PRODEMA - Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente
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Navegando PRODEMA - Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente por Autor "Almeida, Elineí Araújo de"
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Dissertação A biotecnologia e a educação ambiental no resguarde a duas espécies em vias de extinção na flora da Mata Atlântica Brasileira(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-02-25) Aragão, Ana Katarina Oliveira; Aloufa, Magdi Ahmed Ibrahim; ; http://lattes.cnpq.br/4153117506852558; ; Araújo, Elton Lúcio de; ; http://lattes.cnpq.br/1455726768450040; Almeida, Elineí Araújo de; ; http://lattes.cnpq.br/3865714707038562A ação antrópica causou a destruição de grande parte da Mata Atlântica restando hoje apenas cerca de 7% a 8% da sua porção original. Um exemplo clássico dessa degradação é a situação do Pau-Brasil (Caesalpinia echinata Lam.) cuja exploração recorrente resumiu drasticamente a ocorrência silvestre da espécie. Além da exploração econômica e da ameaçada de extinção, a planta apresenta ainda características de sua própria fisiologia que dificultam a sobrevivência em condições naturais. Por esse motivo, qualquer estratégia desenvolvida para conservá-la deve também garantir meios para sua multiplicação. Nessas condições, a única tecnologia plausível é a micropropagação in vitro a partir de segmentos imaturos de caule (os explantes). Entretanto, em virtude da ameaça de extinção, do extrativismo e da fenologia, a disponibilidade das fontes de explante é reduzida. Então, para contornar esse contratempo, a presente pesquisa trabalhou a hipótese de que para dispor desses explantes a solução seria elaborar um banco de matrizes e utilizar as mudas produzidas como fonte de explante. Então, partindo do pressuposto de que o substrato é um elemento fundamental para boa formação de mudas, testou-se em casa de vegetação do Laboratório de Biotecnologia Vegetal da UFRN, no período de maio a junho de 2008, a influência de quatro diferentes substratos sobre a produção plantas de Pau-Brasil. O objetivo aqui foi viabilizar a produção de mudas da espécie e a partir das mesmas estabelecer um matrizeiro como fonte de explante para garantir a continuidade do processo de micropropagação, contribuindo assim com a preservação da espécieDissertação Conservação dos invertebrados em área de proteção ambiental litorânea no nordeste do Brasil: contribuições da educação ambiental para a sustentabilidade(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-02-06) Silva, Leonardo Oliveira da; Almeida, Elineí Araújo de; ; http://lattes.cnpq.br/3865714707038562; ; Lopes Júnior, Edmilson; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703249P4; Saito, Carlos Hiroo; ; http://lattes.cnpq.br/3072326161076486A sociedade atual encontra-se em um verdadeiro colapso de cunho ambiental. As populações vão se perdendo devido a um sonho de desenvolvimento sem pensar nas consequências que esse dito desenvolvimento pode trazer para as populações humanas. Para tanto, se faz necessário que estratégias sejam desenvolvidas com o propósito de proteger a fauna e a flora que fica em risco com a pressão que sofre para a concretização deste desenvolvimento. Desta forma temas importantes envolvendo a necessidade de se conservar a natureza e a criação de Unidades de Conservação como destas estratégias estão cada vez mais sendo desenvolvidas em pesquisas, sejam na área biológica e/ou social. Nesse sentido, objetivou-se com esta pesquisa através da percepção ambiental atores sociais para a formação de elementos significativos para o entendimento da relação homem-natureza, e a partir daí prover ações voltadas para a sensibilização. Bem como, a mudança de atitudes frente às questões ambientais, para desta forma, prover reflexões baseadas na Educação Ambiental com o intuito de prover a produção do conhecimento ambiental como instrumento que proporciona mudança de valores. Esta pesquisa teve como área de estudo a Área de Proteção Ambiental Jenipabu APA Jenipabu, localizada no nordeste do Brasil. Onde, a partir da percepção ambiental, dos alunos de escolas no interior e no entorno desta Unidade de Conservação da Natureza foram feitos apontamentos quanto ao valor e significado dado pelos discentes, e como esta, o sentimento de pertencimento destes grupos. Esta dissertação esta composta por dois capítulos, o primeiro tem como título Percepção ambiental e sentimento de pertencimento em área de proteção ambiental litorânea no RN Brasil, em que faz um diagnóstico de como estes grupos entende e percebe a Unidade de