Programa de Pós-graduação em Educação Física em Rede Nacional
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Dissertação Classificação dos esportes e o uso das mídias: desenvolvendo uma unidade didática nas aulas de Educação Física no Ensino Médio noturno(2019-12-13) Silva, Antônio Jansen Fernandes da; Santos, Antonio de Pádua dos; Melo, José Pereira de; Costa, Mackson Luiz Fernandes da; Oliveira, Márcio Romeu Ribas de; Silva, Maria Eleni Henrique daA Educação Física vem sofrendo várias mudanças no decorrer de sua história e frente a essas transformações inovadoras elegeu-se como objetivo geral deste estudo a construção coletiva, a implementação e a avaliação de uma unidade didática com a utilização das mídias como ferramenta pedagógica no ensino da classificação dos esportes para o Ensino Médio Noturno. Foi realizado um estudo de campo do tipo pesquisa-ação, utilizando o método qualitativo descritivo em uma escola da Rede Estadual de Ensino do Ceará, localizada em Fortaleza, com 34 alunos de uma turma do 3º Ano do Ensino Médio Noturno. Os instrumentos utilizados foram: a) observação participante das aulas de Educação Física, através da utilização do diário de campo; b) 03 questionários, 01 sobre o entendimento dos alunos a respeito da lógica interna da classificação dos esportes; 01 para a avaliação diagnóstica sobre a classificação dos esportes e 01 para avaliação final do desenvolvimento de uma unidade temática sobre esporte. A pesquisa foi aprovada com o parecer da plataforma Brasil nº 3.305.816. Os resultados foram divididos em planejamento participativo, descrições da intervenção pedagógica, análise dos questionários, análise das possibilidades e limites de uma unidade didática sobre a classificação dos esportes. O planejamento participativo tem muito a ajudar no processo de ensino-aprendizagem, assim como, na intervenção pedagógica é possível notar a participação dos alunos no processo de construção dos saberes, seja na relação dialógica, nas vivências das modalidades esportivas ou no uso das mídias. Os resultados dos questionários apresentam elementos que comprovam um aumento na aprendizagem dos alunos, na maioria, dos conceitos avaliados, demonstrando que a relação práxis pedagógica facilita na aprendizagem, tanto do aluno como do professor. Os limites são a mola propulsora para atingir novas possibilidades.Dissertação Práticas corporais de aventura nos anos inciais: a organização e a sistematização curricular nas aulas de Educação Física(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-03-02) Silva, Cybele Câmara da; Araújo, Allyson Carvalho de; ; ; Surdi, Aguinaldo César; ; Oliveira, Márcio Romeu Ribas de; ; Pimentel, Giuliano Gomes de Assis; ; Aragão, Marta Genu Soares;A presente dissertação emerge de discussões e reflexões individuais e coletivas a partir da publicação da Base Nacional Comum Curricular quanto a temática das Práticas Corporais de Aventura (PCA) e de sua proposição e ampliação no currículo da Rede Municipal de Ensino do Natal, que passa a implementar as PCA já nos anos iniciais do ensino fundamental. Em virtude dessa ampliação, apresentamos como objetivo geral deste estudo: analisar e refletir os limites e as potencialidades das Práticas Corporais de Aventura nos anos iniciais do ensino fundamental, a partir do desenvolvimento de uma proposta pedagógica sistematizada e contextualizada para as turmas dos 4º e 5º anos. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa do tipo pesquisa-ação, com uma população formada pelos alunos da Escola Municipal João Paulo II (Natal/RN). A intervenção pedagógica foi realizada com duas turmas, uma de 4º ano e outra de 5º ano, ambas com 32 alunos do turno matutino, acontecendo durante as aulas de Educação Física do terceiro e quarto bimestre de 2019. Como instrumentos de pesquisa, utilizamos o diário de campo, registros de fotos e vídeos utilizados na descrição e análise da intervenção, além das produções elaboradas durante as aulas. Em nossas narrativas de experiências reconhecemos a proposta das PCA presente nos referenciais municipais do Natal como plenamente possível de execução para turmas de 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. Contudo, consideramos que por meio da análise e do reconhecimento do seu espaço de atuação, os professores sejam capazes de expandir os horizontes das PCA para além daquelas sugeridas no documento, não se limitando as modalidades lá presentes, acessando os conhecimentos que os alunos trazem consigo e se permitindo uma mudança de olhar para o seu espaço de aula. Identificamos a presença de alguns limitantes, como: a necessidade de apoio em alguns momentos de aulas para gerenciamento dos riscos, bem como o entrave, frente à falta de alguns equipamentos específicos, situações possíveis de serem administradas e superadas com algumas adaptações, tendo em vista as possibilidades que as PCA trazem para diversificar as práticas corporais da cultura de movimento dos alunos, apresentando um mundo novo de aprendizados que possuem, em sua energia, o poder de cativar, transformar e envolver a todos da escola.Dissertação Desenvolvimento da unidade temática jogo em duas realidades escolares diferentes(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-03-05) Oliveira, Jorge Alexandre Maia de; Surdi, Aguinaldo César; ; ; Santos, Antonio de Pádua dos; ; Kunz, Elenor;A Educação Física se apropria do esporte, do jogo, da ginástica, da dança, da luta, dentre outras atividades, como manifestações corporais presentes na sociedade, neste trabalho, o jogo como unidade temática na sua prática pedagógica escolar merece mais atenção no tocante às suas possibilidades em realidades distintas. Nesse sentido, trazemos o jogo enquanto conteúdo e estratégia pedagógica, mas nosso foco principal é discorrer sobre as diferentes nuances (espaços, materiais, planejamento participativo, protagonismo do aluno, desenvolvimento da unidade temática, entre outros) de duas unidades escolares diferentes, que, por si só, demandam uma série de fatores distintos que têm grande relevância em ser discutidos, a saber: realidade geográfica, social, econômica, municípios, organizações internas, culturas, bem como fatores a serem conhecidos a partir desta pesquisa. Fatores esses que estão presentes na vida de muitos professores que dividem sua trajetória docente em mais de uma escola. A presente pesquisa buscou, a partir de um relato de intervenção, analisar o desenvolvimento da unidade temática jogo em duas escolas de Ensino Fundamental II. Os resultados apontam semelhanças e diferenças entre ambas as escolas. Como fatores potenciais, destacamos o planejamento participativo, a utilização de diferentes espaços dentro e fora da escola, a confecção de alguns materiais utilizados e diferentes formas de avaliação. No tocante aos fatores limitantes, identificamos as limitações de espaço, como a quadra descoberta, e algumas problemáticas como a indisciplina