Programa de Pós-graduação em Educação Física em Rede Nacional
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Navegando Programa de Pós-graduação em Educação Física em Rede Nacional por Autor "Cavalcanti, Loreta Melo Bezerra"
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Dissertação Educação Física e competências socioemocionais: experimentos didático-pedagógicos para uma resolução de conflitos assertiva(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-05-28) Cavalcanti, Renata Nishimura Guerra; Araújo, Allyson Carvalho de; ; ; Cavalcanti, Loreta Melo Bezerra; ; Dias, Maria Aparecida;As competências socioemocionais recentemente têm sido incluídas nos currículos em função da tendência de oportunizar aos alunos uma formação integral. Tais competências são necessárias para uma resolução de conflito interpessoal que considere os pontos de vista de todos os envolvidos. A escola, como ambiente de relações é também um ambiente de conflitos. Assim, estabelecemos como objetivo desta pesquisa, analisar um conjunto de aulas de Educação física escolar, nas séries finais do ensino fundamental, com o conteúdo esporte e seu diálogo com as competências socioemocionais. Como objetivos específicos estabelecemos, identificar em que categorias se enquadra a forma de resolução de conflitos utilizadas pelos alunos participantes da pesquisa, antes e depois da intervenção didática, e discutir uma possível melhoria na qualidade da resolução dos conflitos a partir do desenvolvimento socioemocional dos alunos participantes da pesquisa. A pesquisa se caracteriza como descritiva com abordagem qualitativa do tipo participante, e teve como população os alunos da Escola Estadual Vigário Bartolomeu (Natal/RN). Para a amostra, selecionamos a turma do 8º ano do Ensino Fundamental, e os participantes foram 16 alunos, sendo 10 meninas e 6 meninos, com idade média de 14 anos. A coleta de dados aconteceu durante as aulas de Educação Física do quarto bimestre de 2019. Como instrumentos de pesquisa utilizamos o questionário da Escala Children’s Action Tendency Scale (CATS), o diário de campo e fotografias com função ilustrativa. A professora pesquisadora realizou a intervenção didática analisada, que teve 10 encontros de 50 minutos cada. Nela, percebemos o movimento de desenvolvimento da professorapesquisadora acerca da sua concepção sobre os conflitos, e as suas tentativas de influenciar seus alunos neste mesmo movimento. Ao utilizar a CATS antes da intervenção, encontramos como resultados a tendência assertiva em primeiro lugar, seguida da submissa e da agressiva. Após a intervenção, a tendência submissa surgiu em primeiro lugar, seguida da assertiva e da agressiva. Embora o resultado encontrado não tenha sido tão positivo, ressaltamos que uma experiência longitudinal poderia expressar um resultado diferente. Como possíveis explicações citamos a valorização da submissão para uma boa convivência social, o amadurecimento emocional dos alunos que podem ter optado por não se envolver em alguns conflitos, o tempo pedagógico insuficiente para um trabalho mais efetivo e a ênfase na empatia nesta sequência de aulas, que ao valorizar o sentimento alheio poderia levar à submissão.Dissertação Educação Física inclusiva: um relato de experiência(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-09-28) Pinheiro, Allan de Medeiros; Surdi, Aguinaldo César; https://orcid.org/0000-0002-7809-7266; http://lattes.cnpq.br/2452504102904189; http://lattes.cnpq.br/0575968943480930; Batista, Alison Pereira; Cavalcanti, Loreta Melo Bezerra; Fonseca, Rubiane Giovani; http://lattes.cnpq.br/9797792006097741; Baptista, Tadeu João RibeiroNo último censo escolar realizado em 2022 o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela pesquisa, informou a efetivação de 1,5 milhão de matrículas da educação especial o que em relação ao anterior equivale um aumento de 29.3%. Apesar desse crescimento continuado, as pesquisas na área da Educação Física Escolar Inclusiva ainda são escassas. Visto o potencial que a Educação Física possui para contribuir com a construção de uma cultura inclusiva nas escolas. O presente estudo estabeleceu como objetivo geral relatar as experiências sobre as pessoas com deficiência na Educação Física Escolar (EFE), no esporte e como objetivos específicos: a) descrever as experiências com as pessoas com deficiência e as diferenças iniciando na vida familiar, continuando na caminhada formativa, e ressignificando na EFE, b) partilhar vivências pessoas e inclusivas em eventos esportivos e c) apresentar a percepção dos familiares e alunos acerca do fazer pedagógico deste docente pesquisador no chão da escola, no Ensino Fundamental no município de Natal/RN. Foi realizado uma pesquisa tipo relato de experiência de caráter descritivo, no lapso temporal entre 2019 e 2023, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Berilo Wanderley, no CAIC Esportivo de Lagoa Nova (Centro de Desporto Escolar Geração 2000) e na Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Maria Ilka de Moura, setor oeste da capital potiguar, com o público da educação especial, 35 alunos, onde 20 eram do gênero masculino e 15 do gênero feminino. