysis was performed using Student’s t-test for continuous variables and Pearson’s Chi-square test for categorical variables. We considered the significance level of p <0.05. Results: The control group had 100% participation of students in OSATS and the intervention group had participation of 68.6% (35 of 51 students). The mean age was similar (24.5 vs 25.3 years, p=0.497), with male predominance in both groups (59.5% vs 60%, p=0.996). The overall performance score of intervention group was higher than the control group (5.44 (SD ± 1.75) vs 3.15 (SD ± 1.47), p <0.001). When considering the proportion of competence level scores (above 5.0) with insufficient scores (below 5.0), we noted a higher number of students with acquired competence in performing ambulatory surgical procedures (ASP) in the intervention group, when compared to the control (57.1% vs 9.5%, p <0.001). The study has allowed us to assess video classes on the Internet domain, the improvement of bench models of the project partner company, which is a systematized theoretical-practical class model, the development of ASP simulation stations, besides the increase of procedures in patients assisted in basic health units. Conclusions: The study has allowed us to systematize the teaching of ambulatory surgery at the IMFC of UFRN through the development of teaching-learning methods and the evaluation of some ambulatory surgical procedures, and also found improvements of competence in the intervention group through comparative analysis.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28571
Aparece nas coleções:MPEENSA - Mestrado Profissional em Ensino na Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ensinocirurgiaambulatorial_Freitas_2019.pdf2,32 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.