e o afastamento de alguns alunos nas aulas. Esses processos fazem parte da Educação Física escolar e têm em sua discussão grande relevância para a área.Dissertação Educação na era digital: relato de experiência sobre as conectividades pedagógicas nas aulas de Educação Física(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-03-06) Pereira, Bryan Kenneth Marques; Surdi, Aguinaldo César; ; ; Oliveira, Márcio Romeu Ribas de; ; Kunz, Elenor;Visto o distanciamento da Educação Física (EF) das questões relacionadas ao uso e discussão sobre o trato pedagógico das Tecnologias Digitais da Comunicação e Informação (TDICs) que o presente estudo elencou como objetivo geral o desenvolvimento, implementação e avaliação de uma proposta de aulas de EF (unidade temática) utilizando-se de metodologias ativas de aprendizagem e das TDICs para o ensino dos Esportes de Precisão (EPs) no Ensino Fundamental no município de São Mamede/PB. Foi realizado um estudo tipo relato de experiência de caráter descritivo, no segundo semestre de 2019, na Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Professora Fildani Souto Gouveia – interior do sertão paraibano, com duas turmas de 7º ano, constituídas por 67 alunos, onde 35 eram do gênero masculino e 32 do gênero feminino. Os instrumentos para coleta de dados foram o Diário de Campo, Portfólio (físico e digital) e Questionário de Pesquisa. Aprovada com o parecer da plataforma Brasil nº 3.574.541, a pesquisa teve os resultados subdivididos em: protagonismo juvenil escolar e o uso das metodologias ativas de aprendizagem nas aulas de Educação Física e conectividades pedagógicas – construindo novas redes nas aulas de Educação Física –, ambas discutindo suas possibilidades e limites na implementação da proposta. Enquanto considerações finais, constatou-se que o uso de metodologias ativas nas aulas de EF, bem como o diálogo com as TDICs, conectou o processo de ensinoaprendizagem às estruturas de conhecimento do aluno, proporcionando um ensino significativo e de maior relevância social, visto que o produto cultural resultante desse processo participativo oportunizou uma significância social mais abrangente, já que foi concebido a partir da integração de diferentes visões e contextos sociais.Dissertação Planejamento participativo: uma possibilidade para superação do afastamento dos estudantes das práticas corporais nas aulas de educação física(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-05-25) Nascimento, Joanilson Kélis do; Oliveira, Márcio Romeu Ribas de; ; ; Santos, Antonio de Pádua dos; ; Costa, Mackson Luiz Fernandes da;A participação dos estudantes nas práticas corporais experienciadas nas aulas de Educação Física diminui significativamente ao longo da Educação Básica. Essas mudanças se tornam mais perceptíveis à medida que eles avançam em seus estudos, ficando mais evidentes nas unidades temáticas que não possuem relação com as práticas esportivas tradicionais (futebol, voleibol, handebol e basquetebol). Nesse sentido, realizamos o presente estudo cujo objetivo foi verificar a eficiência da utilização do planejamento participativo como uma possibilidade para superação do afastamento dos estudantes das práticas corporais experienciadas nas aulas de Educação Física. Para tanto foi necessário diagnosticar e identificar a percepção dos estudantes sobre a função da Educação Física na escola e suas experiências com o componente curricular, identificar a percepção dos estudantes em relação aos fatores que contribuem para o afastamento das práticas corporais, planejar uma unidade temática com a utilização do planejamento participativo e descrever o comportamento e participação dos estudantes nas práticas corporais das aulas após a utilização do planejamento participativo. Utilizamos a metodologia qualitativa, através de pesquisa do tipo exploratória, descritiva e pesquisaação, sendo o estudo realizado na Escola Estadual Dr. Sílvio Bezerra de Melo, localizada em Currais Novos (RN). Tivemos como população 27 estudantes regularmente matriculados no Ensino Fundamental, no 9º ano A. Os instrumentos utilizados para coleta das experiências foram: questionário e diário de campo, sendo as experiências relatadas analisadas através da análise descritiva. A pesquisa, cadastrada na Plataforma Brasil sob o nº 15865919.0.0000.5537, foi aprovada pelo Comitê de Ética com parecer de aprovação nº 3.474.756 datado de 29 de julho de 2019. Os resultados indicam que é possível utilizar o planejamento participativo como uma possibilidade bastante eficiente para superação do afastamento das práticas corporais experienciadas nas aulas de Educação Física, pois permitiu construir um ambiente de caracterizado pela sensação de pertencimento, envolvimento e motivação dos estudantes com as práticas corporais experienciadas nas aulas.Dissertação Jogos cooperativos enquanto intervenção pedagógica: relato de experiência a partir da unidade temática jogos e brincadeiras(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-05-27) Pinto, Alex de Freitas; Dias, Maria Aparecida; ; ; Surdi, Aguinaldo César; ; Fonseca, Michele Pereira de Souza da;A Educação Física teve significativos avanços a partir da redemocratização do Brasil, na década de 1980, desenvolvendo diversas abordagens e teorias como a Desenvolvimentista, Interacionista-Construtivista, Crítico Superadora, Crítico Emancipatória, Psicomotricidade, Humanista e Jogos Cooperativos. O presente estudo tem como objetivo analisar as aulas de Educação Física planejadas, tendo como foco os jogos cooperativos enquanto intervenção pedagógica na unidade temática jogos e brincadeiras. A pesquisa tem um caráter qualitativodescritivo, com característica de um relato de experiência, a partir da aplicação de 6 aulas, com o foco nos jogos cooperativos, realizadas em uma turma do 6° ano do Ensino Fundamental II, pertencente a uma escola da Rede Pública do Município de Fortaleza. Os participantes da pesquisa são 35 alunos regularmente matriculados na referida série. O instrumento utilizado na pesquisa foi o diário de campo, preenchido a cada aula de Educação Física, em um período de intervenção de 6 aulas. O estudo trouxe como resultados os diálogos a partir do relato de experiência, o que possibilitou refletir a nossa ação docente e a participação dos alunos na construção de uma proposta pedagógica voltada para educação como direito, que tenha na ação docente/discentes a cooperação, inclusão e fraternidade, mesmo diante de toda a complexidade de questões educacionais presentes no nosso cotidiano escolar. Foi possível compreender os jogos e brincadeiras como manifestação cultural, discutir as “brincadeiras violentas”, refletir os conflitos que surgiram ao longo das aulas com as possíveis soluções e debater sobre a questão de gênero. Concluímos que a pesquisa fomentada pelo Mestrado Profissional proporcionou, através da metodologia dos jogos cooperativos, identificar as potencialidades docente/discente, tendo as aulas contribuído para a geração de novos objetos de conhecimento. Logo, todo o caminho percorrido com compromisso foi a partir da minha atuação pedagógica, trazendo desdobramentos da construção do conhecimento com um ganho social para escola e a sociedade, que espera uma educação de qualidade como direito, bem como, instiga a possibilidade da continuidade de estudos com base na cooperação como um instrumento de aprendizagem dentro do contexto escolar.Dissertação A não adesão às aulas de Educação Física em uma escola pública do Rio Grande do Norte: quais são os motivos que influenciam essa situação?