Conservação da Natureza. O segundo, que tem como título Construção do conhecimento ambiental e conservação de invertebrados em Área de Proteção Ambiental litorânea no nordeste do Brasil, desenvolvido especificamente na escola do interior da APA Jenipabu, com o intuito de promover o sentimento de pertencimento desses alunos para que se tornem agentes multiplicadores, como forma de perceber a importância e necessidade de se ter esta Unidade de Conservação da Natureza. Vislumbrando o grau de importância da Educação Ambiental como instrumento de sensibilização para a conservação, seja dos invertebrados e de toda a fauna e flora existente, seja em uma Unidade de Conservação da Natureza ou nãoDissertação Educomunicação: uma estratégia para promover o ambiente em uma área de proteção ambiental costeira(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-02-15) Souza, Jucicleide Gomes da Silva; Almeida, Elineí Araújo de; ; http://lattes.cnpq.br/3865714707038562; ; http://lattes.cnpq.br/0990705950405601; Abílio, Francisco José Pegado; ; http://lattes.cnpq.br/3509554568530853; Lichston, Juliana Espada; ; http://lattes.cnpq.br/0727435909982933A presente pesquisa objetivou avaliar as potencialidades da Educomunicação em duas escolas públicas relacionadas à Área de Proteção Ambiental Jenipabu (APAJ) situada no Estado do Rio Grande do Norte/Brasil, com base nas percepções acerca de práticas educomunicativas sobre o meio ambiente, bem como realizar uma ação educomunicativa na escola inserida na APAJ. Na primeira fase da pesquisa foram elaborados três questionários distintos de modo a identificar as ações, experiências e vivências de três conjuntos de públicos: professores, alunos e pais de ambas as escolas. Na segunda fase, foram realizadas atividades envolvendo ações educomunicativas como aula passeio, desenho de mapas ambientais e construção de um jornal mural na escola da APAJ. Optou-se pela pesquisa participante, realizando a observação em uma visita prévia para conhecimento das escolas, onde foram feitos os primeiros contatos com a equipe gestora, professores e alunos, e em seguida a aplicação dos questionários semiestruturados aos professores, alunos e pais dos 4º e 5º anos do ensino fundamental do turno vespertino. Os resultados comprovaram o distanciamento desses atores quanto ao conhecimento, participação e envolvimento com a APAJ, provocado pela ausência de ações e de práticas pedagógicas que envolvam ações educomunicativas para a interação alunos com o meio, tendo como ponto de partida o espaço onde vivem.Dissertação Estudo das percepções ambientais e de ações educativas promotoras da biodiversidade em unidade de conservação no Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-02-15) Nascimento, Maria Vitória élida do; Almeida, Elineí Araújo de; ; http://lattes.cnpq.br/3865714707038562; ; http://lattes.cnpq.br/8673347546146530; Lichston, Juliana Espada; ; http://lattes.cnpq.br/0727435909982933; Abílio, Francisco José Pegado; ; http://lattes.cnpq.br/3509554568530853Temas importantes envolvendo o despertar para a necessidade de conservação da biodiversidade e da importância de se criar Unidades de Conservação, como estratégia em busca da defesa do meio ambiente, estão cada vez mais sendo desenvolvidos em campos investigativos biológicos e sociais. Nesse sentido, objetivou-se nessa pesquisa, enfatizar o uso da percepção ambiental dos agentes sociais sendo elementos significativos para o entendimento da relação homem/natureza, e desenvolver ações educacionais voltadas para sensibilização e mudança de atitudes frente às questões ambientais para assim, promover reflexões sobre a Educação Ambiental (EA) crítica e transformadora como um rico instrumento de conservação da diversidade biológica. Esta pesquisa abrange como local de estudo, escolas situadas na Área de Proteção Ambiental Jenipabu (APAJ), Rio Grande do Norte. Na Metodologia Geral, destacam-se a utilização de questionários e mapas mentais como geradores dos conteúdos empíricos da pesquisa, e efetivação da análise de conteúdo para o tratamento dos dados coletados. Esta dissertação conta com dois capítulos em formato de artigos científicos, onde o primeiro intitula-se: Estudo das percepções e avaliação de interações educativas voltadas ao meio ambiente em escolas de uma Unidade de Conservação do Rio Grande do Norte Brasil , obtendo, assim, um diagnóstico primordial para análise acerca das visões que alunos e professores de duas escolas situadas na APAJ têm sobre o meio ambiente. O segundo artigo, cujo título é: Efetivação e análise de ações educativas promotoras da biodiversidade em uma Área de