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Título: Articulação de vozes na escrita do pesquisador em formação: análise de arranjos linguísticos na produção escrita acadêmica
Autor(es): Miranda, Maria Aparecida da Silva
Orientador: Campos, Sulemi Fabiano
Palavras-chave: Escrita acadêmica;Arranjos linguísticos;Alusão;Paráfrase;Simulacro
Data do documento: 18-Jun-2019
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: MIRANDA, Maria Aparecida da Silva. Articulação de vozes na escrita do pesquisador em formação: análise de arranjos linguísticos na produção escrita acadêmica. 2019. 173f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Resumo: Esta pesquisa tem como objeto de estudo arranjos linguísticos que engendram os discursos no processo de produção escrita do pesquisador em formação. Partindo da perspectiva de que a heterogeneidade é fundante em relação à escrita acadêmica, de modo que o escrever vai além da linguagem apreendida pelas palavras e observável na materialidade da língua –, elaborouse a questão de pesquisa: de que modo se constituem os processos de produção escrita acadêmica por meio de arranjos linguísticos vistos pela materialidade da língua? A hipótese é que a produção escrita acadêmica – um processo discursivo que se constitui por meio de arranjos linguísticos que engendram os discursos na escrita de dissertação de mestrado – pode ser observada: ora por meio de paráfrase, ora de alusão, ora de simulacro. A heterogeneidade, que é própria da língua, carrega marcas do outro na materialidade do texto que deixam flagrar o lugar de enunciação do pesquisador em formação. Nosso objetivo geral é investigar como arranjos linguísticos, articulados pelo pesquisador em formação, engendram as diferentes vozes no processo de produção escrita acadêmica. Os objetivos específicos são: a) analisar como o pesquisador em formação, por meio de paráfrase, articula as diferentes vozes no processo de produção escrita acadêmica; b) observar como o pesquisador em formação engendra as vozes na escrita por meio da alusão; c) investigar como se constitui o simulacro, efeito da articulação de vozes por meio da inserção do outro. Fundamentamo-nos em estudos enunciativos de Authier-Revuz (1990; 1998; 2004; 2011) sobre as formas heterogêneas de inserção do outro no discurso pelas formas de alusão e, paráfrase, de Fuchs (1985), e simulacro, de Baudrillard (1981). Tomamos como corpus duas dissertações de mestrado coletadas em programas de pós-graduação da área de Linguística do Portal de Domínio Público. Tratamos metodologicamente os arranjos linguísticos como indícios (GINZBURG, 1981) que deixam ver a articulação de vozes inscritas e categorizar os processos produção de escrita acadêmica. Os resultados confirmam a hipótese levantada e mostram que, pela materialidade da escrita, é possível observar diferentes arranjos linguísticos definidos a partir das formas de articulação do outro mobilizado pelo pesquisador em formação, na escrita de dissertação de mestrado.
Abstract: This research has as study object the linguistic arrangements that engender the discourses in the written production process of the researcher in formation. From the perspective that heterogeneity is fundamental in comparison to academic writing, so that writing goes beyond the language apprehended by words and observable in the language materiality, we elaborate the research question: how are the processes of academic written production constituted through linguistic arrangements seen by the language materiality? Our hypothesis is that academic writing production - a discursive process that is constituted through linguistic arrangements that engender discourses in master’s thesis writing - can be observed: sometimes through paraphrase, sometimes allusion, sometimes simulacrum. The heterogeneity, which is proper to language, carries marks of the other in the text materiality that allows the researcher's place of enunciation to be caught. Our general objective is to investigate how linguistic arrangements, articulated by the researcher in formation, engender the different voices in the process of academic written production. The specific objectives are: a) to analyze how the researcher in formation, through paraphrase, articulates the different voices in the process of academic written production; b) to verify to what extent the way the voices are articulated indicates specificities in the writing of the researcher in formation; c) to investigate how the simulacrum is constituted, the effect of the articulation of voices through the insertion of the other. We base ourselves on Authier-Revuz's (1990; 1998; 2004; 2011) enunciative studies on the heterogeneous forms of insertion of the other into discourse by the forms of allusion, and paraphrase by Fuchs (1985), and Baudrillard's (1981) simulacrum. We take as corpus, two master's thesis, collected in postgraduate programs in the Linguistics area ofthe Public Domain Portal. Methodologically we treat linguistic arrangements as evidence (GINZBURG, 1981) that allow us to see the articulation of inscribed voices and to categorize the processes of academic writing production. The results confirm the hypothesis raised and show that, due to the materiality of writing, it is possible to observe different linguistic arrangements defined from the articulation forms of the other mobilized by the researcher in formation, in the writing of a master's thesis.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/30100
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