(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-05-27) Cavalcanti, Bruno Honório; Dias, Maria Aparecida; ; ; Santos, Antonio de Pádua dos; ; Fonseca, Michele Pereira de Souza da;A educação física escolar hoje é reconhecida como um componente curricular obrigatório na Educação Básica, e, sendo assim, ela também é atrelada ao projeto político-pedagógico da escola. Reconhecida como componente curricular, determina um número de presenças mínimas e nota para que o aluno consiga sua aprovação. Apesar de todo avanço e reconhecimento desse componente curricular, algumas problemáticas estão presentes até os dias de hoje, entre elas a não adesão às aulas de educação física, sobretudo, as aulas chamadas “práticas”, que se agrava nos anos finais do ensino fundamental 2 e no ensino médio. Como as aulas de educação física escolar (AEFE) possuem esse componente “extraclasse”, é fácil perceber aquele aluno que fica à margem da aula. Os motivos são variados para que essa situação ocorra, dentre os quais podemos citar: falta de conteúdos diversificados, desinteresse por parte dos alunos e falta de intervenção pedagógica nas atividades desenvolvidas. Em destaque, a falta de diversificação de conteúdo e o esporte como sendo um dos principais conteúdos das AEFE têm contribuído para a não adesão dos alunos nesse componente curricular. Além desses fatores, outras situações podem levar a essa não adesão às AEFE, que não necessariamente estejam presentes na proposta didática e metodológica do professor. Isso ocorre porque as relações e experiências pregressas com as AEFE nos anos anteriores, as condições estruturais das escolas, as condições sociais, as práticas esportivas e os comportamentos advindos da estrutura familiar, podem influenciar nessa não adesão às aulas desse componente curricular. Por isso, o objetivo geral deste trabalho é analisar os motivos que levam a não adesão nas AEFE dos alunos do 9º ano Ensino Fundamental 2, da escola pública municipal em que atuo como docente. Além disso, temos por objetivos específicos: identificar se os motivos da não adesão dos alunos às aulas de educação física escolar têm relação com os aspectos pedagógicos destas ou com outros fatores relacionados à escola, e compreender se há diferença entre a adesão e a não adesão às aulas de educação física escolar quando trabalham com o conteúdo esporte. A presente pesquisa trata-se de um estudo de caráter qualitativo descritivo que analisará, por meio de um diário de campo e de um questionário criado pelo autor, elencando assim as categorias encontradas de forma predominante segundo as respostas dos alunos das duas turmas investigadas. Além dos alunos, as falas dos professores de outros componentes curriculares, da gestão escolar, da coordenadora pedagógica e dos pais/responsáveis desses alunos fizeram parte da pesquisa. A pesquisa tem como referência as questões voltadas para a não adesão dos alunos às AEFE. Segundo nossos resultados, a não adesão dos alunos é causada por três principais motivos: a infraestrutura da escola, o tipo de conteúdo nas aulas e a preguiça. Por fim, uma das constatações com nossa investigação foi que a AEFE, comparada aos outros componentes curriculares, apresentou-se como o componente curricular de maior participação, para nossa surpresa. Ademais, é necessário um olhar mais cuidadoso em todos os outros componentes curriculares, pois o fato de estarem dentro de quatro paredes não garante nem a participação nem a inclusão no processo de ensino e aprendizagem.Dissertação Educação Física e competências socioemocionais: experimentos didático-pedagógicos para uma resolução de conflitos assertiva(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-05-28) Cavalcanti, Renata Nishimura Guerra; Araújo, Allyson Carvalho de; ; ; Cavalcanti, Loreta Melo Bezerra; ; Dias, Maria Aparecida;As competências socioemocionais recentemente têm sido incluídas nos currículos em função da tendência de oportunizar aos alunos uma formação integral. Tais competências são necessárias para uma resolução de conflito interpessoal que considere os pontos de vista de todos os envolvidos. A escola, como ambiente de relações é também um ambiente de conflitos. Assim, estabelecemos como objetivo desta pesquisa, analisar um conjunto de aulas de Educação física escolar, nas séries finais do ensino fundamental, com o conteúdo esporte e seu diálogo com as competências socioemocionais. Como objetivos específicos estabelecemos, identificar em que categorias se enquadra a forma de resolução de conflitos utilizadas pelos alunos participantes da pesquisa, antes e depois da intervenção didática, e discutir uma possível melhoria na qualidade da resolução dos conflitos a partir do desenvolvimento socioemocional dos alunos participantes da pesquisa. A pesquisa se caracteriza como descritiva com abordagem qualitativa do tipo participante, e teve como população os alunos da Escola Estadual Vigário Bartolomeu (Natal/RN). Para a amostra, selecionamos a turma do 8º ano do Ensino Fundamental, e os participantes foram 16 alunos, sendo 10 meninas e 6 meninos, com idade média de 14 anos. A coleta de dados aconteceu durante as aulas de Educação Física do quarto bimestre de 2019. Como instrumentos de pesquisa utilizamos o questionário da Escala Children’s Action Tendency Scale (CATS), o diário de campo e fotografias com função ilustrativa. A professora pesquisadora realizou a intervenção didática analisada, que teve 10 encontros de 50 minutos cada. Nela, percebemos o movimento de desenvolvimento da professorapesquisadora acerca da sua concepção sobre os conflitos, e as suas tentativas de influenciar seus alunos neste mesmo movimento. Ao utilizar a CATS antes da intervenção, encontramos como resultados a tendência assertiva em primeiro lugar, seguida da submissa e da agressiva. Após a intervenção, a tendência submissa surgiu em primeiro lugar, seguida da assertiva e da agressiva. Embora o resultado encontrado não tenha sido tão positivo, ressaltamos que uma experiência longitudinal poderia expressar um resultado diferente. Como possíveis explicações citamos a valorização da submissão para uma boa convivência social, o amadurecimento emocional dos alunos que podem ter optado por não se envolver em alguns conflitos, o tempo pedagógico insuficiente para um trabalho