Proteção Ambiental costeira do Nordeste Brasil traz uma análise sobre a utilização de ações educativas sobre a biodiversidade como forma de sensibilização para a necessidade de conservação ambiental. Infere-se da pesquisa que há carência na formação em EA por parte dos professores, como também há necessidade de um envolvimento maior dos alunos com a Unidade de Conservação Porém, a partir da análise das ações educativas realizadas, observamos que a efetivação de tais ações atua promovendo sensibilização e transformação nos sujeitos envolvidos. Sendo assim, a Educação Ambiental precisa levar em consideração as diversas percepções encontradas em cada indivíduo, e que não pode ser pautada apenas na transmissão de conhecimentos, para que assim, alcancemos um verdadeiro modelo de conservação.Dissertação Percepção e ações educativas em ambientes escolares: enfoques aos documentos legais determinantes em área de proteção ambiental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-02-21) Oliveira, José Emerson Fernandes de; Almeida, Elineí Araújo de; ; http://lattes.cnpq.br/3865714707038562; ; http://lattes.cnpq.br/7268044764977049; Costa, Ivaneide Alves Soares da; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703426P0; Silva, Valdenildo Pedro da; ; http://lattes.cnpq.br/7841947038984958O homem, por vislumbrar a necessidade de crescer economicamente, trata a natureza como uma fonte inesgotável de matéria prima, afeta a biodiversidade e, destrói a perspectiva de qualidade de vida das gerações futuras. Como forma de compensar a biodiversidade perdida, foram criadas as Unidades de Conservação (UC). Porém, com a criação de UC´s, sem a inserção de um valor de conhecimento ambiental agregado, principalmente no que diz respeito às questões legais para o uso sustentável do meio, surgiram os primeiros conflitos sociais. Em função desse aspeto, objetivou-se na pesquisa diagnosticar percepções e avaliar os reflexos promovidos por meio de ações educacionais sensibilizadoras, no que tange ao entendimento das leis que regem a implementação de Área de Proteção Ambiental (APA). De forma mais específica, intencionou-se: (i) verificar percepções de professores acerca dos documentos legais que regem a educação nacional conectados à conservação da natureza em APA´s; (ii) averiguar, junto aos pais dos alunos, o interesse sobre aspectos legais referentes à conservação da ambiental; (iii) analisar alternativas de implementação de ações educativas interdisciplinares em espaços formais de ensino em cooperação com professores e alunos sobre os inscritos oficiais de uma UC de uso sustentável. A pesquisa, envolvendo a diagnose referente à percepção ambiental, foi realizada em duas escolas situadas no interior da APA Jenipabu, Rio Grande do Norte, Brasil: Escola Municipal Sérgio de Oliveira Aguiar e a Escola Municipal Vereador Ricardo Afonso de Lima (EMVRAL). Já a aplicação e análise de ação educativa foi efetivada na EMVRAL. Destaca-se na metodologia, a utilização de questionário para coleta de dados, e avaliação segundo a análise de conteúdo, no que se refere ao uso das categorias emergentes. Incluem-se também no processo, elementos da Investigação-Ação, na produção de conteúdos informativos para análise. As informações, pertinentes à dissertação, foram estruturadas em dois capítulos formatados no gênero textual de um artigo científico. O primeiro com o título: Diagnose acerca de documentos legais em unidades escolares: um ponto de partida para aproximação entre comunidade e gestores de Área de Proteção Ambiental . Os dados diagnósticos acerca da percepção das comunidades escolares envolvidas na pesquisa explicitaram como se encontra o entendimento sobre documentos determinantes em Área de Proteção Ambiental. Neste aspecto, verificou-se uma carência de ações educativas na Escola Municipal Vereador Ricardo Afonso de Lima. O segundo artigo intitulado: A eficácia de ações ambientais em instituição escolar: análise sobre propostas educativas realizadas em Unidade de Conservação de uso sustentável . O enfoque principal encontra-se centrado na importância de se obter dados sobre ações ambientais, envolvendo questões jurídicas, relevantes para uma comunidade escolar da APAJ. No percurso da ação foram inseridas atividades lúdicas voltadas para o estudo de documentos determinantes de UC´s. Foi constatado que houve um aprendizado efetivo dos alunos e, um incremento nas atividades pedagógicas dos docentes. Não obstante, observa-se que, há necessidade de mais ações educativas duradouras voltadas para aprendizagem e sensibilização comunitária em prol de um ambiente ecologicamente equilibrado