Programa de Pós-graduação em Educação Física em Rede Nacional
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Navegando Programa de Pós-graduação em Educação Física em Rede Nacional por Autor "Barbosa, Cínthia Araújo"
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Dissertação "Por que a comida foi presa? Porque ela matou a fome.": diálogos poéticos entre educação física e literatura infantil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-11-25) Barbosa, Cínthia Araújo; Oliveira, Márcio Romeu Ribas de; https://orcid.org/0000-0003-2629-920X; http://lattes.cnpq.br/0118293761427492; http://lattes.cnpq.br/1680265266044138; Ghidetti, Filipe Ferreira; https://orcid.org/0000-0003-4239-3036; http://lattes.cnpq.br/5705308749060457; Medeiros, Rosie Marie Nascimento de; Segabinazi, Daniela MariaA partir do reconhecimento da relação existente entre a Educação Física e a literatura infantil, mais especificamente a poesia, lança-se o desafio em trabalhar com textos literários poéticos no interior das aulas de Educação Física. Enquanto possibilidade de exploração do se-movimentar como elemento presente na poesia e na criança, apontamos a performance como possibilidade de conceber e reverberar corporalmente o texto poético apresentado às crianças. Nosso trabalho se justifica a partir da constatação da escassez de propostas pedagógicas que se proponham a articular a Literatura e a Educação Física, o que nos aponta um caminho pouco explorado e muito potente para o desenvolvimento deste estudo. Trouxe como objetivo explorar as possibilidades do Brincar e Se-Movimentar enquanto elemento fundamental presente na poesia e na criança, apontando a performance como possibilidade metodológica capaz de conceber e reverberar corporalmente o texto poético apresentado às crianças. De natureza exploratória com abordagem qualitativa, foi realizada na Escola Municipal Lúcia Giovanna Duarte de Melo, em João Pessoa. Os participantes desse estudo foram 25 alunos de uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental, de ambos os sexos, turno matutino, devidamente matriculados no ano letivo de 2024. Como instrumentos de coleta de informações foi planejada e implementada uma intervenção pedagógica que se propôs a trabalhar com os livros “Você Troca?, “Travadinhas” e “Adivinhe se Puder”, de Eva Furnari, assim como foram utilizados o diário de campo e a fotografia. Os resultados apontam para a manifestação do Se-Movimentar infantil, prioritariamente a partir da brincadeira, atividade perene da criança, onde o brincar prevalece a partir da imersão em ambientes vivos e sinestésicos, tendo a criança como performer de sua própria vida, de forma natural e espontânea. Além disso, constata-se a dificuldade em planejar e executar aulas diferenciadas, com recursos mais elaborados, que dialoguem e fortaleçam o senso crítico, sensível e estético das crianças sem a disponibilidade de espaços e tempos pedagógicos adequados. Assim, apontamos a viabilidade da interlocução entre a Educação Física e a Literatura, mais especificamente a poesia, tendo a Pedagogia Crítico-Emancipatória da Educação Física e a Pedagogia da Performance como possibilidades metodológicas como uma possibilidade concreta e promissora.