mais efetivo e a ênfase na empatia nesta sequência de aulas, que ao valorizar o sentimento alheio poderia levar à submissão.Dissertação Metodologia de ensino do futsal na Educação Física escolar: uma proposta baseada nos jogos táticos por compreensão(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-05-29) Oliveira, Edilson Medeiros de; Oliveira, Marcio Romeu Ribas de; ; ; Surdi, Aguinaldo César; ; Silva, Eduardo Vinicius Mota e;O futsal se caracteriza por ser um dos esportes mais praticados e ensinados nas escolas. Essa grande adesão se deve a grande popularidade que possui na sociedade brasileira. Muitas são as metodologias utilizadas pelos docentes para o ensino deste esporte. Os jogos táticos por compreensão são um destes possíveis métodos de ensino deste conteúdo. O presente trabalho possui como objetivo analisar a aplicação de uma proposta de ensino do futsal baseada na metodologia dos jogos táticos por compreensão com estudantes do segundo ano do ensino médio. Este estudo é caracterizado como um relato reflexivo de caráter quali-quantitativo e de natureza descritiva. Os instrumentos utilizados na pesquisa foram: a) proposta de avaliação do nível de conhecimento tático no futsal: uma referência para os esportes coletivos de autoria de Souza (1999) e b) diário de campo do professor. Foram ministradas doze aulas de futsal sob o método dos jogos táticos por compreensão em duas turmas de segundo ano do ensino médio, de uma escola pertencente a Rede Estadual de ensino do Ceará. A amostra foi composta por 26 alunos regularmente matriculados no referido ano. Com relação a aplicação da proposta de ensino, constatou-se que esta requer do docente um elevado nível de organização, conhecimento e adaptação para desenvolver o conhecimento tático declarativo e de tomada de decisão dos alunos, pois a intervenção do professor foi extremamente necessária. No que se refere ao nível de conhecimento tático declarativo e de tomada de decisões, verificou-se que os estudantes apresentaram um baixo nível de conhecimento inicial que foi elevado de maneira significativa após a intervenção proposta, pois a Turma A elevou 23% do conhecimento e a Turma B 22%. Em referência a participação dos alunos, estes demonstraram satisfação, entusiasmo e grande comprometimento na resolução dos jogos táticos, demonstrando insatisfação quando as aulas acabaram. Conclui-se que a proposta de ensino foi muito bem aceita pelos estudantes e elevou de maneira significativa o nível de conhecimento tático declarativo e de tomada de decisões no futsal dos alunos investigados.Dissertação Nos passos da dança: uma experiência pedagógica com dança no ensino médio em uma escola militar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-06-03) Pereira, Eugênia Maria Gregório; Santos, Antonio de Pádua dos; ; ; Surdi, Aguinaldo César; ; Melo, José Pereira de; ; Costa, Mackson Luiz Fernandes da; ; Silva, Maria Eleni Henrique da;Esta pesquisa é o resultado de uma experiência pedagógica com o conteúdo Dança em uma escola militar com turmas do ensino médio da educação básica do estado do Ceará, localizada no município de Fortaleza; com o objetivo de descrever essa experiência pedagógica com a dança, construída coletivamente com os discentes, e identificar as potencialidades e fragilidades da dança como conteúdo da educação física escolar, bem como observar o interesse e participação dos discentes nas diversas atividades realizadas. A pesquisa foi realizada durante as aulas de Educação Física com quatro turmas do 2º Ano do Ensino Médio, totalizando 114 alunos, cujas aulas aconteciam à tarde, no turno o qual os alunos estavam matriculados e tinham duração de 45 minutos. Os resultados foram descritos e analisados como um estudo de caso, a partir da observação da professora-pesquisadora e acrescido dos relatos dos diários de campo dos discentes. A intervenção atingiu seu objetivo de construir coletivamente com os discentes uma proposta de desenvolvimento do conteúdo dança, com aulas teórico-práticas, com a participação efetiva dos discentes e com a culminância em um dia de apresentações coletivas onde todas as turmas da mesma série puderam interagir. Além de identificar as potencialidades e fragilidades da dança como conteúdo da educação física escolar, alcançando a construção de conhecimento, o empoderamento, a utilização dos espaços e a experimentação da liberdade do movimento corporal – espontâneo e coletivamente individual. Com o universo de possibilidades para o desenvolvimento do conteúdo dança, esta pesquisa serve principalmente para compreensão da necessidade, potencialidade e riqueza desse conteúdo para integrar as diversas manifestações da cultura corporal presentes nas aulas de Educação Física Escolar e assim, incentivar os primeiros passos de muitos outros docentes no ritmo da dança.Dissertação A Capoeira como conteúdo da Educação Física Escolar: uma construção a partir da narrativa de formação de um capoeirista professor(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-06-05) Silva, Luciano Hebert de Lima; ; ; Ferreira, Heraldo Simões; ; Falcão, José Luiz Cirqueira;Neste estudo, resgato da memória, na perspectiva do método autobiográfico, a revisitação das experiências vividas na Capoeira, registradas na narrativa de formação deste capoeirista professor. E quando associadas aos novos saberes construídos na academia, fundamenta a prática pedagógica no ensino da Capoeira com crianças, na Educação Física Escolar. Este trabalho tem como objetivo geral, revelar através da história de vida temática de um capoeirista professor, a partir da sua formação e prática docente, elementos pedagógicos para uma proposta de inclusão deste conteúdo da Educação Física Escolar, nos anos iniciais do ensino fundamental. Assim, ao socializar este estudo sobre Capoeira, é possível colaborar com a formação dos professores da área, apresentando um saber sistematizado que poderá contribuir com um conteúdo da cultura popular que nem sempre faz parte dos currículos acadêmicos e escolares. Com o título, “Revisitando a minha entrada na roda: experiências e confluências dos saberes da prática com os saberes acadêmicos” são apresentados dados coletados, do professor capoeirista investigado em uma síntese entre as experiências vividas na Capoeira e a busca por novos conhecimentos acadêmicos. Isso possibilitou um novo olhar para o ensino desta arte bela, porém complexa, que precisa de elementos pedagógicos adequados e simplificados ao perfil de crianças, na escola. Dessa forma, é apresentada uma possibilidade metodológica para se trabalhar com a Capoeira nas aulas de Educação Física Escolar, especificamente nos anos iniciais do ensino fundamental, resultado das experiências vivenciadas dentro do universo capoeirístico e da academia. Por fim, compreende-se que é possível revelar quais elementos pedagógicos, empíricos e acadêmicos, fizeram parte da formação do professor investigado, contribuindo