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Título: Educação profissional no âmbito de uma instituição de ensino superior: uma proposta de regulamentação
Autor(es): Souto, Laura Medeiros
Orientador: Rosário, José Orlando Ribeiro
Palavras-chave: Educação profissional;Regulamento;Legalidade;Instituição de Ensino Superior (IES)
Data do documento: 14-Mai-2020
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SOUTO, Laura Medeiros. Educação profissional no âmbito de uma instituição de ensino superior: uma proposta de regulamentação. 2020. 109f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Processos Institucionais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
Resumo: A Educação Profissional; modalidade da Educação Básica, também é ofertada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) por meio de suas quatro Unidades Acadêmicas Especializadas (UAEs); Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ), Escola de Música (EMUFRN), Escola de Saúde (ESUFRN) e Instituto Metrópole Digital (IMD) que assim realizam Cursos Técnicos de Nível Médio. Para assessorá-las em matérias relacionadas aos processos acadêmicos e administrativos inerentes à exequibilidade desses cursos, bem como, aos demais órgãos executivos e administrativos da UFRN, há na estrutura organizacional da Reitoria a Secretaria de Educação Básica, Técnica e Tecnológica (SEBTT); órgão executivo responsável pelo planejamento, acompanhamento e avaliação de políticas, projetos, programas e atividades realizadas no âmbito das Unidades de Educação Básica, Técnica e Tecnológica da UFRN. Inserido nesse contexto, o presente estudo apresenta um diagnóstico quanto à regulação da Educação Profissional no âmbito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com o objetivo de propor uma regulamentação para os Cursos Técnicos de Nível Médio. Para este fim foram estudados documentos institucionais e externos e analisadas informações e dados gerados por meio de dois questionários estruturados com questões fechadas direcionados aos profissionais que operacionalizam os processos acadêmicos e administrativos nessas UAEs. Dessa forma, a análise de conteúdo se consubstancia em estudo documental e estatística descritiva à luz de um conceito jurídico (Legitimidade), um princípio jurídico do Direito Administrativo (Segurança Jurídica) e de quatro princípios da Administração Pública (Legalidade, Moralidade, Eficiência e Publicidade), constituindo-se em pilar sob o qual se assenta a concepção do produto proposto.
Abstract: Professional Education, Basic Education modality is also offered by Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) through its four Specialized Academic Units (SAUs); Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ), School of Music (EMUFRN), School of Health (ESUFRN) and Instituto Metrópole Digital (IMD) that has thus carried out Technical Courses in Medium Level. Furthermore, there is in the organizational structure from Rectory, the Secretariat of Basic, Technical and Technological Education (SBTTE), executive body responsible for planning, monitoring and evaluating policies, projects, programs and activities carried out within the scope of UFRN's Basic, Technical and Technological Education Units in order to assist them in matters related to the academic and administrative processes inherent to the feasibility of these courses, as well as to the other executive and administrative bodies of UFRN. Inserted in this context, this study has presented a diagnosis regarding the regulation of Professional Education in the scope of UFRN, with the objective of proposing a regulation for the Technical Courses of Medium Level. To this end, institutional and external documents were studied analyzed information and data generated by means of two structured questionnaires with closed questions addressed to the professionals who have operationalized the academic and administrative processes in these SAUs. Therefore, the content analysis is embodied in a documentary study and descriptive statistics in the light of a legal concept (Legitimacy), a principle of Law (Legal Security) and four principles of Public Administration (Legality, Morality, Efficiency and Advertising), constituting a pillar on which the design of the proposed product is based.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29549
Aparece nas coleções:PPGGPI - Mestrado Profissional em Gestão de Processos Institucionais

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