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram o diário de campo, registros fotográficos/vídeos e questionário de pesquisa. Aprovada com o parecer da plataforma Brasil nº 5.795.492, o estudo teve os resultados distribuídos em dois blocos: percepção dos alunos e percepção dos familiares quanto ao fazer pedagógico do professor pesquisador e o contexto inclusivo, ambos analisando as contribuições significativas e suas possibilidades de avanço. No tocante às considerações finais, constatou-se a importância da escola, do planejamento colaborativo, da EFE, dos demais sujeitos da comunidade escolar e de políticas públicas efetivas, para que juntos seja edificada e fortalecida uma cultura inclusiva no chão das escolas e contribua com um ensino significativo e de maior relevância social, visto que a inclusão é uma missão de toda a sociedade.Dissertação Ressignificando a Ginástica Rítmica: possibilidades de ensino nas aulas de Educação Física nos anos iniciais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-10-31) Breustedt, Viviane Cristina Nascimento da Silva; Tinôco, Elizabeth Jatobá Bezerra; http://lattes.cnpq.br/3714455266526226; https://orcid.org/0000-0003-0545-4995; http://lattes.cnpq.br/5263415290869497; Silva, Priscilla Pinto Costa da; http://lattes.cnpq.br/1363896566076787; Pereira, Hosana Cláudia Matias da Costa; Cavalcanti, Loreta Melo BezerraEste trabalho é uma pesquisa social, de abordagem qualitativa, do tipo participante, que buscou compreender de que forma podemos inserir a Ginástica Rítmica na Educação Física Escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, foi proposto o desenvolvimento de uma unidade didática para o ensino da base de Ginástica Rítmica, nas aulas de Educação Física, para as turmas de 1º ao 3º do Ensino Fundamental Anos Iniciais, aproximando a modalidade das faixas de idade dos alunos. O universo dessa pesquisa foi definido com 80 alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, da Escola Estadual Professora Maria Luiza Alves Costa, e os participantes totalizaram 27 alunos após validação dos critérios de participação definidos. Os instrumentos de estudo escolhidos foram: o fichamento resumo, para (a) identificar, no universo da Ginástica, os elementos corporais básicos que fundamentam a vivência da GR na Educação Física Escolar; o diário de aula, para (b) estruturar e vivenciar experiências com os movimentos ginásticos nas aulas de Educação Física Escolar, associando brinquedos característicos da cultura infantil; e o questionário ilustrado para (c) avaliar o nível de satisfação dos alunos após às experiências da Ginástica Rítmica. A pesquisa foi dividida em 3 fases. Na fase exploratória, buscamos estabelecer relações sobre a vertente da Ginástica Rítmica e, na revisão de literatura, abordamos informações sobre a Educação Física brasileira, sua história, evolução e legitimação, para melhor compreender sua organização atual, suas particularidades, e ainda os fatos que contribuíram, direta e indiretamente, para a formação da Ginástica Rítmica, desde sua construção histórica até a chegada na escola, enquanto manifestação corporal integrante da Cultura de Movimento, rica em possibilidades pedagógicas e capaz de produzir conhecimento aos alunos, mas pouco desenvolvida nas aulas de Educação Física Escolar. A partir desses dados, iniciamos a segunda fase realizando o fichamento proposto no primeiro objetivo (a), que permitiu estruturar as experiências (b), que foram vivenciadas e registradas no diário de aula, gerando dados para a análise de conteúdo, na terceira fase. Nesta, foi utilizada a abordagem temática, utilizando o critério semântico, e seu desenvolvimento permitiu a elaboração de um Mapa Temático de Análise, que foi decisivo para a consolidação dos resultados encontrados. Como produto alcançado, esta pesquisa organizou os “Saberes Corporais da Ginástica Rítmica”, que permitiu propor os conteúdos, movimentos corporais e os elementos técnicos dos aparelhos para os 3 Anos Iniciais do Ensino Fundamental. E, por oportuno, ainda atingiu alto índice de satisfação dos participantes.Dissertação Tênis na Educação Física escolar: uma possibilidade didática(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-08-23) Monteiro, José Cláudio de Sousa Wanderley; Surdi, Aguinaldo César; https://orcid.org/0000-0002-7809-7266; http://lattes.cnpq.br/2452504102904189; http://lattes.cnpq.br/9305607162304288; Batista, Alison Pereira; Cavalcanti, Loreta Melo Bezerra; Fonseca, Rubiane Giovani; http://lattes.cnpq.br/9797792006097741; Baptista, Tadeu João RibeiroSabe-se que a Educação Física Escolar (EFE) tem o Esporte como um dos seus conteúdos e, por isso, visualizamos no Tênis a vivência de uma experiência esportiva. O objetivo desta pesquisa foi criar possibilidades para o ensino do tênis, adaptando espaço, regras, reciclando e/ou reaproveitando materiais, utilizando métodos modernos de ensino que contribuam para a aprendizagem das habilidades e lógica interna e externa deste esporte. Ainda que esta modalidade esteja inserida dentro do conteúdo Esporte em nosso componente curricular, o seu ensino/aprendizagem é pouco difundido no ambiente escolar, sob algumas conhecidas alegações que variam desde a falta de materiais e espaços adequados, a não vivência dos seus profissionais com este esporte, além da predominância das tradicionais modalidades como conteúdos do esporte escolar. O presente estudo tem caráter descritivo, tipo relato de experiência. Este se deu ao longo das aulas de Educação Física que ocorreram na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Anaíza Luiz Calixto, localizada no município de Patos/PB (interior do sertão paraibano). Já o conteúdo selecionado para o presente estudo foi o Tênis, em virtude da necessidade de possibilitar o ensino-aprendizagem desta modalidade não tradicional no desporto escolar por meio de uma visão didático/pedagógica e métodos contemporâneos de ensino. No final do desenvolvimento da pesquisa concluímos que: (1) É possível o ensino deste conteúdo acontecer, embora os contextos escolares carentes de espaço e de materiais; (2) Mesmo sendo um esporte não tradicional na Educação Física Escolar, mostrou-se ser um conteúdo de grande aceitação pelos alunos; e (3) Por suas características revelarem um esporte ativo, individual ou em duplas, possibilitou o protagonismo e a autonomia do aluno na sua prática. Por fim, percebemos que o tênis é um conteúdo possível de ser ensinado mesmo diante dos empecilhos presentes no ambiente escolar e que possui características motivadoras no seu ensino-aprendizagem, na sua vivência.