para a elaboração de uma possibilidade metodológica, de fácil aplicabilidade, utilizando a Capoeira como conteúdo da Educação Física Escolar, que se caracteriza pelo uso de jogos e brincadeiras contextualizados com seus aspectos históricos e culturais. Possibilitando, enfim, a partir do conceito da “volta do mundo” na capoeiragem, trazer um conteúdo da cultura popular e patrimônio nacional para o chão da escola, resgatando a história do negro escravizado na construção de uma das suas manifestações: a Capoeira.Dissertação A Educação Física como componente curricular no ensino médio: vivenciando o conteúdo lutas na escola(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-06-05) Nascimento, Marcelo Paiva do; Melo, José Pereira de; ; ; Surdi, Aguinaldo César; ; Santos, Antonio de Pádua dos; ; Silva, Maria Eleni Henrique da; ; Aragão, Marta Genu Soares;O componente curricular Educação Física sofre de inúmeras problemáticas na escola, em especial no Ensino Médio. Com isso acreditamos que a prática pedagógica é uma das possibilidades que podem colaborar para a legitimidade da disciplina, em detrimento de uma visão de menor status em relação às outras que acaba se configurando em falas e atitudes precipitadas. O objetivo geral do estudo foi elaborar um material didático como produto de um trabalho do ensino das Lutas utilizando a Metodologia de Jogos, buscando um diálogo com os alunos e averiguando no que essa vivência lúdica contribuiu para valorizar o componente curricular na escola como questão norteadora do trabalho. A pesquisa realizada em uma escola de Ensino Médio da periferia de Fortaleza envolveu a participação de 40 alunos que foram submetidos a uma intervenção pedagógica, e também com o auxílio de dois questionários. A metodologia de pesquisa adotada foi de natureza qualitativa e analíticodescritiva, fazendo uso de um relato de experiência e observação participante, proporcionando assim a oportunidade de investigar a própria prática e incentivando a autonomia pedagógica do pesquisador, além de se configurar em um desafio no chão da escola. Aferimos que 45% desses alunos chegaram ao Ensino Médio sem nunca ter tido acesso às Lutas, o que contraria essa prática corporal como herança da cultura de movimento e dos documentos legais que a preveem no currículo formal. Além do mais, relataram previamente que a disciplina e seus conteúdos tinham uma importância muito reduzida em relação às outras, servindo apenas como um momento de distração. Após as intervenções práticas e teóricas foi constatada uma mudança na percepção da disciplina através dos Jogos de Lutas, pois estes viram que a cultura de movimento também pode proporcionar uma leitura de mundo, assim como os outros componentes curriculares, pois mais de 90% deles assimilaram satisfatoriamente os elementos didáticos presentes nessa vivência de acordo com a proposta metodológica adotada. Concluímos então que a pratica pedagógica é uma ferramenta fundamental para valorizar o componente curricular, pois através da ludicidade e criatividade os alunos conseguiram fazer uma leitura crítica da transposição didática do assunto, o que contraria o histórico da disciplina alicerçada principalmente no aspecto procedimental no trato com os conteúdos.Dissertação A aderência nas aulas de Educação Física no ensino médio: o caso do Colégio Estadual Justiniano de Serpa(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-06-05) Moura, Patrícia Mozart; Melo, José Pereira de; ; ; Surdi, Aguinaldo César; ; Santos, Antonio de Pádua dos; ; Silva, Maria Eleni Henrique da; ; Aragão, Marta Genu Soares;A disciplina de Educação Física Escolar, vem gradativamente crescendo e ganhando espaço dentro do ambiente escolar, em todas as suas etapas e modalidades. No entanto, muitos desafios ainda estão presentes nesta profissão, sendo um deles, trazido a luz do debate neste trabalho, que é a falta de aderência das meninas nas aulas práticas de Educação Física no Ensino Médio. Esta temática, é pouco explorada dentro dos meios acadêmicos, situação que ficou evidente na produção do estado da arte deste trabalho, que pesquisou pouco menos de dois mil e quinhentos artigos, onde deste universo apenas nove tratavam sobre esta problemática. Realizou-se então uma pesquisa de campo com as alunas regularmente matriculadas no Colégio Estadual Justiniano de Serpa, localizado na cidade de Fortaleza, Ceará, para inicialmente levantar quais os motivos as distanciavam dos momentos práticos da disciplina. Logo em seguida, munida dos dados, confeccionou-se um plano de intervenção prático, visando aumentar a aderência deste púbico, trazendo para as aulas as atividades que as próprias haviam elencadas como prazerosas e interessantes. Conseguiuse com este primeiro momento um aumento pouco significativo da aderência do público alvo da pesquisa. Mas com os dados obtidos neste primeiro projeto de intervenção, foi possível traçar um segundo momento que ocorreu de maneira experimental após as aulas, o que eliminou algumas dificuldades que eram apontadas pelas discentes como limitadoras de sua participação, como o pouco tempo para higienização pós aula e para retornar para as outras aulas e as intemperes do clima dos quais as alunas eram expostas. O projeto funcionou de maneira experimental por pouco mais de um mês, onde foi ofertado para as alunas atividades de ginástica, aulas de ritmos e funcional, três vezes por semana. Ao fim deste segundo projeto de intervenção, o aumento percebido na aderência por parte das meninas foi considerável, contando com uma média geral de quase cem meninas. Após aplicação do projeto, conseguiu-se uma ampliação gradativa das horas aulas semanais da disciplina iniciando pelas turmas de terceiros ano, e a aprovação do projeto após as aulas, outro fator positivo, foi a mudança de status da disciplina que passou a ser vista de maneira mais positiva, não só pelo núcleo gestor como pelos alunos e demais funcionários da escola. Estes resultados comprovam que mesmo a disciplina de Educação Física escolar enfrentando grandes desafios dentro do ambiente escolar é possível aos professores traçarem estratégias para transformar os desafios e dificuldades em oportunidades, para que nenhum aluno ou aluna tenha o seu direito de vivenciar sua corporeidade tolhido, ajudando assim em sua formação integral.Dissertação A avaliação na Educação Física Escolar sob a perspectiva das dimensões de conhecimento apresentadas na BNCC(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-06-08) Ferreira, José Celso Barros; Oliveira, Márcio Romeu Ribas de; ; ; Araújo, Allyson Carvalho de; ; Silva, Maria Eleni Henrique da;A avaliação da aprendizagem na Educação Física Escolar encontra desafios que vão além dos presentes nos demais componentes curriculares. A forma como a área organiza e avalia a relação dos corpos dos sujeitos com os objetos de conhecimento, gera possibilidades que parecem ainda pouco compreendidas no