Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/60371
Título: Educação científica e tecnológica de estudantes autistas: prática pedagógica inclusiva baseada no desenho universal para a aprendizagem, na perspectiva freiriana e ciência, tecnologia e sociedade
Autor(es): Azevedo, José Paulo Dantas
Orientador: Cabral, Carla Giovana
Palavras-chave: Educação inclusiva;Transtorno do espectro autista;Educação em ciências;Investigação temática freiriana;Ciência, tecnologia e sociedade
Data do documento: 30-Jul-2024
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: AZEVEDO, José Paulo Dantas. Educação científica e tecnológica de estudantes autistas: prática pedagógica inclusiva baseada no desenho universal para a aprendizagem, na perspectiva freiriana e ciência, tecnologia e sociedade. 2024. 278 f. Orientação: Profa. Dra. Carla Giovana Cabral. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Exatas e da Terra, Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática. Natal, RN, 2024.
Resumo: As demandas sociocomunicativas, cognitivas e sensoriais dos/as alunos/as com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nem sempre são consideradas na implementação do currículo regular. No caso da componente curricular de Ciências, essa tendência é atribuída a limitações que muitos/as desses/as educandos/as apresentam na transposição da linguagem científica para o cotidiano. Um currículo com abordagem temática pode contextualizar social e historicamente o desenvolvimento didático e a aprendizagem de conceitos e tornar o conteúdo mais significativo para os/as estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental por meio do diálogo e da problematização de situações que surgem das suas próprias realidades. Com essa finalidade, nesta dissertação, propusemo-nos a analisar as contribuições da aplicação de uma Unidade Didática Multiestratégica (UDM), considerando os pressupostos freirianos, o campo de estudos CTS e as diretrizes do DUA, para o desenvolvimento de uma prática pedagógica inclusiva junto a uma turma com três estudantes autistas no 7° ano, nas aulas de Ciências, em uma escola do município de Ceará-Mirim/RN. Para alcançarmos esse objetivo, desenvolvemos uma pesquisa de caráter qualitativo, que utilizou como instrumentos de constituição de dados,a Investigação Temática Freiriana (ITF), a observação, a entrevista semiestruturada e a análise documental. Os dados foram examinados segundo a Análise Textual Discursiva (ATD). Dessa investigação, as vulnerabilidades socioambientais emergiram como tema gerador. Com base na ITF e no tema gerador, elaboramos como produto educacional uma UDM para o ensino contextualizado dos conceitos de efeito estufa, rarefação da camada de ozônio e alterações atmosféricas. A fala dos/as educandos/as durante a ITF se remeteu a uma preocupação com as vulnerabilidades socioambientais decorrentes da queima da palha da cana-de-açúcar pela agroindústria canavieira instalada em Ceará-Mirim, o que nos levou a construir uma ação que pudesse influenciar uma política pública municipal que afeta diretamente a comunidade escolar, o Plano Municipal Ambiental. A aplicação do produto educacional, que ocorreu nos meses de novembro e dezembro de 2023, mostrou-nos que a ação didática problematizadora e dialógica ancorada no tema gerador, com abordagem CTS e na perspectiva da educação inclusiva, promoveu uma Alfabetização Científico-Tecnológica Ampliada (ACTA) em diferentes níveis,evidenciando-se uma tomada de consciência dos/as estudantes para uma participação ativa em problemáticas socioambientais locais. Além disso, a aplicação da UDM mostrou-se fundamental para a inclusão dos/as alunos/as autistas. Ao considerar suas necessidades específicas, tanto sociocomunicativas quanto cognitivas e sensoriais, a UDM proporcionou uma participação mais efetiva e significativa desses/as educandos/as. A abordagem didático-metodológica multiestratégica facilitou a compreensão dos conceitos científicos e atransposição desses conceitos para a realidade cotidiana, promovendo um ambiente de aprendizagem mais acolhedor e inclusivo.
Abstract: The socio-communicative, cognitive and sensory demands of students with Autism Spectrum Disorder (ASD) are not always considered when implementing the regular curriculum. In the case of the Science curricular component, this trend is attributed to limitations that many of these students present in transposing scientific language into everyday life. A curriculum with a thematic approach can socially and historically contextualize the didactic development and learning of concepts and make the content more meaningful for students in the Final Years of Elementary School through dialogue and problematization of situations that arise from their own realities. To this end, in this dissertation, we set out to analyze the contributions of applying a Multistrategic Didactic Unit (MDU), considering Freirian assumptions, the field of STS studies and the DUA guidelines, for the development of an inclusive pedagogical practice together to a class with three autistic students in the 7th year, in Science classes, at a school in the city of Ceará-Mirim/RN. To achieve this objective, we developed qualitative research, which used Freirian Thematic Investigation (FTI), observation, semi-structured interviews and document analysis as data creation instruments. The data were examined according to Discursive Textual Analysis (DTA). From this investigation, socio-environmental vulnerabilities emerged as a generating theme. Based on the FTI and the generating theme, we developed an MDU as an educational product for the contextualized teaching of the concepts of the greenhouse effect, ozone layer thinning and atmospheric changes. The speech of the students during the FTI referred to a concern with the socio-environmental vulnerabilities resulting from the burning of sugarcane straw by the sugarcane agroindustry installed in Ceará- Mirim, which led us to build an action that could influence a municipal public policy that directly affects the school community, the Municipal Environmental Plan. The application of the educational product, which took place in November and December 2023, showed us that the problematizing and dialogical didactic action anchored in the generating theme, with a STS approach and from the perspective of inclusive education, promoted Expanded Scientific- Technological Literacy (STL) at different levels, demonstrating students' awareness of active participation in local socio-environmental issues. Furthermore, the application of MDU proved to be fundamental for the inclusion of autistic students. By considering their specific needs, both socio-communicative, cognitive and sensory, MDU provided more effective and meaningful participation for these students. The multi-strategic didactic-methodological approach facilitated the understanding of scientific concepts and the transposition of these concepts into everyday reality, promoting a more welcoming and inclusive learning environment
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/60371
Aparece nas coleções:PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
EducaçãoCientífica_Azevedo_20245,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.