PPECM - Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática
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Navegando PPECM - Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática por Autor "Carvalho, Rozicleide Bezerra de"
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Dissertação Interlocuções entre a alfabetização química do ensino médio e os objetos de conhecimento em livros didáticos das ciências da natureza do PNLD 2021(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-02-19) Rodrigues, Ângela Daiane de Lima; Dantas, Josivânia Marisa; https://orcid.org/0000-0002-9636-4698; http://lattes.cnpq.br/6685565063970044; https://orcid.org/0009-0006-3168-1189; http://lattes.cnpq.br/3274430748073129; Carvalho, Rozicleide Bezerra de; Firme, Ruth do NascimentoA pesquisa teve como objetivo investigar como os livros didáticos de Ciências da Natureza aprovados no Guia Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2021 apresentam os conteúdos conceituais e elementos constitutivos que favorecem o desenvolvimento da Alfabetização Química, considerando os documentos referenciais da Educação Básica, BNCC e LDB, mediante o contexto de Reforma do Ensino Médio brasileiro. Portanto, para esse fim, partiu-se do seguinte problema de pesquisa: Como os conteúdos conceituais presentes em livros didáticos aprovados pelo PNLD 2021, correspondente a coleção Multiversos Ciências da Natureza, que possuem por base a LDB Nº 9.394/1996 e BNCC (Brasil, 2018), influenciam a Alfabetização Química no estado do Rio Grande do Norte? O estudo, de caráter qualitativo, fundamentado em Stake (2011), utilizou como método analítico a Análise de Conteúdo de Bardin (2011), em seis volumes da coleção “Multiversos – Ciências da Natureza”. Para a análise, foram adotadas quatro dimensões principais com base na literatura que versa sobre Alfabetização Química: i) Aspectos da Natureza da Ciência em Química; ii) Química no Cotidiano; iii) Conhecimentos da Natureza da Matéria; iv) Habilidades de Aprendizagem de Ordem Superior (Shwartz et al., 2004, 2005, 2006, 2013). A partir da análise dos livros didáticos da coleção supracitada, foram catalogados 29 conceitos de Química, neles verificamos que essas dimensões são abordadas ao longo dos conteúdos conceituais, boxes e fontes complementares. Considerando nossos referenciais e a análise realizada, concluímos que a coleção não dispõe de um suporte amplo para o desenvolvimento de uma Alfabetização Química que estimule a análise crítica e a resolução de problemas, fundamentais para a compreensão de conceitos químicos intrínsecos/presentes nas relações do homem com a sociedade. Nesta pesquisa, identificamos que somente dois conceitos (C8 e C6) dos objetos de conhecimento de Química analisados corroboram integralmente para o processo de desenvolvimento de AQ no Ensino Médio no RN, mediante a reforma em curso.Dissertação Questões sociocientíficas: subsídios para uma ação didático-pedagógica em escolas em tempo integral(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-11) Silva, Brunno Inácio da; Dantas, Josivania Marisa; ; ; Araújo, Magnólia Fernandes Florêncio de; ; Carvalho, Rozicleide Bezerra de;Pesquisas na área de Ensino de Ciências vêm sinalizando muito recentemente a necessidade de elementos para o incentivo à formação de cidadãos ativos e engajados na nossa sociedade. Com o grande avanço da Ciência e da Tecnologia faz-se necessário também uma formação crítica para compreender e vivenciar o impacto destes avanços na sociedade. Nesse sentido, é importante fazer uso de estratégias no ensino de ciências que fomente tais discussões e, nessa perspectiva, surge como abordagem metodológica as Questões Sociocientíficas (QSC), consideradas como elementos que proporcionam maior reflexão sobre o papel social da ciência e suas implicações na sociedade. Atualmente com o avanço do neoliberalismo temos várias instituições que levantam a bandeira da mudança na educação. No Brasil, o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), é o órgão responsável por levantar essa bandeira com a Educação em Tempo Integral. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo analisar a potencialidade da abordagem de QSC no ensino de ciências em Escolas em Tempo Integral no estado do Rio Grande do Norte, sob a ótica dos documentos orientadores do projeto Escola da Escolha e de alguns docentes. Para isso utilizamos como ferramenta de pesquisa o software IRAMUTEQ, o qual viabiliza as análises Classificação Hierárquica Dependente (CHD), Análise Fatorial de Correspondências (AFC) e Nuvem de Palavras. No intuito de melhor compreender a realidade dos professores, foi realizada uma entrevista semiestruturada com docentes de três Escolas em Tempo Integral. Os resultados apontam diversos elementos das QSC como a interdisciplinaridade, a consideração por características regionais e as práticas e vivências em protagonismo. Também identificamos as disciplinas eletivas, o Projeto de Vida, a formação de valores e o estudo orientado como subsídios para uma ação didáticopedagógica nessas escolas. Nesse sentido esperamos contribuir para professores em exercício no Ensino Integral e futuros docentes desse sistema de ensino.Dissertação Questões sociocientíficas: uma abordagem metodológica na formação inicial e continuada de professores de ciências da natureza(2019-05-23) Carvalho, Julyana Cardoso; Dantas, Josivania Marisa; ; ; Freire, Melquesedeque da Silva; ; Carvalho, Rozicleide Bezerra de;Refletir sobre educação ultrapassa a discussão referente aos conteúdos elencados como específicos para cada nível escolar ou acadêmico. Nesse sentido, a Educação Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) objetiva alfabetizar cientificamente cidadãos e enfatiza a necessidade de pensar em atitudes e valores que devem ser desenvolvidos à prática cidadã. Desta forma, os educandos são movidos à elaboração de posicionamentos críticos frente aos fenômenos que os cercam. Nesta perspectiva, os estudos que contemplam as relações CTS no mundo atual nos níveis da reflexão ética e nas novas tendências educativas consideram a relevância de Questões Sociocientíficas (QSC). Estas, por sua vez, pertencendo ao enfoque CTS possibilitam a aprendizagem de significados científicos, sociais e culturais para a formação de professores de Ciências. Considerando tais direcionamentos, este trabalho busca contribuir com a formação inicial e continuada de professores de Ciências da Natureza, por meio da elaboração de QSC em momentos formativos. O percurso metodológico incluiu oficinas voltadas à formação inicial e continuada de professores. Para tanto, a presente investigação possui caráter qualitativo e assume a técnica da Observação Participante. Os instrumentos para coleta de dados configuraram-se em: Questionário Inicial, Material de Apoio para a elaboração de QSC, Questionário Final e diários de campo. Tais procedimentos, de acordo com a metodologia da Análise de Conteúdo, culminaram na elaboração de categorias a priori para análise dos dados da pesquisa. Como resultado das oficinas, foi possível identificar pouco conhecimento formal quanto ao Campo de Estudos CTS e sua aplicabilidade à área da Educação. Através do contato com a abordagem metodológica das QSC, os sujeitos de pesquisa refletiram sobre suas práticas futuras e/ou atuais em sala de aula, no sentido de reconhecer a necessidade de extrapolar os conteúdos disciplinares e trabalhar o processo de ensino-aprendizagem com significado para a vida. A inclusão de QSC, no contexto da formação de professores, apresenta-se como um direcionamento metodológico que tem o potencial de refletir sobre a prática docente e aperfeiçoar saberes disciplinares a fim de atender as necessidades formativas dos sujeitos na sociedade contemporânea.