Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29553
Title: Processo de efetivação do servidor: estudo acerca da avaliação dos servidores em estágio probatório em uma unidade acadêmica
Authors: Fernandes, Suziane Rodrigues Bezerra
Keywords: Eficiência;Avaliação de desempenho;Estágio probatório;Desenvolvimento de pessoas
Issue Date: 27-May-2020
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: FERNANDES, Suziane Rodrigues Bezerra. Processo de efetivação do servidor: estudo acerca da avaliação dos servidores em estágio probatório em uma unidade acadêmica. 2020. 81f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Processos Institucionais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
Portuguese Abstract: A avaliação do desempenho humano no trabalho vem recebendo crescente destaque nas práticas de gestão. No âmbito do serviço público federal, a avaliação especial de desempenho é obrigatória durante o período de estágio probatório, ou seja, nos três primeiros anos em que o servidor está se adaptando ao novo cargo. O objetivo da pesquisa é investigar se o processo de avaliação de desempenho dos servidores submetidos ao estágio probatório na Escola Agrícola de Jundiaí tem funcionado como momento formador para a função pública. Para tanto, o presente estudo contemplou abordagens quantitativa e qualitativa. Em relação aos instrumentos de coleta de dados, realizou-se pesquisa bibliográfica, análise documental e elaboração de questionários aplicados junto aos servidores técnico-administrativos e docentes. Após análise dos dados coletados, obtiveram-se informações que subsidiarão o desenvolvimento de políticas institucionais que aperfeiçoem o processo de avaliação e acompanhamento dos servidores submetidos ao estágio probatório na Unidade Acadêmica Especializada em Ciências Agrárias - Escola Agrícola de Jundiaí/UFRN. Além disso, o estudo produziu material institucional em forma de livreto que reúne informações acerca do estágio probatório.
Abstract: The assessment of human performance at work has received increasing prominence in management practices. In the scope of the federal public service, the special performance evaluation is mandatory during the probationary period, that is, in the first three years in which the civil servant is adapting to the new position. The objective of the research is to investigate whether the performance evaluation process of civil servants submitted to the probationary internship at Escola Agrícola de Jundiaí has worked as a formative moment for the civil service. Thus, the present study shows the quantitative and qualitative approaches. Some bibliographic researches, document analysis, and the elaboration of questionnaires applied to technical-administrative servers and teachers were carried out as data collection instruments. After analyzing the collected data, the information obtained will support the development of institutional strategies to improve the process of evaluating and monitoring, in which the servants are submitted to the probationary internship at the Specialized Academic Unit in Agricultural Sciences - Escola Agrícola de Jundiaí/UFRN. In addition, the study produced institutional material, such as a booklet, that gathered information about the probationary stage.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29553
Appears in Collections:PPGGPI - Mestrado Profissional em Gestão de Processos Institucionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Processoefetivacaoservidor_Fernandes_2020.pdf1,18 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.