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Title: Estudo sobre o suporte tecnológico para edição de áudio na produção audiovisual para mídias sociais digitais por não especialistas
Authors: Oliveira, Jakeline Bandeira de
Advisor: Figueira Filho, Fernando Marques
Keywords: Engenharia de software;Produção audiovisual;Edição de áudio;Não especialistas
Issue Date: 26-Jul-2022
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: OLIVEIRA, Jakeline Bandeira de. Estudo sobre o suporte tecnológico para edição de áudio na produção audiovisual para mídias sociais digitais por não especialistas. Orientador: Fernando Marques Filgueira Filho. 2022. 110f. Dissertação (Mestrado em Sistemas e Computação) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
Portuguese Abstract: Uma maior disponibilidade de dispositivos digitais, como smartphones, e conexão com a internet associada à necessidade humana de comunicação têm favorecido um aumento significativo no consumo e na produção de conteúdos audiovisuais na/para as mídias sociais digitais. Se nas mídias tradicionais a produção de conteúdo estava sob responsabilidade de profissionais especialistas, nas mídias sociais digitais a atuação de produtores não especialistas (pessoas sem formação e experiência específica) passou a ganhar espaço. Entretanto, a atuação deste novo público no processo de produção audiovisual ainda é pouco conhecida. Assim, este trabalho teve por objetivo geral investigar o suporte tecnológico para edição de áudio na produção audiovisual para mídias sociais digitais por não especialistas. Para tanto, estabeleceuse como objetivos específicos (1) investigar se e como produtores não especialistas participavam do processo de produção de conteúdos audiovisuais para seus próprios canais no Youtube e o Instagram; (2) investigar demandas de produtores de conteúdo audiovisual para mídias sociais digitais; e (3) avaliar se e quais fatores de usabilidade do software de edição de áudio Audacity podem estar atrapalhando o processo de produção audiovisual por produtores não especialistas. Três estudos foram realizados para atingir esses objetivos. O Estudo I foi uma entrevista semiestruturada com produtores não especialistas sobre seus processos de produção de conteúdos para seus canais no YouTube e no Instagram. O Estudo II foi um questionário (survey) sobre as demandas de produtores de conteúdo para mídias sociais digitais, em especial aquelas relacionadas com dificuldades na edição de vídeos e áudios. O Estudo III avaliou a usabilidade do software Audacity com um teste de usabilidade e o questionário SUS (System Usability Scale) a partir da observação de tarefas de edição de volume, corte, ruído e distorção em áudio. Como principais resultados, identificou-se que produtores não especialistas costumam se envolver em várias atividades do processo de produção de conteúdo para as mídias sociais digitais, em particular na edição do foi gravado. Alguns deles, no entanto, relaram evitar editar o conteúdo gravado. Dentre as várias demandas relatadas, produtores de conteúdo afirmaram enfrentar mais dificuldades para editar áudios do que vídeos. Ao avaliar a interface do Audacity, identificou-se que problemas de usabilidade podem sim estar relacionados com as dificuldades de edição relatadas pelos produtores de conteúdo. Deste modo, ficou claro que existem oportunidades de melhoria na interface do Audacity para apoiar adequadamente produtores de conteúdo não especialistas para as mídias sociais digitais.
Abstract: A greater availability of digital devices, such as smartphones, and of internet connection associated with human need for communication have favored a significant increase in consumption and production of audiovisual content in/for digital social media. If in traditional media the content production was under the responsibility of specialist professionals, in digital social media the performance of non-specialist producers (people without specific training and experience) began to gain space. However, this new audience performance in the audiovisual production process is still little known. Thus, this work had the general aim to investigate technological support for audiovisual audio editing for digital social media by nonspecialists. Therefore, we define the following specific goals: (1) to investigate whether and how non-experts participate in production process of their own channels on Youtube and Instagram; (2) to investigate demands of audiovisual content producers for digital social media; and (3) to assess whether and which usability factors of the Audacity audio editing software may be hindering the audiovisual production process by non-specialist producers. Three studies were carried out to achieve these goals. Study I was a semi-structured interview with nonspecialist producers about their content production processes for their YouTube and Instagram channels. Study II was a questionnaire (survey) on the demands of content producers for digital social media, particularly those related to difficulties in editing videos and audios. Study III evaluated usability of the Audacity software with a usability test and the SUS (System Usability Scale) questionnaire from the observation of volume, cutting, noise and distortion editing tasks in audio. As main results, it was identified that non-specialist producers tend to get involved in various activities of the content production process for digital social media, in particular in the edition of what was recorded. Some of them, however, reported avoiding editing recorded content. Among the various demands reported, content producers claimed to face more difficulties in editing audio than videos. When evaluating Audacity's interface, it was identified that usability problems may indeed be related to editing difficulties reported by content producers. Thus, it became clear that there are opportunities for improvement in the Audacity interface to adequately support non-specialist content producers for digital social media.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49482
Appears in Collections:PPGSC - Mestrado em Sistemas e Computação

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