Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48244
Título: Aprendizagens autobiográficas: pesquisa-ação-formação com professoras do atendimento educacional hospitalar e domiciliar
Título(s) alternativo(s): Autobiographical learnings: action-formation research with teachers from home and hospital education service
Autor(es): Silva, Andréia Gomes da
Orientador: Passeggi, Maria da Conceição Ferrer Botelho Sgadari
Palavras-chave: Aprendizagens autobiográficas;Pesquisa-ação-formação;Atendimento educacional hospitalar e domiciliar;Formação continuada
Data do documento: 24-Fev-2022
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SILVA, Andréia Gomes da. Aprendizagens autobiográficas: pesquisa-ação-formação com professoras do atendimento educacional hospitalar e domiciliar. 2022. 288f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
Resumo: O atendimento educacional hospitalar e domiciliar (AEHD) visa a garantir a continuidade da escolarização a estudantes que não podem frequentar a escola por sua condição de adoecimento. Como raramente a formação inicial tem contemplado as exigências do exercício da atividade docente no AEHD, essa lacuna passa a exigir uma formação continuada que considere a complexidades das características próprias desse contexto, incluindo as normativas legais. Partindo da hipótese de que nesse contexto as pessoas desenvolveram saberes específicos às suas atividades, a presente pesquisa tomou como temática a formação continuada de professoras do AEHD e como lócus de investigação um Curso de formação continuada, realizado em cooperação entre a Secretaria de Estado da Educação, da Cultura do Esporte e do Lazer do RN e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em 2019, fundamentado na perspectiva da pesquisa-ação-formação (PINEAU, 2005; PASSEGGI, 2016). O objetivo era investigar com 08 (oito) professoras cursistas as aprendizagens autobiográficas por elas desenvolvidas ao longo da vida e sistematizadas oralmente e por escrito durante a formação. O referencial teórico adotado fundamenta-se nos princípios das abordagens (auto)biográficas em educação (DELORY-MOMBERGER, 2012, 2016; PASSEGGI 2006, 2011, 2014, 2016, 2020, 2021; ALHEIT E DAUSSIEN, 2006; SOUZA, 2014; PINEAU, 2004, 2005; JOSSO, 2010); da Psicologia narrativista (BRUNER, 1997, 2014; BROCKMEIER; HARRÉ, 2003); da formação docente (NÓVOA, 1999, 2002, 2009 e FREIRE, 1996, 2005, 2015); do Atendimento educacional e seus marcos legais (BRASIL, 1996). O corpus está constituído por fontes documentais, narrativas orais das professoras obtidas por meio da entrevista episódica (FLICK, 2009) e narrativas escritas sob a forma de resumos expandidos e publicados (SEMINÁRIO REGIONAL SOBRE ATENDIMENTO EDUCACIONAL HOSPITALAR, 2019).Para a realização das análises adotamos a análise temática (JOVCHELOVITCH; BAUER, 2002) e a meta-interpretação (PASSEGGI et al., 2017). Identificamos nas narrativas das professoras que as aprendizagens autobiográficas se centram em quatro temáticas: 1) morte, perdas, luto e finitude; 2) saber-fazer no AEHD, cujos elementos primordiais são a escuta, o reconhecimento do estudante em sua integralidade, a dialogicidade entre educação e saúde e a reflexão crítica da prática docente; 3) o reconhecimento da capacidade docente de formar-se nas dimensões autoformativa e heteroformativa, emancipatória, da ação, reflexão e (re)significação e autopoiética; e 4) a prática docente nas dimensões do cuidado, do afeto com o estudante em situação de adoecimento e a do currículo escolar no AEHD – sensível, interdisciplinar e flexível. Defendemos a tese de que a tomada de consciência das aprendizagens autobiográficas se constrói mediante a pesquisa-ação-formação que promove a reflexão sobre a prática, num movimento dialético entre o fazer, o refletir e agir (ação-reflexão-ação) no AEHD. Reconhecemos que as professoras se formam ao longo da vida e em todos os aspectos da vida, elas possuem um capital autobiográfico e o acessam por meio da pesquisa sobre o seu fazer, a ação de narrar são geradoras de auto(hetero)formação. Em síntese, é por meio da pesquisa-ação-formação que as professoras sistematizam suas experiências e se apropriam de suas aprendizagens autobiográficas.
Abstract: The home and hospital education service (HHES) aims to ensure the schooling progress for students who are not able to attend school due to their illness condition. As initial training has rarely contemplated the demands of the teaching activity exercising at the HHES, this gap requires a continuing formation which considers the complexity of these context characteristics, including legal regulations. Beginning with the hypothesis that people developed specific knowledge to their activities in this context, the present research has the continuing formation of the HHES teachers as its theme and a continuing training course as an investigation locus, course developed in cooperation with the State Department of Education, Culture, Sport and Leisure of RN and the Federal University of Rio Grande do Norte, in 2019, based on the perspective of actionformation research (PINEAU, 2005; PASSEGGI, 2016). The objective was to investigate the autobiographical learnings developed by 08 (eight) course teachers throughout their lives and systematized orally and in writing during formation. The theoretical framework is based on the principles of the (auto)biographical approaches in education (DELORY-MOMBERGER, 2012, 2016; PASSEGGI 2006, 2011, 2014, 2016, 2020, 2021; ALHEIT E DAUSSIEN, 2006; SOUZA, 2014; PINEAU, 2004, 2005; JOSSO, 2010); narrativist psychology (BRUNER, 1997, 2014; BROCKMEIER; HARRÉ, 2003); teacher’s formation (NÓVOA, 1999, 2002, 2009 e FREIRE, 1996, 2005, 2015); educational service and its legal frameworks (BRASIL, 1996). The corpus consists of documentary sources, oral narratives of the teachers which were obtained through episodic interviews (FLICK, 2009) and written narratives in the expanded and published abstracts form (SEMINÁRIO REGIONAL SOBRE ATENDIMENTO EDUCACIONAL HOSPITALAR, 2019). To analyze the data, we adopted thematic analysis (JOVCHELOVITCH; BAUER, 2002) and meta-interpretation (PASSEGGI et al., 2017). In the teachers' narratives, we identified that autobiographical learnings focus on four themes: 1) death, losses, mourning and finitude; 2) know-how at the HHES, whose main elements are listening, recognizing the student in its entirety, dialogicity between education and health and critical reflection on teaching practice; 3) the recognition of the teachers’ ability to form themselves in the self-educational and hetero-formative, emancipatory, action, reflection and (re)signification and autopoietic dimensions; and 4) the teaching practice in the dimensions of care, affection with the student in a situation of illness and of the school curriculum at the HHES – sensitive, interdisciplinary and flexible. We defend the thesis the autobiographical learnings consciousness is built through an action-formation research, which promotes reflection on practice, in a dialectical movement among doing, reflecting and acting (actionreflection-action) at the HHES. We recognize that teachers are formed throughout life and in all aspects of life, they have an autobiographical capital and access it through research on their doing, the action of narrating generates self(hetero)formation. In summary, it is through action-formation research that teachers systematize their experiences and appropriate their autobiographical learnings.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48244
Aparece nas coleções:PPGED - Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Aprendizagensautobiograficaspesquisa_Silva_2022.pdf2,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.