cotidiano escolar. Para além das dimensões dos conteúdos (atitudinal, procedimental e conceitual), apresentadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), a área encontra na Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017) outras demandas organizativas. A proposta é pensar como os estudantes se relacionam com os objetos de conhecimento, privilegiando agora oito dimensões, o que nos levou ao problema de como é possível estruturar uma proposta de avaliação da aprendizagem na Educação Física Escolar, contemplando as oito dimensões apresentadas na BNCC? O presente estudo objetivou problematizar uma experiência pedagógica na Educação Física Escolar, refletindo acerca da avaliação da aprendizagem na perspectiva das dimensões de conhecimento. Foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa exploratória, no formato de relato de experiência, que consistiu em elaborar e experimentar momentos formais de avaliação da aprendizagem, para uma turma do 8º ano do ensino fundamental. Ao todo foram seis instrumentos avaliativos com suas respectivas fichas de registro. A observação participante foi a técnica utilizada para construção dos dados de campo por meio de roteiros de observação. A análise documental foi utilizada para confrontar as descrições dos roteiros de observação com os princípios norteadores para a elaboração de instrumentos, transformados em categorias de análise. Como resultados, podemos destacar a construção e defesa dos próprios princípios norteadores, uma vez que o momento avaliativo deve ser um momento formativo, extensão do processo de ensino-aprendizagem, não devendo se encerrar em si mesmo e por isso não faz sentido apontar instrumentos como certos e/ou errados. Outro resultado é a ampliação da noção de instrumento de verificação da aprendizagem, enquanto um conjunto de ações que objetivam favorecer que os estudantes expressem suas habilidades, atendendo aos princípios construídos. Não se deve confundir com as fichas de registros, estas, apesar de integrar os instrumentos, apenas devem registrar graficamente as especificidades dos mesmos. As próprias fichas e súmulas desenvolvidas para nossa experiência são resultados relevantes que apontam como elaborar e conduzir momentos avaliativos. As soluções encontradas para supressão dos dilemas e dificuldades de uma empreitada deste tipo aparecem também como resultados, como a escolha em conjugar algumas dimensões no mesmo instrumento em decorrência do pouco tempo efetivo de aula. Outra é o balanço entre o uso de instrumentos mais complexos e trabalhosos com outros mais simples e práticos para se adequar às demandas do professor. Concluímos que as experiências desenvolvidas aqui apontam uma possibilidade satisfatória, e ainda pouco explorada, de se avaliar as aprendizagens na Educação Física Escolar, considerando as diversas formas dos estudantes se relacionarem com os objetos de conhecimento.Dissertação Fazendo história e vencendo preconceitos: uma experiência na escola pública com o futsal para meninas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-06-09) Nery, Marcos Leiva da Silva; Tinôco, Elizabeth Jatobá Bezerra; ; ; Santos, Antonio de Pádua dos; ; Chaves, Paula Nunes;As questões de gênero, há muito tempo, constituem-se uma das problemáticas da Educação Física escolar e da sociedade. Como cenário propício para um olhar investigativo sobre essas questões, evidenciou-se no estudo uma prática pedagógica de futebol de meninas na escola, com suas experiências de protagonismo e de enfretamento frente ao preconceito e desigualdade baseado nas relações de gênero no esporte. Nessa perspectiva, o objetivo geral deste estudo consistiu em analisar questões de gênero e preconceitos sofridos por meninas que jogam futebol em um projeto esportivo de uma escola pública, bem como apresentar características do protagonismo e empoderamento das alunas e do engajamento do professor-pesquisador. Como objetivos específicos elencou-se: construir uma síntese crítico-histórica da participação de meninas e de mulheres na Educação Física e no esporte, destacando a modalidade futebol; apresentar os aspectos da formação profissional do professor-pesquisador que contribuíram para o enfrentamento das relações desiguais de gênero na Educação Física e esporte escolar; analisar as narrativas das alunas em relação aos sentidos e significados no engajamento no futebol; descrever o contexto, o processo pedagógico e os resultados da aprendizagem de um projeto esportivo extraclasse de em uma escola pública de Fortaleza – Ceará. Para esse fim, realizou-se uma pesquisa participante em um projeto de futebol de meninas na escola, por meio da observação participante, da narrativa docente do professor-pesquisador e da entrevista temática com 08 (oito) alunas. O projeto analisado revela a potencialidade de uma prática esportiva na escola como ferramenta de empoderamento de meninas, e aponta direções para o desenvolvimento de um esporte escolar mais democrático. As falas das alunas evidenciam que: (i) a iniciação delas no futebol acontece com frequência nas brincadeiras de bola na rua; (ii) as influências dos familiares são preponderantes para a permanência ou desistência no futebol; (iii) o nível de habilidade técnica no futebol ainda é aspecto determinante para inclusão ou exclusão de meninas nas aulas de Educação Física escolar; (iv) o envolvimento no futebol de meninas propicia tanto sentimentos agradáveis, que relacionam-se com o caráter espontâneo e prazeroso do projeto, como sensações de dores, que relacionam-se com as agressões simbólicas do preconceito; (v) as vivências no projeto de futebol promovem uma consciência crítica na configuração social do esporte. Considerando o futebol de meninas na escola com uma prática pedagógica empoderadora, indicamos ser cada vez mais urgente lançar olhares sobre a cultura do futebol, hegemonicamente masculina, a fim de reconstruí-la mais democrática e menos excludente, a partir do chão da escola.Dissertação Ginástica na escola: possibilidades pedagógicas nos anos finais do ensino fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-23) Marinho, Julienne de Lucena Souto; Santos, Antônio de Pádua dos; https://orcid.org/0000-0002-6998-9940; http://lattes.cnpq.br/9063486087784385; https://orcid.org/0000-0001-7852-9375; http://lattes.cnpq.br/4716414815435513; Surdi, Aguinaldo César; https://orcid.org/0000-0002-7809-7266; http://lattes.cnpq.br/2452504102904189; Silva, Priscilla Pinto Costa da; Batista, Alison Pereira; Machado, Roseli BelmonteOs professores de Educação Física que passaram em nossa vida estudantil trouxeram os reflexos de suas formações, alguns conseguiram ressignificar o olhar para o esportivismo e outros não, percebe-se com isso uma carência na aplicação e vivência do conteúdo de ginástica nas aulas de Educação Física, decorrente possivelmente de poucas edições e publicações literária, falta de estímulos na vivência de professores ou pouca importância dada ao conteúdo. Nosso objetivo geral foi propor possibilidades pedagógicas sobre o ensino da ginástica nos anos finais do ensino fundamental. Nossos objetivos específicos foram: construir com os alunos uma proposta de trabalho da unidade temática ginástica; descrever uma experiência de trabalho com a ginástica nas aulas de Educação Física nos Anos Finais do Ensino Fundamental; verificar e avaliar a percepção da ginástica ao final da sequência de aulas. A pesquisa classifica-se de natureza qualitativa, caracterizando-se como pesquisa-ação. A pesquisa foi realizada durante as aulas de Educação Física com alunos do 7º ano da E. E. E. F. Antenor Navarro, na cidade de Guarabira/PB. