ESUFRN - Artigos Publicados em Periódicos
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Navegando ESUFRN - Artigos Publicados em Periódicos por Autor "Amorim, Érico Gurgel"
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Artigo A deficiência em foco nos currículos de graduação da UFRN: uma abordagem histórica (1960-2015)(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), 2016-04-20) Amorim, Érico Gurgel; Medeiros Neta, Olivia Morais de; Guimarães, JacileideA deficiência é um conceito histórico-social e, como tal, requer a sua discussão nos diversos segmentos da sociedade, os quais inclui o sistema educacional. Deste modo, o artigo objetiva mapear, no período de 1960 a 2015, os componentes curriculares dos currículos de graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que versam sobre a deficiência em seus diversos contextos, e também, discorrer sobre de que modo o tema da deficiência e suas concepções foram retratados nestes currículos. Utilizou-se de pesquisa exploratória e documental em base de dados eletrônica do SIGAA/UFRN, realizada no período de janeiro a março de 2015. Os resultados expressam um crescente aumento na oferta de componentes curriculares com foco na deficiência no período em estudo, notavelmente nas áreas de educação e libras. Também indicam mudanças nas denominações atribuídas ao sujeito com deficiência, bem como nas concepções e paradigmas correlatos presentes nos componentes curricularesArtigo Mental health how (re)constitutive tool in ways of living of visually impaired persons(International Medical Publisher, 2019-02-10) Amorim, Érico Gurgel; Guimarães, Jacileide; Medeiros Neta, Olivia Morais de; Amorim, Ingrid Gurgel; Morais, Rafael Otávio Bezerra deObjective: to analyze mental health in the face of visual impairment, identifying the stages of psychological distress in the encounter with the not seeing. Method: This is an exploratory study with a qualitative approach. Fifteen adults with visual impairment attended at a specialized oph-thalmology ambulatory in a university hospital in the city of Natal, Rio Grande do Norte, Brazil were studied, from June to August 2015, through a semistructured interview. The speeches were analyzed based on the theory of mourning. Results: the results showed that the mental health of the visually im-paired person is structured through a normative apparatus constituted of individual and social attributes dynamically constructed. These at-tributes are related to the constitution of stages of mourning, charac-terized by shock, denial, bargaining, depression, and acceptance. The mental health of the visually impaired person contemplates the phases of normal mourning, established before the condition of visual loss, as structuring mode in a process of personal reconstruction, reflected in the ways of walking the life, proper from each one. Conclusion: With this study, it was possible to understand the ways of constitution and reconstitution of people in dealing with a new condition, the one of visual impairment, providing caregivers, family, and society with an ethical spirit and solidarity, more compliant and humane in the to deal with people with disabilitiesArtigo Para uma nova arte de viver: os espaços e as práticas de reabilitação da pessoa com deficiência visual(Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), 2020-07-06) Amorim, Érico Gurgel; Medeiros Neta, Olivia Morais de; Guimarães, JacileideA experiência da deficiência visual suscita novos aprendizados, dentre os quais se destaca o papel da reabilitação e suas repercussões para a compreensão da dinâmica de vida. Este estudo objetiva analisar os espaços e as práticas de reabilitação vivenciadas por sujeitos com deficiência visual, imersos em seus cotidianos. A técnica empregada foi a de grupo focal e os dados obtidos foram submetidos à análise temática. O estudo obteve aprovação ética para sua realização. Quanto aos resultados, as temáticas que emergiram a partir dos discursos foram: os primeiros passos: a trajetória reabilitacional; reaprender a fazer: as atividades de vida diária (avd); reaprender a se mover: os passos para orientação e mobilidade; reaprender a ler e escrever: o encontro com o braille; e um atalho no percurso: as tecnologias assistivas. O estudo conclui que apesar da constatação das melhorias alcançadas na disponibilização dos serviços voltados ao usufruto dos direitos de cidadania e de liberdade pelas pessoas com cegueira e baixa visão, ainda perduram obstáculos de ordem política, operacional, de acesso e utilização dos recursos técnicos e tecnológicos por tais sujeitos. Mesmo assim, a reabilitação tem se revelado uma importante ferramenta aliada na retomada da arte de viver diante da experiência da cegueiraArtigo Sujeitos com deficiência visual e a educação como determinante social de saúde(Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), 2020-09-03) Amorim, Érico Gurgel; Medeiros Neta, Olivia Morais de; Guimarães, JacileideObjetivamos analisar a educação como determinante social de saúde de sujeitos com deficiência visual, com ênfase na saúde mental, identificando as dificuldades percebidas e as estratégias de enfrentamento utilizadas em relação às adversidades cotidianas. Trata-se, portanto, de uma pesquisa descritiva e exploratória com abordagem qualitativa. Para a coleta de dados, realizamos entrevistas semiestruturadas junto aos sujeitos deficientes visuais no ambulatório de oftalmologia do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), no município de Natal.Os dados foram tratados à luz do método de análise temática descrito por Minayo (2008) e os conteúdos das unidades de registro elencadas, inspirados no modelo de Determinação social da saúde, proposto por Dahlgren e Whitehead (1991). A reflexão das informações analisadas suscita discussões a respeito da persistência de fatores sociais adversos ao processo de inclusão plena e efetiva, geradores de atitudes normalizadoras