Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/29262
Título: A expressividade do gesto musical: perspectivas para a práxis performática a partir de Inner World, de Carl Vine
Autor(es): Sales, Abraão Portes
Orientador: Presgrave, Fábio Soren
Palavras-chave: Gesto musical;Inner World;Carl Vine;Música eletroacústica;Violoncelo
Data do documento: 13-Dez-2019
Referência: SALES, Abraão Portes. A expressividade do gesto musical: perspectivas para a práxis performática a partir de Inner World, de Carl Vine. 2019. 49f. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Resumo: Esta pesquisa apresenta uma reflexão por parte do autor acerca do conceito de gesto musical e sua aplicação em seus diversos aspectos como elemento expressivo de importância vital na construção da performance a partir do estudo e performance da peça Inner World, de Carl Vine, para violoncelo e sons eletrônicos. Essa reflexão é fundamentada em uma análise de elementos composicionais e indicações marcadas na partitura; além de uma série de experiências de performance realizadas para diferentes públicos, que serviram de laboratório para a aplicação dos conceitos. Apesar do foco ser a performance, este trabalho não se limita a abordar o gesto musical apenas no âmbito de movimentos corporais do intérprete, mas também no campo da composição e análise com fins interpretativos.
Abstract: This research presents thoughts of its author on the concept of musical gesture and its application in many aspects as an important element for bulding a performance after the study and performance of the piece “Inner World”, by Carl Vine, for cello and eletronic sounds. Then, there is a gestural analysis that considers compositional elements and others indications presented on the score, besides a series of performances that served to aply the concepts. Despite being on the field of performance, this article is not limited to approach the musical gesture on the range of body movements of the interpreter during the performance, but also in the perspective of composition and analises with interpretatives aims.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29262
Aparece nas coleções:PPGMUS - Mestrado em Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Expressividadegestomusical_Sales_2019.pdf2,4 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.