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram a aplicação de questionário, a observação participante do tipo descritiva e os recursos imagéticos, fotográficos e diário de campo. A pesquisa foi submetida e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e cadastrada na Plataforma Brasil, com parecer de número 5.257.813, em 22 de fevereiro de 2022. A mesma está de acordo com a Resolução de pesquisa com seres humanos CNS 466/12, considerando o respeito pela dignidade humana e pela especial proteção devida aos participantes das pesquisas científicas envolvendo seres humanos. Os resultados foram descritos a analisados, a partir das vivências dos alunos, registros e observações da professora-pesquisadora, acrescidos das anotações do diário de campo. A intervenção atingiu seu objetivo em propor possibilidades pedagógicas no ensino da ginástica, através de aula teóricas e práticas, tendo o envolvimento dos alunos. Ressignificar o padrão cultural esportista, a cultura da ‘bola’ nas aulas de Educação Física, é algo desafiador, pois requer muita paciência, porém não é algo impossível de ser rompido, basta que abramos novas possibilidades de vivências corporais que ressignifique o uso do elemento ‘bola’, estabelecido historicamente como algo indispensável na realização de uma aula. Esse estudo vem corroborar com a prática docente de vários professores, fortalecendo que é possível possibilitar o ensino da ginástica na escola.Dissertação Esportes com raquetes: uma proposta de intervenção na escola pública de tempo integral(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-03-16) Figueirêdo, Paulinelle de Araújo; Costa, Mackson Luiz Fernandes da; http://lattes.cnpq.br/7009995632636621; http://lattes.cnpq.br/3592028334400676; Batista, Alison Pereira; Oliveira, Márcio Romeu Ribas de; https://orcid.org/0000-0003-2629-920X; http://lattes.cnpq.br/0118293761427492A Educação Física tem buscado sua legitimação e consolidação como componente curricular da escola, sendo imprescindível a sua organização a partir de uma intencionalidade pedagógica, permitindo que os educandos conheçam e experimentem as práticas que compõem a cultura do movimento. Reconhecendo a importância de diversificar e oportunizar novos conteúdos e metodologias nas aulas de Educação Física escolar, este trabalho teve como objetivo aplicar e analisar uma proposta de intervenção pedagógica que possibilitasse a inserção dos esportes com raquetes em uma disciplina eletiva na escola de tempo integral. Para tanto foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: diagnosticar a realidade; sistematizar uma sequência de aulas com o conteúdo esportes de raquete e avaliar o processo de ensino-aprendizagem na sistematização desenvolvida. Participaram da pesquisa 30 estudantes das primeiras séries do ensino médio, matriculados na disciplina eletiva de esportes com raquetes. O referido estudo ocorreu na escola de ensino médio em tempo integral Dom Antonio Campelo de Aragão. A construção do trabalho teve como base uma proposta de investigação qualitativa do tipo intervenção, ou seja, um estudo participativo. Os dados foram coletados durante a aplicação de uma unidade didática com 20 aulas. Os instrumentos para a coleta dos dados foram dois questionários, o diário de campo e os registros fotográficos. Esses dados foram tratados e organizados, resultando assim em três categorias de análise: sondando a realidade, vivenciando a realidade e avaliando a realidade. Com o desenvolvimento e avaliação desta unidade didática, foram descritas na dissertação algumas contribuições, descobertas e organização de um produto destinado à construção e sistematização de ferramentas para facilitar o trato dos seguintes esportes com raquetes: Tênis de Campo, Tênis de Mesa, Beach Tennis, Badminton, Frescobol, Quimbol e Speedball. Nos resultados da pesquisa são apresentados alguns limites como a dificuldade em obter materiais, falta de espaços adequados, a falta de formação acadêmica e continuada para o trato dos esportes com raquetes e algumas possibilidades como a construção de materiais, adaptação dos espaços, organização dos conhecimentos sobre os esportes com raquetes, uso da metodologia da aprendizagem cooperativa e problematização dos temas que acompanham os estudantes e que foram discutidos durante o desenvolvimento das aulas da eletiva, fortalecendo a relevância da inserção dos esportes com raquetes nas escolas.Dissertação O ensino da ginástica e a aprendizagem significativa(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-04-10) Castro, Márcio Kledir Regis; Costa, Mackson Luiz Fernandes da; http://lattes.cnpq.br/7009995632636621; http://lattes.cnpq.br/3032879995213241; Surdi, Aguinaldo César; Alves, Cláudia FoganholiNas últimas décadas professores de Educação Física têm buscado melhorar sua prática pedagógica no trato com os conteúdos da área. Apropriar-se, na prática, de pressupostos teóricos e metodológicos no processo de ensino e aprendizagem desses conteúdos contribuirá cada vez mais na valorização e legitimação da Educação Física na escola. A teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel (1963), que busca promover um processo de ensino e aprendizagem com sentidos e significados para os estudantes, superando uma aprendizagem mecânica dos conteúdos, tem ganhado espaço em pesquisas, estudos e aplicação prática em sistemas de educação. A presente pesquisa teve por objetivo propor uma abordagem para o trato do conteúdo Ginástica, com base na aprendizagem significativa para o Ensino Fundamental Anos Finais. A metodologia, de caráter qualitativo, utilizou-se de processos das metodologias participativas e, no caso específico deste trabalho, a pesquisa-intervenção. Participaram do estudo trinta estudantes do 8º ano do Ensino Fundamenta dos Anos Finais, de uma escola pública municipal do interior do Ceará. As intervenções aconteceram em 07 encontros com duas aulas geminadas. As aulas são de 50 minutos cada. Sendo assim, a proposta foi desenvolvida em 14 aulas. Os instrumentos para coleta dos dados envolveram: questionários pré e pós-intervenção, diário de campo do professor e portfólios dos estudantes. Os dados coletados foram transcritos, revistos, organizados