Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29291
Title: Análise do comportamento do aluno do ensino a distância e seu estilo de aprendizagem
Authors: Costa, Roberto
Souza, Gustavo
Castro, Thales
Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros
Keywords: Educação a distância;Análise de correlação;Estilos de aprendizagem;Padrão de comportamento;Ambiente Virtual de Aprendizagem
Issue Date: 2019
Publisher: Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
Citation: COSTA, Roberto Douglas; SOUZA, G. F. ; CASTRO, T. B. ; VALENTIM, R.A.M . Análise do comportamento do aluno do ensino a distância e seu estilo de aprendizagem. Tecnologia e cultura - CEFET/RJ, v. 1, p. 84-91, 2019. Disponível em: http://www.cefet-rj.br/attachments/article/195/revista34(1).pdf. Acesso em: 15 jun. 2020.
Portuguese Abstract: O ensino a distância associado ao uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) como ferramentas de interação entre o aluno e o educador tornou-se um grande nicho de pesquisa em todo o mundo. As técnicas para melhorar a eficácia da aprendizagem nos AVAs buscam encontrar relações entre o progresso pedagógico e os recursos tecnológicos educacionais disponíveis nesses ambientes. Nesse contexto, este trabalho procurou associar a teoria dos estilos de aprendizagem ao comportamento dos estudantes em ensino a distância, observando suas interações com o Ambiente Virtual de Aprendizagem e tentando associá-las ao seu estilo de aprendizagem, identificado com o Questionário de Estilos de Aprendizagem Honey-Alonso (CHAEA). Os resultados mostram que não há correlação entre esses elementos, o que pode evidenciar, na verdade, ausência de consistência entre essas teorias.
Abstract: Distance learning associated with the use of Virtual Learning Environments (VLE) as tools for interaction between the learner and the educator has become a large research niche throughout the world. Techniques for improving effectiveness of learning in VLEs seek to find relations between pedagogical progress and educational technological resources available at the VLEs. In this context, this work has sought to associate the theory of Learning Styles with the behavior of the students in Distance Learning. By observing their interactions with the Virtual Learning Environment and trying to associate them with their learning style, identified with the Honey-Alonso Learning Styles Questionnaire (CHAEA). The results show that there is no correlation between these elements, which may evidence, actually, absence of consistency between these theories.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29291
ISSN: 14148498
Appears in Collections:CT - DEB - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnáliseComportamentoAluno_Valentim_2019.pdf1,12 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.