CCHLA - TCC - Filosofia (bacharelado)
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Navegando CCHLA - TCC - Filosofia (bacharelado) por Autor "0000-0003-3036-6575"
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TCC Curso de Filosofia da UFRN: indutor ou consolidador de cosmovisões?(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-11) Cavalcanti, Marcos Antônio Bezerra; Silva, Markus Figueira da; 0000-0003-3036-6575; http://lattes.cnpq.br/0709727083553042; https://lattes.cnpq.br/8066722110731002; 0000-0003-3036-6575; Silva, Sérgio Eduardo Lima da; http://lattes.cnpq.br/7558422629471442; Freire, Antônio Júlio Garcia; https://orcid.org/0000-0003-2415-6344; http://lattes.cnpq.br/0013544940760128O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como título “Curso de Filosofia da UFRN: Indutor ou Consolidador de Cosmovisões?”. Este estudo nasce da inquietação diante de discursos cada vez mais comuns na sociedade brasileira, sobretudo oriundos de setores religiosos fundamentalistas, que desqualificam a universidade, especialmente os cursos da área de Humanas, acusando-os injustamente de promoverem doutrinação ideológica. Diante disso, a pesquisa propõe investigar de que forma o curso de Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte influencia — ou não — na formação e consolidação de cosmovisões entre seus estudantes e professores. Para isso, foram aplicados questionários para discentes em final de curso, egressos e docentes, visando a identificar se a formação filosófica no curso atua como agente de transformação ou apenas reafirma concepções já pré-existentes. A abordagem adotada combina fundamentos teóricos com uma análise empírica baseada em dados qualitativos e quantitativos coletados na pesquisa. O referencial teórico contempla pensadores como Kant e Wilhelm Dilthey, que ajudaram a consolidar o conceito de “cosmovisão”, entendido neste estudo como a forma global e integrada pela qual indivíduos e culturas percebem e interpretam o mundo. O trabalho também resgata um pouco da trajetória do curso de Filosofia da UFRN desde a sua criação em 1979 até os dias atuais, valorizando o seu papel na construção de uma formação crítica, democrática e cidadã. Considera-se que, mesmo sem apresentar uma discussão de sistemas filosóficos específicos, o estudo oferece uma reflexão pioneira e original sobre o papel do curso de Filosofia da UFRN como espaço de potencial transformação pessoal e existencial. Afinal, como dizia Heráclito, ninguém mergulha no mesmo rio duas vezes: ao passar pela Filosofia, é inevitável sair dela banhado por uma significativa transformação.