e classificados a partir da análise de categorias de codificação propostas por Bogdan e Binken (1994). Os principais resultados indicaram que ao privilegiar um modelo de ensino no qual o estudante esteja no centro do processo e o professor desempenhe o importante papel de mediador, favoreceu a aprendizagem do conteúdo Ginástica. Observou-se que proporcionar espaços de aula onde os estudantes externalizem seus conhecimentos, percepções e reflexões, e que também possam dialogar entre eles e com o professor, contribuiu para esse ambiente de aprendizagem com significados. Identificou-se que ao tratarmos o conteúdo Ginástica baseado em princípios da teoria em questão, possibilitou um melhor desenvolvimento do conteúdo nas dimensões conceitual, procedimental e atitudinal. Concluímos que uma proposta de aulas no trato do conteúdo ginástica, baseada em princípios da aprendizagem significativa, contribuiu de forma relevante para reflexões e possibilidades no trato desse conteúdo.Dissertação Esportes adaptados dentro de uma perspectiva inclusiva: desenvolvendo uma unidade didática nas aulas de educação física do ensino médio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-04-28) Nascimento, Maria do Perpétuo Socorro Rocha do; Santos, Antônio de Pádua dos; https://orcid.org/0000-0002-6998-9940; http://lattes.cnpq.br/9063486087784385; http://lattes.cnpq.br/3110747301187470; Surdi, Aguinaldo César; https://orcid.org/0000-0002-7809-7266; http://lattes.cnpq.br/2452504102904189; Silva, Priscilla Pinto Costa da; Fonseca, Michele Pereira de Souza da; Machado, Roseli BelmonteEste estudo tem um olhar voltado para a ministração do tema Esporte Adaptado dentro de uma perspectiva inclusiva. O objetivo geral desse estudo foi a construção coletiva, a implementação e a avaliação de uma unidade didática com a utilização do esporte adaptado dentro de uma perspectiva inclusiva nas aulas de Educação Física no Ensino Médio. Os objetivos específicos foram:1- Diagnosticar e Identificar a percepção e experiências dos (as) alunos (as) sobre a unidade temática esporte adaptado nas aulas de Educação Física no ensino fundamental; 2- Desenvolver uma unidade didática sobre esporte adaptado dentro de uma perspectiva inclusiva como ferramenta pedagógica nas aulas de Educação Física no Ensino Médio; 3- Avaliar uma unidade didática sobre esporte adaptado dentro de uma perspectiva inclusiva nas aulas de Educação Física no Ensino Médio. Foi realizado um estudo de campo do tipo pesquisa-ação, utilizando o método qualitativo descritivo em uma escola da Rede Estadual de Ensino do Ceará, localizada em Fortaleza, com 64 alunos e alunas de duas turmas do 3º Ano A e B do Ensino Médio. Os instrumentos utilizados foram: a) observação participante das aulas de Educação Física, através da utilização do diário de campo; b) 02 questionários, 01 sobre o entendimento dos (as) alunos (as) a respeito do Esporte Adaptado obtido no Ensino Fundamental; 01 para Avaliar uma unidade didática sobre esporte adaptado dentro de uma perspectiva inclusiva nas aulas de Educação Física no Ensino Médio. A pesquisa foi aprovada com o parecer da plataforma Brasil nº 5.678.415. O tema teve sua relevância ao podermos constatar os ganhos adquiridos aos (as) estudantes através da implementação do projeto de pesquisa. Os (as) mesmos (as) demonstraram maior motivação para aprender um conteúdo antes pensado apenas para pessoas com deficiência. Eles (as) se viram não apenas reproduzindo movimentos, mas construindo um conhecimento e refletindo sobre ele. As atividades aconteceram com a participação de todos (as) os (as) alunos (as), independente do nível de habilidade motora, de gênero, e situação ou não de deficiência. Os esportes adaptados foram tematizados utilizando o máximo de modalidades possíveis dentro de uma unidade didática, que possibilitou uma maior riqueza de conhecimentos aos (as) alunos (as). Foi obtido a participação de vários alunos (as) que não estavam participando das aulas de Educação Física em semestres anteriores, e que nitidamente estavam se sentindo incluídos nas aulas. Percebemos um despertar pela admiração e reconhecimento do outro pelas suas diferenças. Inclusive um novo olhar para os colegas com deficiência, ao perceberem suas potencialidades e não mais somente suas dificuldades. Constatamos que o tema é totalmente possível, viável e aceito pelos (as) estudantes, visto que parte das necessidades e interesse apresentados pela turma.Dissertação O futebol da escola: uma abordagem a partir da concepção crítico-emancipatória, nas aulas de educação física do ensino médio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-09) Xavier, Patrício Júnior da Silva; Silva, Priscilla Pinto Costa da; http://lattes.cnpq.br/1363896566076787; http://lattes.cnpq.br/0521823587641538; Surdi, Aguinaldo Cesar; Fonseca, Rubiane Giovani; Araújo, Bruno Medeiros Roldão deO presente trabalho abordou como tema o futebol, tendo como objetivo geral – desenvolver e avaliar uma proposta de aula (unidade didática) com o conteúdo futebol, a partir da concepção crítico-emancipatória, nas aulas de Educação Física do ensino médio. E teve como objetivos específicos: 1- desenvolver o conteúdo futebol em uma unidade didática, a partir da concepção crítico-emancipatória, nas aulas de Educação Física do ensino médio; 2- avaliar o conteúdo futebol em uma unidade didática, a partir da concepção crítico-emancipatória, nas aulas de Educação Física do ensino médio; 3- apontar os limites e as possibilidades de uma unidade didática sobre o futebol, a partir da concepção crítico-emancipatória, nas aulas de Educação Física do ensino médio. Para tanto, foi realizada uma pesquisa participante, utilizando-se como opção metodológica o método qualitativo descritivo. Fizeram parte desta pesquisa, os estudantes do 1º ano do ensino médio, da Escola Estadual Maria do Rosário Bezerra, situada no município de Boa Saúde/RN - Brasil, no período matutino, sendo esta turma composta por 35 estudantes regularmente matriculados. Já os instrumentos para a coleta de dados, foram: o diário de campo e questionário. Dessa forma, os dados foram apresentados com base na análise e interpretação dos dados, bem como, discutidos com o referencial teórico consultado, para dialogar com as informações obtidas, para que assim, se pudesse apontar os limites e as possibilidades da proposta com a unidade didática, assim como os caminhos para que mais estudos surjam e, contribuam para novos trabalhos sobre o tema. Com isso, por meio da análise dos resultados (questionário avaliativo – diagnóstico e final –, e intervenção pedagógica), foi constatado na unidade didática sobre o futebol, a partir da Concepção Crítico-Emancipatória, uma evolução significativa no aprendizado discente, quer seja do ponto de vista quantitativo, quer seja do ponto de vista qualitativo, conferindo a estes, sentidos e significados.
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